Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

23/01/2020 - CONHEÇA XAXIM, O CORAÇÃO VERDE DO OESTE!

Conhecida como Coração Verde do Oeste, Xaxim preza pela preservação ambiental e a sadia qualidade de vida. Ruas arborizadas, praças e áreas verdes dão o sustento ao verde da esperança alicerçado na consciência de preservação propagada entre munícipes. Seu povo, com cerca de 30 mil habitantes, é hospitaleiro, alegre e entusiasta. O município possui uma área de 294,715 km².

Quem chega na cidade surpreende-se com a majestosa Matriz São Luiz Gonzaga. O seu Padroeiro é festejado em junho, mas quem anda roubando a festa é um frade franciscano que nem chegou à glória dos céus segundo os cânones do Vaticano, mas que já ganhou os corações dos xaxienses e catarinenses: Frei Bruno Linden. Tanto que hoje a maior festa da Paróquia é de Frei Bruno, que neste ano será celebrada no dia 15 de fevereiro. Duas imagens de Frei Bruno – uma praça e outra na lateral externa da igreja – são procuradas pelos fiéis para suas devoções. Neste ano, o povo fará uma grande festa para seu novo Padroeiro durante a 30º Romaria Frei Bruno, que acontece em Joaçaba, no segundo domingo da Quaresma.

Em 1941, Frei Plácido lançou a ideia de construir uma igreja maior, de alvenaria. A planta foi feita pelo sr. Ticiano Betanin, de Guaporé (RS) e, no ano de 1947, com o lançamento da pedra fundamental se concretiza mais um ideal comunitário. Frei Bruno era o vigário da época, mas foi Frei Mário Kneipp quem coordenou a construção, realizada graças às doações e mutirões que os paroquianos fizeram. No dia 6 de janeiro de 1951, a igreja foi inaugurada, com a presença do bispo e crisma.

Outro orgulho da cidade é a Sociedade Ecológica e do Meio Ambiente de Xaxim, Semax, organização não-governamental ambientalista e sem fins lucrativos fundada em maio de 1988 e que tem como objetivo a defesa do meio ambiente, promovendo atividades de preservação e recuperação dos recursos naturais. Criada e administrada por moradores do município, a Semax tem se destacado como uma das entidades ecológicas mais atuantes do Estado, integrando a rede de ONGs do Mercosul.

Outro destaque da natureza são as cinco grutas naturais em meio a mata nativa na propriedade da família Pavan.

A Paróquia São Luiz Gonzaga abrange quatro municípios: Xaxim, Lageado Grande, Marema e Entre Rios. A Fraternidade Franciscana composta por quatro frades – Frei Vanderlei da Silva Neves, guardião; Frei Gilson Kammer, pároco; Frei Evaldo Ludwig, que será ordenado presbítero dia 16 de fevereiro; e Frei Jacir Antonio Zolet, vigário paroquial – atende a 64 comunidades. Outra marca deixada pelos franciscanos na evangelização é o Coral Arautos do Grande Rei, que foi criado por Frei Afonso Vogel.

O NOME

Ao longo do tempo, muitos nomes precederam “Xaxim”. “Chachi”, por ter sido ocupada demograficamente pelos Kaigangs que viviam do extrativismo vegetal; Bandas dos Xaxim, Passo do Xaxim, Pouso do Xaxim, devido à ocupação pelos caboclos que viviam do tropeirismo, extrativismo, agricultura e pecuária de subsistência. A origem do nome tem muitas hipóteses. Uns dizem que, no município existia grande quantidade de árvores “xaxim” e os tropeiros chamavam de “bandas de xaxim”. Outros dizem que a palavra Xaxim tem origem da língua tupi-guarani. Perto do local do pouso dos tropeiros havia uma pequena queda d’água. Xá = pequena, Xim = queda d’água. Juntando, ficou Xaxim. Há também uma versão de que um velho kaigang, ao passar por aqui, se deparou com o término do sal que possuía. Assim, ele disse em sua língua aos índios que o acompanhavam, “xá xi”, que significa pouco, pequeno, originando assim, o nome Xaxim. Outra versão é a que conta sobre o negro africano chamado Josezinho Xaxim. Este lugar, em sua homenagem, teria ganhado o nome Xaxim.