Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Francisco, um homem feito oração

francisco_03

Francisco vive e se move em Deus. Isto quer dizer que vive da oração.

A oração pertencia tão plenamente à natureza do santo que se poderia dizer: a oração era sua essência. Celano se atreve a dizer: “Quando Francisco orava, todo o seu ser era oração” (2Celano 95).

Sua oração era muito mais louvor do que pedido, tanto assim que Celano pôde resumir todo o processo de sua conversão em forma de oração: “Deus colocou na boca do pródigo Francisco o freio do louvor” (1Celano,2).

Este clamor de adoração a Deus foi a sua salvação. Também ele cai, como mais tarde Lutero, em angústias e terror. Seu “refúgio” se torna então a oração que o faz triunfar sobre os assaltos do inimigo: ele se ajoelhava em adoração. Ao final da Regra não-bulada encontra-se uma oração. A ideia central está na quarta frase: “Todos nós somos pobres pecadores”. E assim mesmo, a forma de oração de Francisco é sobretudo de ação de graças, seja diretamente ou por intermédio de Maria ou dos santos. Nesta atitude, amplamente aberta, para acima e para fora, se rompe a estreiteza do individual e se supera o perigo de uma concentração subjetivista: louvor, ação de graças e adoração no amor.

A isso corresponde a forma fundamental de sua oração: não era o desenrolar de uma série ordenada e lógica de pensamentos. Era antes feita de breves invocações, de balbuciante louvor ao Altíssimo num crescendo de superlativos justapostos: louvor, admiração, glorificação…

Encontramos esta forma precisamente nas passagens que jorram mais espontaneamente na alma do santo: no Cântico do Irmão Sol, no Te Deum para Frei Leão, ou nos Louvores ou Sanctus que Francisco cantou com Frei Leão. Aí se encontra esta oração típica: “Onipotente, Santíssimo, Altíssimo e Sumo Deus. Tu és o Sumo Bem, todo o Bem. Bem universal. Tu és o único Bem! A ti todo o louvor e toda glória, toda ação de graças, toda honra, toda bênção, todo bem. Sim, tudo! Amém”.

Francisco de Assis, O santo incomparável, Vozes/CEFEPAL, p. 45-46

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download coolpad firmware
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado