01/02/2020 - TRILHA ECOLÓGICA E HISTÓRIAS DE VIDA
Na comunidade Treze de Maio, os missionários tiveram neste dia a oportunidade de realizar um trilha ecológica, com nível de dificuldade alta, e extensão de aproximadamente 4 km. Dentro do tema desta edição da MFJ, essa atividade proporcionou a contemplação da criação de Deus manifestada nas matas, sangas, rios, cachoeiras e no relevo acidentado da região. Durante todo o percurso, os missionários eram motivados a realizar pequenas reflexões acerca dos caminhos da juventude, seguidos de momentos de mística e de louvor.
Já próximo do meio dia, todos foram decepcionados em uma sede campal, às margens do rio Chapecozinho, onde foi servido um delicioso almoço. No período da tarde os missionários participaram de dinâmicas organizadas pela comunidade e todos partilharam de suas experiência com grande alegria e entusiasmo.
Ao chegarmos na casa da família, fomos recebidos por uma jovem senhora, mãe de uma garotinha de no máximo 7 aninhos. Em seguida chegou a Nona, uma senhora dona de um olhar um tanto triste pelo fato de, hà alguns anos seu filho ter entrado no alcoolismo. Antes das orações, elas se sentiram à vontade e nos contaram o triste drama que estão vivendo… elas nos relataram os dias de angústia que vivem por conta desse vício que está assolando a vida de toda a família e que quando ele se embriaga passa dias fora de casa e que, da última vez, em meados de janeiro, ele ficou 3 dias perdido na mata e foi encontrado à beira do riacho da comunidade completamente desorientado. A mãe nos disse que fica brava e briga com ele quando ele retorna à casa embriagado e que no dia da nossa visita ela o proibiu de sair e lhe impôs que ficasse nos esperando, mas o que mais nos comoveu em meio a toda história foi o depoimento da pequena sobrinha que com toda singeleza nos disse: “Eu falo para a nona, que quando o tio chega em casa bêbado, não é pra ela brigar nem ficar brava com ele e que ela precisa ter paciência com ele porque quando ele chega desse jeito em casa, ele precisa de amor e de carinho”.
Em seguida a pequena nos mostrou a sua cesta te de brinquedos e a estante do seu quarto. Eram simplesmente cheias de imagens de Santinhos pequenos e Santinhos grandões, como ela mesma disse.
Segue fotos 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻