Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Virtudes Franciscanas

Cultura

“Para Francisco, não há, de um lado, a beleza do mundo, o Sol, a luz e, de outro, os humilhados, os relegados à sombra, os que sofrem. Há um encontro dos dois. Há um AMOR PELA VIDA que engloba todos os seres e traz aos mais deserdados a alegria da luz.

Há uma reconciliação entre o mundo dos pobres e a beleza do mundo. Mas como? Qual é o segredo?”
(“O Sol Nasce em Assis”, Eloi Leclerc)

A raiz da palavra cultura está nas raízes da língua semítica “Kelt” = ato de revolver a terra com o instrumento do trabalho.

CULTIVAR. TRANSFORMAR. REVOLVER. FECUNDAR.

Conhecer. Plantar. Colher. Recolher

“Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar do trigo o milagre do pão
E se fartar de pãoDecepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
E se lambuzar de melAfagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra
Propícia estação
E fecundar o chão
(Chico Buarque, Milton e Gil)

Você que veio de longe ou de perto para o terreno fértil da Universidade São Francisco: O que você sabe da sua vida e dos outros quanto a: Origem, costume, região, família, raça, tradição, comportamento?

Conhecer não é só olhar o físico (ou somente certas partes do físico), saber o nome ou que curso faz… O que você sabe o DIFERENTE que está na pessoa do outro (a):

• linguagem, sotaque, maneira de comunicar-se por gestos, palavras, movimentos e expressões;

• modo de vestir, alimentar-se

• jeito de relacionar-se, exercer profissão, fazer política e economia;

• normas e leis;

• jeito de ver as coisas, de crer, de confiar, de orar, de cantar, fazer arte, tocar instrumento;

• jeito de viver emoções, alegrias, tristezas, esperança e conquistas.

CULTURA É A IDENTIDADE DE UM POVO!

Você tem prestado atenção e cultivado a riqueza de conviver com a diversidade de sua convivência humana na São Francisco?
REVELE QUEM É! Sua vida é uma história para contar!

“Mas renova-se a esperança
Nova aurora cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor e fruto
Coração de estudante
Há que se
Cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, plantas e sentimento,
Folhas, coração, juventude
E fé!”

(“Coração de Estudante”,Milton Nascimento e Wagner Tiso)

CULTURA é tudo que um grupo humano desenvolve para viver, sobreviver, conviver, relacionar, interpretar e dar sentido à vida.

CULTURA é a descoberta, conquista, conhecimento, benefício, direito de todos, partilha de experiências.

“Eu não quero a sua cultura. Algum entre vocês não tem dinheiro e mata os outros para ter um pouco. Outros bebem álcool e bêbados destroem a si mesmos e os outros. Eu tenho medo mesmo! Nós, os Kayapós, pelo menos temos consideração e compreensão para com os outros. Somos todos irmãos e tios uns dos outros. É por isso que temos respeito, que protegemos uns aos outros. Vocês, brancos, não se preocupam com os de menos sorte. Vocês mentem uns para os outros. Eu descobri!”
(Raoni, cacique Kayapó)

O cacique quer chamar atenção para que as pessoas não são iguais. É preciso compreender que cada pessoa tem um passado, um presente histórico, um projeto de vida na busca de sua realização…

Pensar somente em si não é cultura… Por causa do egoísmo tem muita gente oprimida, discriminada, desprezada por causa da cor de pele, da origem, do lugar em que mora, porque é bolsista, porque não sabe se vestir…

CULTURA é conhecer e respeitar os valores das pessoas. Cultura não é só estudo. Os valores que cada pessoa cultiva é que demonstram a sua sabedoria.

Vamos ouvir Jô, 5-10

“Chegou, então, a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava a fonte de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte. Era quase meio-dia.

Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe pediu: “Dê-me de beber”. A samaritana perguntou: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?” (De fato, os judeus não se dão bem com os samaritanos). Jesus respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva”.

REFLITA

Quando os irmãos andarem pelo mundo, nada levem consigo para a viagem, nem bolsa, nem alforje, nem pão, nem dinheiro, nem bastão. Ao entrarem numa casa, digam primeiro: “A paz esteja nesta casa. E ficando nesta casa, comam e bebam do que aquela tiver”
(São Francisco, Regra não Bulada, 14,1)

Quando você vai a uma casa de amigos, a uma república, a uma visita… acolha o hábito de seus moradores e tudo o que eles possam oferecer.Um relacionamento fraterno entre pessoas, sem opressão, sem exploração, é condição indispensável para uma troca e enriquecimento entre diferentes culturas.”É dando que se recebe!”Ganância não cria cultura, cria posse e fechamento.

Mídia, informática, internet são meios para integrar diminuindo distância, agilizando conhecimento, favorecendo laços de amizade. Mas use sempre para melhorar a sua vida e seu discernimento!

Como você cultiva um relacionamento homem e mulher? São os mais próximos entre os seres criados. Têm muitas diferenças e riquezas entre si. Não pode ser apenas um encontro de macho e fêmea, mas sim o cultivo da complementação do humano.

A verdadeira relação se dá onde não existe dominador e dominado, nem vencido e vencedor, nem atrasado e adiantado, nem santo e pecador, nem dependente e auto-suficiente, mas cada um (a) pode ser do jeito que Deus planejou e a colocou no mundo!

“Fazei-me um instrumento de VOSSA PAZ!”

“O Brasil é um país oprimido, com ânsia de libertação e profundamente religioso! Percebemos hoje uma enorme criatividade do povo brasileiro, não encontrando condutos para sua expressão, nem cultural, nem política, privilegia o conduto espiritual, que é o espaço mais livre, que é onde pode mais criar, encontrar-se, discutir sua vida e projetar a sua utopia. São desafios que se lançam a nós para sermos protagonistas de um novo humanismo, de um novo tipo de sociedade mais fraterna, aberta à transcedência, de um ecumenismo ideológico, muito mais aberto aos sistemas que não sejam totalitários, e com uma grande componência religiosa da nossa herança istórica.”
(Leonardo Boff)

Do folheto impresso pela Pró-Reitoria Comunitária da Universidade São Francisco
Criação:
Frei Vitório Mazzuco F°, ofm


Imagem ilustrativa Catholic Pictures (https://www.cathopic.com)

Cortesia

“Mansidão, gentileza, paciência, afabilidade mais que humana, liberalidade que ultrapassa seus recursos eram sinais de sua natureza privilegiada que enunciavam já uma efusão mais abundante ainda da graça divina nele”.
(Legenda Maior1,1)

“E onde quer que os irmãos estiverem e se encontrarem, tratem uns aos outros como membros de uma só família. Se uma mãe ama e nutre seu filho carnal, quanto maior diligência não deve cada um amor e nutrir seu irmão espiritual”
(São Francisco, Rb 6,7)

Falemos da CORTESIA

Quem viveu a realidade e a fantasia das legendas cavalheirescas, conhece o reino da cortesia. É muito difícil dar uma definição exata, pois é todo um vasto mundo de significados…

Mas o que é CORTESIA?
Não é etiqueta | Não são normas de civilidade | Não é um manual de boas maneiras

CORTESIA

• É a maneira como o outro (a) deve ser amado (a) de um modo verdadeiro.
• É um relacionamento de respeito, retidão e sinceridade.
• É acolher o outro e a outra na sua grandeza.
• É colocar a pessoa num acolhimento de bondade, num clima de bondade para que se torne uma pessoa boa.
• É deixar transparecer uma serenidade existencial.
• É um tratamento seguro e amável que eleva a pessoa.
• É o cuidado com as palavras. Uma palavra dita de um modo sereno e humano motiva e recupera o humano.
• A cortesia é uma virtude tipicamente franciscana!

Para compreender como as atitudes do jovem Francisco de Assis causavam um grande impacto é necessário não esquecer o seu tempo cheio de ódios, lutas e cobiça. Mesmo ali mandava a lei do mais poderoso e competitivo. Alguma diferença com os dias de hoje?

Neste contexto Francisco apresenta uma proposta nova de relacionamento mais prático. Em muitos casos a cortesia dos nobres permanecia apenas nas canções; a de Francisco era prática, imediata, desinteressada.

Francisco tinha sonhado repetir as empresas de Carlos Magno, do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Depois da sua conversão não renega aqueles que foram seus ideais de juventude, e com a sensibilidade poética que foi um de seus dons, soube colher os aspectos mais nobres da cavalaria, para fixar-lhes uma nova ordem, em que o perdão substitui a vingança, o amor substitui o ódio, o espírito de dedicação, o orgulho, a sede de paz e de justiça, os saques e acúmulos, a humildade, a pressão do comando.

“Sua boca falava da abundância do coração, e a fonte de amor iluminado que enchia todo o seu interior extravasava”
(2 Cel, 84)

PAZ E BEM!

CORTESIA é hoje uma expressão de espírito necessária diante do momento conturbado que vivemos, criando tranqüilidade para se tomar qualquer decisão que a vida propuser. Ela reluz através de gestos de fraternidade, mansidão, gentileza, paciência, afabilidade e serenidade.

REFLITA

• Ser cortês é um modo de comportar-se diante do ser humano; às vezes é a forma de enfrentar o lado sombrio do ser humano, sabendo tratar o outro nas suas diferenças.
• Você desconcerta-se diante do pobre, marginal, feio, sujo, aleijado?
• Você é feliz por ser pessoa humana, jovem, capaz de vibrar sempre, com o mesmo ânimo,
nos momentos de dor e alegria ?
• Você é sensível a tudo e a todos, isto é, você está de olho nas situações grandes e pequenas da vida?
• Você é feliz? Alegre? Manifeste sua alegria para esta sociedade tantas vezes fechada,
tensa, medrosa e consumista.

Um texto de São Francisco

Das virtudes que afugentam os vícios
Onde há caridade e sabedoria, não há medo nem ignorância
Onde há paciência e humildade, não há ira nem perturbação
Onde a pobreza se une à alegria, Não há cobiça nem avareza
Onde há paz e meditação, não há nervosismo nem dissipação
Onde o temor de Deus está guardando a casa,
O inimigo não encontra porta para entrar.
Onde há misericórdia e prudência, Não há dureza de coração.
(Admoestações 27)

Do folheto impresso pela Pró-Reitoria Comunitária da Universidade São Francisco
Criação:
Frei Vitório Mazzuco F°, ofm

Paz

Será que estamos cansados de falar de ECOLOGIA e MEIO AMBIENTE? Temos simpatia pelos militantes dos PARTIDOS VERDES? Os ecochatos? O Greenpeace? Os caçadores de pesticidas? Os que protestam contra TRANSGÊNICOS? Os que gritam contra a desertificação da floresta brasileira?

Esta história de buraco de ozônio na atmosfera é verdade? As chuvas ácidas que desnudam as árvores e seus pulmões, que são as folhas? Existem realmente armas químicas? Somos envenenados pelo monóxido de carbono dos escapamentos?

O discurso ecológico diz a realidade, mas ainda diz pouco!

ECOLOGIA NÃO É SÓ GRITAR COM O QUE ESTAMOS PERDENDO, MAS SAIR DE UMA RELAÇÃO EGOÍSTICA COM A NATUREZA PARA UM AMOR TERNO, FRATERNO, SENSÍVEL PARA DENTRO DA CRIAÇÃO!

Um jeito de viver
Um jeito de relacionar-se

“Francisco, não vês que a minha casa está em ruínas? Vai, pois, e restaura-a para mim”

(Legenda dos Três Companheiros, 5)

Preocupar-se com o meio ambiente é perceber o CAOS no cosmo: Morte de rios e mares, desaparecimento de espécies de animais, poluição a criar um teto invisível sobre o planeta, radiação atômica, desequilíbrio, desarmonia, escassez de água, brusca mudança climática, queimadas, violência contra a vida.

Leia uma página bíblica como modelo de comportamento humano ao encontro do potencial interno da criação:

O Senhor criou-me como primícia de sua ação, antes de suas obras mais remotas.
Desde tempos imemoráveis fui constituída, desde as origens, desde os primórdios da terra.
Nasci quando não existiam os mananciais, quando não havia fontes de abundantes águas.
Antes que fossem estabelecidos os montes, antes das colinas fui dada à luz.
Ele ainda não fizera a terra e os campos, nem os primeiros torrões do orbe.
Quando colocava os céus, ali estava eu.

Quando traçava horizonte sobre o Oceano, quando firmava as nuvens lá no alto e reprimia as fontes do Oceano, quando fixava ao mar seus limites prescrições que as águas jamais ultrapassam, e lançava os fundamentos da terra, eu estava ao seu lado como mestre-de-obras; entusiasmando-me, dia após dia, divertindo-me todo o tempo em sua presença, divertindo-me em seu orbe terrestre, entusiasmando-me pelos filhos dos homens.

E agora, meus filhos, escutai-me: ditosos os que guardam meus caminhos! Escutai a correção e sede sábios, não a desprezeis.

Ditoso o homem que me escuta, velando junto a meu portal cada dia, guardando os umbrais de minha porta!

Pois quem me encontra, encontra a vida e obtém o favor do Senhor; mas quem me perde, prejudica-me a si mesmo, todos os que me odeiam amam a morte.

Provérbios 8,22-36

Leia uma página das Fontes Franciscanas:

Nas coisas belas (Francisco) reconhecia aquele que é o mais belo, e que todas as coisas boas chamavam: “Quem nos fez é ótimo”. Seguia sempre o amado pelos vestígios que deixou nas coisas e que fazia de tudo uma escada para chegar ao seu trono… Poupava os candeeiros, lâmpadas e velas, porque não queria apagar com a sua mão o fulgor que era um sinal da luz eterna. Andava com respeito em cima das pedras, pensando naquele que foi chamado de Pedra… Aos irmãos que cortavam lenha proibida arrancar a árvore inteira, para que tivesse esperança de brotar uma vez. Mandou que o hortelão deixasse sem cavar o terreno ao redor da horta, para que a seu tempo o verde das ervas e a beleza das flores pudessem apregoar o formoso Pai de todas as coisas… Recolhia do caminho os vermezinhos, para que não fossem pisados, e mandava mel e o melhor vinho às abelhas, para não morrerem de fome no frio do inverno. Chamava de irmãos todos os animais, embora tivesse preferência pelos mais mansos.

(II Vida Tomás de Celano 124, 165)

A união de duas palavras: CASA (óikos) e FALA DISCURSO (“logos” mostra o significado = A FALA SOBRE A CASA ou DISCURSO SOBRE A HABITAÇÃO. O que você faria se alguém na sua casa destituísse tudo o que você fez, conquistou e arranjou?

Como você vive a inter-relação com todos os seres? Você depende deles para sobreviver e todos dependem do Divino para existir.

“Tudo o que move é Sagrado
E renove as montanhas com
Todo cuidado, meu amor”
(“Amor de Índio”, Beto Guedes e Ronaldo Bastos)

Você vive distraído quanto à quantidade de venenos agrotóxicos, lixo (do plástico ao atômico), detritos industriais, detergentes, material de limpeza que você mesmo e os outros jogam na terra, na água, causando danos… Onde você joga as garrafas de PVC, suas pilhas, a bateria do celular? Latinha na estrada?
Seu cigarro polui o ar… Você se droga? Não percebeu que está destruindo a sua própria natureza?
O seu futuro e o futuro das gerações dependem dos seus atos de hoje.

VOCÊ PRECISA APRENDER UM NOVO JEITO DE PENSAR E VIVER EM HARMONIA COM TODAS AS CRIATURAS.

Cuidar da harmonia externa e resgatar a harmonia intertna. ÉTICA ECOLÓGICA: Ter consciência da importância de todos os seres vivos. Francisco de Assis, o maior revolucionário espiritual da história ocidental substitui a idéia de que o humano não domina a natureza mas a serve e é servido por ela.

“Todo universo de Francisco está cercado de infinita ternura e de terníssimo afeto de devoção a todas as coisas. Sente-se arrastado por elas com singular e estranho amor”

(S. Boaventura)

Você pode também ser um revolucionário quando:

• cultiva reverência à vida
• cuida do lixo que produz
• dirige com prudência
• é delicado (a) amoroso (a) e pacífico (a) nas palavras, gestos e atitudes
• qualifica a vida
• economiza água e energia elétrica
• cuida da sua saúde e da dos outros

Nas coisas mínimas você é o máximo!

Você já ouviu ou cantou esta pérola da MPB:

“Anda, quero te dizer nenhum segredo,
falo deste chão da nossa casa.
Vem que ta na hora de arrumar.
Tempo, quero viver mais duzentos anos,
Quero não ferir meus semelhante
Nem por isso quero me ferir.
Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão,
Para construir a Vida Nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é todo pode ver.
A paz na Terra amor,
o pé na Terra
A Paz na Terra amor,
O sal da Terá,
És o mais bonito dos planetas,
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave, nossa Irmã.
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos,
Tu que és do homem a maça.
Vamos precisar de todo mundo,
Um mais um é sempre mais que dois,
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão.
É criar o Paraíso agora
Para merecer quem vem depois.
Deixa nascer o Amor
Deixa fluir o Amor
Deixa crescer o Amor
Deixa viver o Amor
O sal da Terra…

(“O sal da Terra”, Beto Guedes e Ronaldo Bastos)

PAZ COM TODO SER CRIADO
É nosso grito ecológico! Não apenas uma ATENÇÃO EMOTIVA, porém um NOVO RELACIONAMENTO cheio de valores humanos e significativos.

PAZ COM TODO SER CRIADO é buscar o significado das coisas, da natureza e do ser humano! E o significado não está no modo como você usa os seres, contudo está no modo como você convive com eles.

Cântico do Sol
Altíssimo, onipotente, bom Senhor, / Teus são o louvor, a glória, a honra / E toda a bênção.
Só a Ti, Altíssimo, são devidos; / E homem algum é digno / De te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor, / Com todas as tuas criaturas, / Especialmente o Senhor Irmão Sol, / Que clareia o dia / E com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante / Com grande esplendor / De Ti, Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor, / Pela irmã Lua e as Estrelas, / Que no céu formaste claras / E preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, / Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo
Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite
E ele é belo e jucundo, e vigoroso, e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos e coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.

Bem aventurados os que sustentam a paz,
Que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar conformes à tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-lhe graças,
E servi-o com grande humildade.

Do folheto impresso pela Pró-Reitoria Comunitária da Universidade São Francisco
Criação:
Frei Vitório Mazzuco F°, ofm

Presença

“O que me fascinava em Francisco era algo único. Único e universal ao mesmo tempo. Ele me parecia um botão de flor que se abriu prematuramente, deixando entrever o esplendor de uma humanidade que aspira eclodir em cada um de nós. Seu primeiro biógrafo já havia feito esta observação: “Parecia um outro homem, um homem de outro mundo!”Então, quem era este homem novo? Que traços o distinguiam? Como caracterizá-lo? Eu via resplandecer em Francisco uma NOVA QUALIDADE DE PRESENÇA NO MUNDO. Aos meus olhos, esta nova presença era o mais belo presente que ele pôde dar-nos. Era uma presença atenta, amorosa, que tinha o Dom de converter toda hostilidade em tensão fraterna dentro de uma unidade de criação. Eu queria penetrar o mistério desta presença que anunciava uma nova humanidade. Certamente, jamais houve um homem, escreve o filósofo Louis Lavelle, que ofereceu mais perfeitamente a todos esta presença total e este Dom total de si que nada mais são do que a expressão da presença e do Dom que Deus faz de si mesmo a todos os seres, e a cada instante”

(Eloi Leclerc, “O Sol Nasce em Assis”)

Uma presença de qualidade é:

• A capacidade de dar sentido às coisas
• O conhecimento adquirido pelo questionamento. É muito bom saber o PORQUÊ.
• Saber administrar os bens que Deus nos confiou
• A necessidade de integração social
• O saber escolher e decidir
• A valorização das pessoas e a plena atenção às qualidades e carências do outro (a)
• Comunicar-se sempre, criando laços e estabelecendo harmonia entre as pessoas e as coisas
• Tempo e proximidade. Quanto menos tempo temos para ficar juntos com as pessoas e quanto maior for a distância do (a) outro (a) maior a dificuldade de compromisso
• Viver e sentir a saudação franciscana de PAZ E BEM!
• Começar sempre em PAZ e terminar sempre BEM!

Francisco diz: “A paz que vocês anunciarem com a boca devem tê-la nos vossos corações. Não provoquem ninguém à ira nem ao escândalo. Mas por vossa mansidão, todos sejam levados à paz, à benignidade e à concórdia, pois é para isto que fomos chamados: curar os feridos, reanimar os abatidos e trazer de volta os que estão no erro”.
(Legenda dos Três Companheiros, 58)

Oração de São Francisco

Senhor,

Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erros, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;

Compreender que ser compreendido;
Amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe;
É perdoando que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

James Taylor canta:
You’ve got a friend
(versão de Ronaldo Bastos)
Quando estás confuso
E precisas de alguém
Se nada, mas nada quer te aceitar
Você vai lembrar de mim
E onde eu estiver
Serei a luz pronta
Para te guiar
Você vai me chamar
Và! Um som desvenda teu bem
Vou correndo, oh!
Fazer teu bem
Oh, Não importa qual estação
No inverno ou no verão
Pode chamar, yê, yê
Serei teu bem!
Quando o céu tão negro
Te invade de pavor
E um vendaval for te carregar
Junte as tuas forças, me manda um sinal
Estou chegando pra te ajudar

É sempre bom saber
Que existe alguém
Na hora que a solidão
Aperta, deserta
E a mágoa, o coração
Não deixa não…

Faça de sua Presença uma fluição da Paz!
Mesmo nos momentos mais agressivos e conflitivos. Comunicar e viver a paz é ser capaz de enfrentar a violência e os violentos sem ser violento. Não fugir, mas enfrentar com as armas da paz e do bem.

Reflita

Você tem melhorado sua presença no mundo? As pessoas lembram de você? Sentem falta de você? Há quanto tempo você não escuta alguém dizer que está com saudade da sua presença?
Pelo seu modo de relacionar-se as pessoas percebem que você é diferente?
Você é simples, descomplicado, alegre, otimista, bondoso?

Melhorar o mundo de fora é melhorar o mundo de dentro!

Cuide de suas qualidades e você melhora o mundo

“Francisco não é antes de tudo uma nova Ordem, nem uma nova doutrina, e muito menos um conjunto de regras de conduta. É uma ARTE DE VIVER, uma certa presença ao mundo, uma nova qualidade de relação com Deus, com os homens e com toda a criação. É também um saber jovial, o segredo de uma alegria de VIVER sob o Sol de Deus, no meio de todas as criaturas. Esta sabedoria me impressionou por duas razões: por sua profundidade e por sua extrema simplicidade. Ele é ao mesmo tempo simples e profundo, não se pode compreender a sabedoria de Francisco senão seguindo-o naquele caminho de simplicidade que o levou ao mais alto grau de despojamento.”

(Eloi Leclerc, “O Sol de Assis”)

Do folheto impresso pela Pró-Reitoria Comunitária da Universidade São Francisco
Criação:
Frei Vitório Mazzuco F°, ofm

 

Minoridade

Palavra Nova esta! Dá impressão que foi Francisco de Assis que inventou! Se não foi ele, o certo é que foi ele quem a Encarnou e Viveu! Vem do latim: “minor”, que pode ser traduzida como humildade, pequenez, serviço, despojamento, desapropriação, simplicidade. Se opõe a poder, prestígio, fama, status, aparência, deslumbre!

“O maior seja como o menor, e quem manda, como quem serve”.
(Lc 22, 26)

“Sendo de condição divina, não considerou o ser igual a Deus como algo a se apegar ciosamente, mas esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo. Humilhou-se e foi obediente até a morte e morte de cruz”
(Epístola de São Paulo)

É uma característica essencial para quem quer levar uma Vida Franciscana! Pode-se dizer que MINORIDADE É A ARTE DE PASSAR DESPERCEBIDO. É como numa partida de futebol, quando não se fala do juiz, quando ele não é nem percebido é porque é um ótimo árbitro! É A ARTE DA DESCOMPLICAÇÃO! É ser como a água… que procura sempre o lugar mais baixo, mais simples para passar…e ali escorre calma e tranqüila; mesmo quando encontra um obstáculo… bate de leve, mas passa de lado sem criar maiores problemas.

A Minoridade faz-nos solidários com os últimos da sociedade”
(Regra Não-Bulada, 9)

A MINORIDADE É UM TESOURO DA ESPIRITUALIDADE!

Por isso podemos dizer que ela tem uma DIMENSÃO VERTICAL, isto é, uma Confiança e um Abandono radical ao Deus da Vida. Abandonar-se inteiramente na Grandeza de Deus! Deus dá e o Humano recebe! Nada guarda para si…mas transforma o que recebe em Serviço, Doação, Generosidade.

“É preciso que Ele cresça e eu diminua”
(Jô 3,30)

Se no latim é “minor” no hebraico é “anaw”, “anawin”, que quer dizer os Menores de Deus! ” Senhor, quem sois vós e quem sou eu? Vós o Altíssimo Senhor do céu e da terra e eu um miserável vermezinho vosso ínfimo servo!” Se houver um deslumbramento, somente diante da Potência de um Deus que se faz Pequeno. Francisco imitou este Deus que se fez menor na pessoa de Jesus Cristo. O Verbo de Deus se humilhou para cumprir uma missão junto ao gênero humano. Deixou as riquezas e as glórias celestiais para experimentar os limites da terra dos humanos. Viveu simples com os simples, pobre com os pobres, transparente com todos. Por isso que Francisco diz: “A extraordinária condescendência que o Senhor do Universo, Deus e Filho de Deus, de tal maneira se humilha, que por nossa salvação se esconde debaixo de uma pequena forma de pão!” E exclama também: “Ó sublime humildade! Ó sublimidade humilde! ” Um Deus que escolhe o menor lugar para servir e alimentar a todos!

“Nada desejem a não ser o louvor de Deus, o progresso da Ordem, o bem de suas almas, a salvação de todos os irmãos”
(Espelho da Perfeição” 80)

Francisco diz que o humano vale somente aquilo que é diante de Deus e mais nada! A Minoridade é buscar a força de Deus e ser instrumento da bondade divina! É ser como a IRMÃ LUA : deixar passar a Luz do Grande Outro! Sem vida e sem água a Lua podia ser nada… mas pelo contrário, ela reflete a luz oculta do Irmão Sol! Não é o centro focal do universo, mas não deixa de brilhar!

A MINORIDADE É UM TESOURO DA CONVIVÊNCIA!

Por isso podemos dizer que ela tem uma DIMENSÃO HORIZONTAL, isto é, uma atitude de acolhida, uma atitude de Prontidão Constante! É ser por demais ACESSÍVEL A TODOS! É ter uma disposição interior que nos exige aceitar como nós somos, aceitar os outros do jeito que eles são… sem nos considerar superior aos outros, ou mais dignos, ou mais capazes… Ser Menor é não se prender a cargos, ofícios, títulos, honrarias…

MINORIDADE É O CONTRÁRIO DE PUBLICIDADE!

Não é uma disposição artificial de humilhação, mas sim uma apreciação justa, objetiva e precisa do Bem e do Mal que existe em nós! O verdadeiro menor sabe a justa medida de todas as coisas! Sabe tomar o lugar que lhe corresponde e comporta-se com naturalidade! Não faz grandes exigências… mas faz muito bem o que é para ser feito. Serve sem esperar recompensa.

A Minoridade sabe conviver com gente desprezada, pobre, enferma, com os excluídos e os mendigos do caminho. Mas não agride ou julga os que se vestem com luxo, comem com abundância, tudo possuem… O menor examina-se a si mesmo antes de criticar os outros.

“A Minoridade faz-nos solidários com os últimos da sociedade”
(Regra Não-Bulada, 9)

“Todas coisas pequeninas da vida, quando postas em prática, concretizam o Minorismo. Mas também fazer o gesto que a outra pessoa precisa e que ninguém se lembra de fazer. Fazê-lo com delicadeza, de tal forma que a gente se complete com o outro, para que ele também se sinta bem de Deus”
(Dom Paulo Evaristo Arns)

Do folheto impresso pela Pró-Reitoria Comunitária da Universidade São Francisco
Criação:
Frei Vitório Mazzuco F°, ofm

Natal

NATAL O NASCIMENTO DO SENHOR
“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”!

Natal Deus se comunica!
Deus não quis permanecer só em seu indecifrável
mistério. Não quis ficar isolado na sua inacessível
onipotência. Quis mostrar-se, fazer-se presente,
de um modo pleno e definitivo. Foi do seu desejo
estabelecer uma comunhão conosco. Por isso veio a nós! Penetrou na fragilidade da criação. Ele quis nos
presentear. Não com um presente qualquer, uma sobra,
algo que não mais lhe fazia falta… Deus presenteia nada
mais nada menos do que a si mesmo.
Veio ao encontro de uma criatura especial, capaz de recebê-lo. Para poder se dar, precisa de alguém que
possa receber. Este alguém é o ser humano.
O homem é o receptáculo de Deus. Nossa vida
somente encontra sentido e verdadeira realização
quando é capaz de receber e hospedar a Deus.

NATAL – Deus se fez homem!

Assume o homem na sua totalidade, na realidade e condição que ele mesmo é.

Assume o homem que:

– Cresce;
– Aprende;
– Pergunta e responde;
– Tem história, conquistas e derrotas;
– Tem uma raça, religião, pátria e costumes…
– Um homem que trabalha;
– Que ama, é amigo;
– Conhece preocupações, medo, angústia, traumas;
– Perigo, a sede e a fome..
– A saudade, a distância, a tentação, o abandono, a incompreensão, solidão, finitude e morte. Enfim…
– Deus assume o homem por inteiro: menos no pecado, na ingratidão e indiferença.

A dimensão cósmica do Natal:

“Alegres pelo nascimento de Cristo, as montanhas e as colinas se inclinam e os elementos do mundo, num inefável gozo, executam neste dia uma melodia sublime”
(PL 86, 118 – Liturgia Antiga)

“Deus em seu Filho que nasce, enobrece toda a criação, fazendo-a divina… (St. Atanásio). Há, pois, um caráter filial e fraternal em toda a criação. Em Cristo, somos irmãos de todas as coisas… o mundo foi visitado definitivamente por Deus. A criação se alegra, canta e se extasia com o Hóspede divino.

Demos, neste dia santo, água às nossas flores. Tratemos bem nossos animais. Saudemos a natureza de nossas janelas. Pisemos com cuidado o chão dos nossos caminhos para não atropelarmos nenhuma vida. Todos somos cristificados. Somos irmãos. E o irmãos se tratam com carinho e cortesia.

“Demo-nos presentes porque Deus nos deu um presente
sem preço: deu-se a si mesmo num menino!”

São Francisco queria, neste dia em que o Verbo se fez carne, que todos comessem carne fartamente. Que se jogassem sementes pelas estradas para que as aves tivessem com que comer. Que aqueles que possuíssem um asno e um boi lhes dessem muita forragem. Porque na noite santa do Natal, a Virgem colocou seu gracioso Menino entre o asno e o boi. Que todos se lembrassem de que somos irmãos uns dos outros e que se presenteassem mutuamente.

“O Natal ensina que o homem chegou em Deus porque Deus chegou primeiro ao homem. E Deus chegou ao homem porque havia, feita por Deus mesmo, uma abertura infinita nele. Ele era um vazio à espera de uma plenitude. Eis que com a encarnação de Deus a abertura se plenificou e o vazio se saciou. Assim, o homem tornou-se Deus porque Deus se tornou homem. É a encarnação! “Na realidade, o mistério do homem só se ilumina verdadeiramente no mistério do verbo encarnado… Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe descobre a sua altíssima vocação”
(Gaudium et Spes, 22).

“Sempre haverá uma estrela
no caminho de quem procura.
Importa procurar…”

Símbolos natalinos

Presépio – Palavra hebraica que significa manjedoura, estábulo.

Boi e jumento – Imagem presente nos escritos apócrifos. No imaginário popular, estes animais representam o calor da criação que quer ver vivo tudo o que nasce e deve viver.

Anjos cantores – Anunciam uma boa notícia: “Glória no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade”. Mensageiros dos céus que confirmam o nascimento do Filho de Deus. Os traços infantis dos anjos representam, na tradição cristã do Natal, sinal de pureza e inocência.

Estrela – Tem 4 pontas e 1 cauda luminosa. As 4 pontas representam as 4 direções da terra: norte, sul, este e oeste, de onde vêm os homens para adorar a grande luz que é o Filho de Deus. Lembra que Ele veio para todos.

Os três Reis Magos – Receberam nomes populares: Baltazar (deformação de Baal-Shur-Usur-Baal, que protege a vida do rei), Belquior e Gaspar. Eles trazem ouro, incenso e mirra para o Menino Rei, Deus e Salvador. Significam três grandes dimensões do ser humano: espírito, corpo e coração. No século XV, lhes são atribuídas etnias: Belquior (ou Melchior) passa a ser da raça branca; Gaspar, amarelo, e Baltazar, negro, para simbolizar o conjunto da humanidade que vê e conhece o Salvador.

Pinheiro de Natal – Da tradição medievais, de fundo cristão, que reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida. Faziam alusão ao Paraíso, representado plasticamente por uma árvore carregada de frutos. Representa a fecundidade.

Bolas coloridas – Simbolizam os frutos, dons maravilhosos daquela árvore viva que é Jesus. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus e como Jesus.

Velas – Na chama da vela estão presentes todas as forças da natureza. Vela acesa é símbolo de individuação dos anos vividos. Tantas velas, tantos anos. E um sopro pode apagá-las para que de novo possamos reacendê-las no ano vindouro. Para os cristãos, as velas simbolizam a fé e o amor consumido em favor da causa do Reino de Deus. Velas são como vidas entregues para viver.

Sinos natalinos – As renas carregam sinos de anúncio e de convocação. Os sinos simbolizam o respeito ao chamado divino e evocam, quando presos em torres, tudo o que está suspenso entre o céu e a terra, e portanto, são o ponto de comunicação entre ambos.

Cartões, presentes e ceia de Natal – A ceia nos lembra o ato dde Amor de Jesus. Lembra também nossa origem judaica enquanto religião que celebra a fé em torno de uma mesa de família.

Do folheto impresso pela Pró-Reitoria Comunitária da Universidade São Francisco
Criação:
Frei Vitório Mazzuco F°, ofm

Direito e Dignidade Humana

“Considerar como uma graça tudo quanto dificultar o teu amor a Deus, Nosso Senhor, bem como as pessoas que te causam aborrecimentos, sejam irmãos ou gente de fora, mesmo que cheguem a te fazer violência. Amar aos que assim contra ti procedem, não exigindo deles outra coisa senão o que o Senhor te der. E justamente nisso deves amá-los, nem mesmo desejando que eles se tornem cristãos melhores. E nisso reconhecerei que amas realmente o Senhor e a mim, servo dele e teu, se fizeres o seguinte: não haja irmão no mundo, mesmo que tenha pecado a não poder mais, que, após ver os teus olhos, se sinta talvez obrigado a sair de tua presença sem obter a misericórdia se misericórdia buscou. E se não buscar misericórdia, pergunta-lhe se não quer recebê-la. E se depois disso ele se apresentar ainda mil vezes diante de teus olhos, ama-o mais do que a mim, procurando conquistá-lo para o Senhor”.
(Raices de America)

Dignidade Humana é o direito de ser gente, de ser tratado, respeitado e acolhido como gente. Não há homem ou mulher no mundo que possa dar ou tirar essa dignidade. As pessoas só podem cultivar a dignidade com seus dons, ou estragar com suas maldades.

Dignidade Humana é o jeito que Deus encontrou de morar no mundo e na
gente. É aquele que Deus pôs no homem e na mulher quando os criou parecidos com Ele (Gn 1, 26-28).

Não é o cargo, o título, o curso que você faz que o torna mais gente, mas a PESSOA DIGNA que você é que faz o cargo, o título e a profissão que você sonha ou exerce!

O cargo de Presidente da República é Nº 6 menos importante que uma criança nascida agora, numa favela de qualquer cidade. Pensar deste jeito é respeitar a dignidade humana. É ser cristão, é ser profundamente humano, irmão, irmã, como Francisco queria..

A Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada a partir de 10 de dezembro de 1948 na Assembléia-Geral da ONU diz:

• Seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos;
• toda pessoa tem todos os direitos e liberdades sem distinção de cor, sexo, idioma, religião, opinião política e posição econômica;
• todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade, à segurança;
• todos são iguais perante a lei e têm direito de igual proteção da lei;
• todos têm direito à liberdade de pensamento, de consciência e religião;
• todos têm direito à liberdade de opinião e expressão;
• todos têm direito ao trabalho, à livre escolha de seu trabalho, a condições EQUITATIVAS e satisfatórias no trabalho e proteção contra o desemprego;
• todos têm direito a um nível de vida adequado, saúde, bem-estar, alimentação, vestuário, habitação, assistência médica e serviços necessários;
• toda pessoa tem direito à educação e de participar livremente da vida cultural da comunidade, do FLUIR das artes e de participar do progresso científico e dos benefícios que dele advenham.

Ilumine-se com Francisco

“Ó glorioso Deus Altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dá-me, Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém!”

(São Francisco, “Oração diante do Crucifixo”)

Ilumine-se com a Palavra de Deus

“Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra. As coisas antigas nunca mais serão lembradas,nunca mais voltarão ao pensamento. Por isso fiquem para sempre alegres e contentes, por causa doque vou criar.
Farei de Jerusalém uma alegria, e de seu povo um regozijo. Exultarei com Jerusalém e me alegrareicom o meu povo. E nela nunca mais se ouvirá choro ou clamor. Aí não haverá mais crianças quevivam alguns dias apenas, nem velhos que não cheguem a completar seis dias, pois será ainda jovem quem morrer com cem anos, e quem não chegar aos cem anos será tido por amaldiçoado.

Construirão casas e nelas habitarão, plantarão vinhas e comerão seus frutos. Ninguém construirá para outro morar, ninguém plantará para outro comer, porque a vida do meu povo será longa como a das árvores, meus escolhidos poderão gastar o que suas mãos fabricarem. Ninguém trabalhará inutilmente, ninguém gerará filhos para morrerem antes do tempo, porque todos serão a descendência dos abençoados de Javé, juntamente com seus filhos. Antes que me invoquem eu responderei; quando começarem a falar, eu já estarei atendendo. O lobo e o cordeiro pastarão juntos, o leão comerá capim junto com o boi, mas o alimento da cobra é o pó da terra. Em todo o meu monte santo ninguém causará danos ou estragos, diz Javé.”

Isaías, 65, 17-25

Reflita

Que futuro tem um país que não respeita crianças, jovens e velhos?
Quando você anda pela cidade encontra meninos (as) nos semáforos vendendo de tudo, lavando pára-brisas, esmolando… Qual a distância entre você e esses seres da rua?

Você é um PACATO CIDADÃO… Sabia que a CIDADANIA é o direito de viver decentemente? Se existe cidadania, por que a sociedade gera os sofredores de rua? Isso não revela uma sociedade que fecha oportunidades para todos. Inclusive para você…

Justiça é a concretização da atitude marcada pelo amor. Amar não é dominar, mas respeitar a liberdade, a emancipação e a dignidade humana plena.

“Estejam presentes pelo testemunho da própria vida humana, bem como por iniciativas corajosas, quer individuais quer comunitárias, na promoção da justiça, particularmente no âmbito da vida pública, comprometendo-se com opções concretas e coerentes com sua fé.”

(Regra e Vida dos Franciscanos Seculares, 13 e 15)

Como alguém que participa da Universidade São Francisco…
Como ser sinal de justiça e paz na sociedade?

Do folheto impresso pela Pró-Reitoria Comunitária da Universidade São Francisco
Criação:
Frei Vitório Mazzuco F°, ofm