Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

02/02/2020 - RESUMÃO DAS MISSÕES NO BAIRRO ARI LUNARDI

Durante os dois dias de Missão na Comunidade do Bairro Ari Lunardi, os jovens missionários viveram diferentes momentos! Na quinta feira (30/01) à noite os jovens foram recepcionados pelas famílias acolhedoras na Igreja da comunidade. No local teve também um momento de confraternização com as famílias e a comunidade.

Já na sexta-feira (31/01), dando início as atividades, ouviram o contexto histórico da Comunidade São Cristóvão. Em seguida, os jovens foram acolhidos no “SER Aurora”, para uma palestra. A empresa apresentou os atuais projetos de cuidado com as relações e com a Casa Comum. Os jovens também ganharam uma muda de árvore frutífera para plantarem com suas famílias acolhedoras. Durante a tarde de sexta-feira, estiveram realizando trabalhos voluntários em três locais: na APAE de Xaxim, no CEIM Maria Lunedo Batistela e na comunidade, onde também criaram o cantinho de São Francisco de Assis. À noite os jovens puderam aproveitar suas famílias acolhedoras.

Durante o sábado (01/02), pela manhã, realizaram visitas às famílias da comunidade. Acompanhados dos missionários das Santas Missões Populares (2017-2019), puderam conhecer melhor os moradores, visitar doentes, necessitados e fundadores da comunidade. Já à tarde, com base na Encíclica Laudato Si’, e do tema e lema das Missões, os jovens fizeram uma caminhada com o objetivo de refletir o que se está fazendo com a nossa Casa Comum. Puderam passar por plantações, construções, moradias, e mata virgem, onde refletiram sobre qual é o compromisso que podemos assumir para com a nossa mãe natureza. Também, conheceram de perto animais como vacas, ovelhas, porcos, galinhas e até tiraram leite com as próprias mãos. À noite, tivemos a celebração realizada pelo querido Frei Diego Melo, com a bênção das velas e da garganta, o plantio da árvore símbolo das Missões e a bênção da gruta de São Francisco. Uma bela celebração com depoimentos marcantes que ficaram para a história. E por fim, a comunidade se reuniu para uma confraternização de encerramento com o famoso baile.