Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagens e orações ao Capítulo Provincial

Frei Michael Perry, Ministro Geral de 2013-2021

Caríssimo Fidêncio,

O Senhor te dê a Paz!

Soube de Frei César, Definidor Geral, que estais preparando para iniciar o Capítulo da Província.

Estou rezando por todos os caros frades da Província.

Também espero passar mais uma vez no futuro com a Fraternidade Provincial que sempre me agradou.

Um grande abraço a todos  e a cada um dos frades.

Fraternalmente,

Frei Michael Perry

um pequeno irmão da Ordem

Vigário Geral da Ordem dos Frades Menores

Que el Señor bendiga y nuestro padre san Francisco sostenga la reflexión, discernimiento y búsquedas de fidelidad carismática para la Custodia sagrado Corazón y la Provincia de la Inmaculada…. un abrazo a todos los hermanos y ,i oración.

Frei Isauro Ulises Covili Linfati
Vigário Geral da Ordem dos Frades Menores – Roma – Itália

Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul

22 de novembro de 2021

Fr. Fidêncio Vanboemmel ofm

Ministro Provincial

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Estimado Frei Fidencio:

El Señor te de su paz!

En nombre de los hermanos de la Conferencia Brasil y Cono Sur les deseamos todo lo mejor para el Capitulo Provincial que inician. El Capitulo es un tiempo de gracia, un espacio para la escucha, el diálogo y la proyección. Es un tiempo privilegiado también, para nuestra acción de gracias al Padre de las Misericordias por el don de nuestra vocación.

Agradecemos a la Provincia por la generosidad y disponibilidad de Fr. Cesar Kulkamp ofm para animar a la Orden con Definidor General, gracias hermanos!!!

Les deseamos un Capítulo cargado de esperanzas, en medios tantos desafíos del tiempo presente. El discernimiento los aliente a ser audaces y a nunca dejar de buscar nuevas formas de fidelidad al Evangelio. El espíritu de Francisco de Asís, los anime a continuar su sueño de hermandad y minoridad.

Un abrazo a los hermanos de la Provincia, y buen Capítulo!!!!

Atte.

Frei Daniel Fleitas ofm

Presidente Conferencia del Brasil y Cono Sur

 Fr. Marinho Rodhen ofm

Secretario


Caro Frei Fidencio:

O Senhor te dê sua paz!

Em nome dos irmãos da Conferência do Brasil e do Cone Sul, desejamos a eles tudo de bom para o Capítulo Provincial que estão iniciando. O Capítulo é um tempo de graça, um espaço de escuta, diálogo e projeção. É também um momento privilegiado de agradecimento ao Pai das Misericórdias pelo dom da nossa vocação.

Agradecemos à Província pela generosidade e disponibilidade do fr. Cesar Kulkamp ofm para animar a Ordem com o Definidor geral, obrigado irmãos !!!

Desejamos-lhe um Capítulo cheio de esperança, em meio a tantos desafios do tempo presente. O discernimento te incentiva a ser ousado e nunca parar de buscar novas formas de fidelidade ao Evangelho. O espírito de Francisco de Assis, encoraja-vos a continuar o vosso sonho de fraternidade e minoridade.

Um abraço aos irmãos da Província e um bom Capítulo !!!!

Frei Daniel Fleitas ofm

Presidente Conferencia del Brasil y Cono Sur

 Fr. Marinho Rodhen ofm

Secretário

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Provincia San Francisco Solano - Argentina

Província Franciscana Santa Cruz - MG

Boa celebração para as duas entidades da nossa Conferência: Custódia do Sagrado Coração de Jesus e da Imaculada Conceição. Unidos em prece. Que o Espírito Santo guie as decisões a serem tomadas.

Frei Hilton Farias de Souza, OFM

Ministro Provincial da Santa Cruz – MG

Província São Francisco - RS

Frei Fidêncio, nossa prece para que o Espírito Santo ilumine vosso Capítulo Províncial.

Frei Marino Pedro Rhoden, OFM

Ministro Provincial da São Francisco – RS

Custódia do Sagrado Coração de Jesus (SP/MG)

Frei Fidêncio, feliz e abençoado Capítulo para a vossa Fraternidade também. Que o Espírito Santo nos ilumine a todos.

Obrigado confrades por seus votos de um feliz e abençoado Capítulo.
Somos todos irmãos e abracemos juntos o futuro.

Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM

 Custódio da Custódia do Sagrado Coração de Jesus – SP e MG

Custódia São Benedito da Amazônia

Frei Fidencio e confrades da Província da Imaculada Conceição, desejo-lhes um excelente Capítulo, abençoado com êxito e frutos para o próximo sexênio!

Frei Edilson Rocha, OFM

 Custódio da Custódia São Benedito da Amazônia

Conferência da Família Franciscana do Brasil

“Vamos começar a servir a Deus, meus irmãos, porque até agora fizemos pouco ou nada” (Celano, 103)

Aos irmãos capitulares
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores.

Caríssimos Irmãos,
Paz e Bem!
É com alegria e orações que nos unimos a todos vocês nesse tempo de Capítulo Provincial. Aos poucos vamos retornando à “normalidade” da vida e da missão. É a primavera que vem brotando em meio a tanto sofrimento e perdas causado por essa pandemia. O Capítulo sempre foi para nós franciscano um momento de graças e bênçãos, onde podemos olhar a caminhada com os olhos da fé
e gestar o futuro com a esperança. É o Recomeçar!

E como Conferência da Família Franciscana do Brasil nos fazemos próximo de cada irmão presente neste Capítulo Provincial no período de 22 a 30 de novembro, que tem como tema: Fraternidade Contemplativa em Missão: nossa regra é o Evangelho, nosso claustro é o mundo. Desejamos que a escolha deste tema, seja força transformadora e alimento na caminhada missionária e fraterna de cada irmão da Província.

Aproveitamos para agradecer a cada irmão pelo seu testemunho fraterno e missionário e por todo bem que realizas em nossa Igreja em nome de nossa Família Franciscana nesses rincões de vossa província.

Somos gratos também por promoverem a nossa Família participando do Regional da CFFB e sendo sócio colaborador de nossa conferencia – CFFB.

Parabenizamos a Província, por esta linda caminhada. Que Deus na sua infinita bondade, recompense com muito vigor e ardor missionário cada irmão que doou e continua se doando nesta missão.

Abençoado Capítulo e que por intercessão de São Francisco e Santa Clara de Assis, o Senhor derramem sua benção sobre cada um fecundando lhes com a graça do Espírito.

Em Francisco e Clara, abraço fraterno a todos.

Brasília, 23 de novembro de 2021.

Ir. Cleusa Aparecida Neves, CFA
Presidente da Família Franciscana do Brasil – FFB


Conferência da Família Franciscana do Brasil
SCLRN 709 Bloco B – Entrada 11 – CEP: 70.750-512 – Brasília – DF – CEP: 70.750-512
CNPJ: 31.166.922/0001-18 – coordenacao@cffb.org.br – www.cffb.org.br
Contatos: (61) 3349-0157 – WhatsApp: 61 9588 2781

Federação Sagrada Família - Irmãs Clarissas do Brasil

Querido Frei Fidêncio e queridos Irmãos Capitulares

Nossa saudação fraterna de Paz e Bem!

Desde que chegou em nossas mãos a COMUNICAÇÃO DE CELEBRAÇÃO DO CAPÍTULO PROVINCIAL da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, tornou-se frequente nossas preces nas intenções de todos e cada um dos senhores que foram convocados para este momento tão importante desta amada Província.

Todos os dias temos oferecido a Santa Missa, pequenos sacrifícios e outras orações, sem contar o Ofício Divino, para que realmente este seja um momento de graça plena, onde o Senhor manifeste sua presença com abundantes dons celestes.

Queremos expressar nossa gratidão pelos trabalhos que nosso querido Irmão Frei Raimundo J.  de Oliveira Castro, Ofm desempenhou ao longo de vários anos, como Assistente Religioso de nossa Federação Sagrada Família, sendo verdadeiramente nosso companheiro de caminhada, não medindo esforços para nos auxiliar junto aos Mosteiros da Federação no Brasil.

Agradecemos ainda todos os trabalhos exercidos pelos Assistentes dos Mosteiros que pertencem à essa Província, e não poderíamos deixar de agradecer também os trabalhos que o querido Frei Sebastião, Ofm, tem desempenhado junto com vários Irmãs para a atualização dos Estatutos da Federação, e claro, nossa gratidão ao senhor querido Frei Fidêncio por dizer sim e assumir a missão como Assistente Religioso da Federação, conforme Decreto da Sagrada Congregação.

Gratidão à cada um dos Irmãos e à essa amada Província, que “cuidam” das Clarissas atendendo ao pedido expresso de nosso Pai São Francisco de Assis. Que o Senhor Sumo Bem recompense com graças abundantes de Sua infinita misericórdia e bondade.

Em nome de todas as Clarissas do Brasil, asseguro-lhes a certeza de nossas orações, preces neste momento do Capítulo, bem como para todas as necessidades de cada Irmão que não mede esforços para viver bem, com fidelidade a Deus e ao Evangelho e assim oferecer à Igreja e ao mundo, generosos e alegres testemunhos de consagração a Cristo pobre e humilde, como fez outrora o Pobrezinho de Assis.

Pedimos a intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria de nossos Pais São Francisco e Santa Clara, para que o presente Capítulo seja rico de frutos segundo a inspiração do Espírito do Senhor.

Portanto recebam nosso carinhoso abraço, eterna gratidão e orações.

Irmã Maria Francisca, Osc

Presidente

       Mosteiro São Damião

Rua Vicente da Fontoura, 498

CEP 90640-000 – Porto Alegre – RS

Tel.: (51) 3223-4464

                                   E-mail: federsagradafamilia@yahoo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula

 Caríssimo Padre Provincial Frei Fidêncio e Irmãos Capitulares,

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Nesta data litúrgica do nosso ilustre  missionário popular São Leonardo, vimos trazer-lhes a certeza de nossas preces e súplicas ao divino Espírito Santo – Ministro principal, segundo o Pai Francisco – para que sejam copiosas Suas luzes e graças a iluminar-lhes as decisões e conduzi-los nos novos caminhos.

Estamos-lhes particularmente unidas em oração, neste Ano dedicado ao ínclito Pai São José, colocando as intenções do Capítulo na Santa Missa conventual, e orando na intercessão das Laudes e Vésperas, como na adoração ao Santíssimo Sacramento, exposto diariamente em nosso Mosteiro.

Ao ensejo, reiteramos os efusivos e cordiais agradecimentos pela diuturna e preciosa assistência fraterna de nossos estimados Padres e Irmãos, especialmente do Convento Santo Antônio, para com suas Irmãs Pobres da Gávea. Que o Senhor, nosso Deus, que não se deixa vencer em generosidade, os recompense com boas e perseverantes vocações e com o feliz êxito do Capítulo de nossa amada Província. Que a Mãe Imaculada, Rainha da Ordem Seráfica, os acompanhe, com sua ternura e proteção, nas muitas lidas apostólicas da nova evangelização.

Suas  gratas Irmãs Clarissas da Porciúncula do Rio, que lhes pedem a bênção do Seráfico Pai, saudando a cada um com a tradicional saudação de Paz e Bem.

Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula

Rua do Jequitibá, 41 – Gávea
22470-11– Rio de Janeiro – RJ

irmasclarissas@gmail.com

@clarissasgavea

 

Congregação das Franciscanas de Ingolsdadt

Fr. Fidêncio Vanboemmel

Ministro Provincial

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

“Na capelinha de Nossa Senhora dos Anjos Francisco escutou  a palavra decisiva:  Ir pelo mundo,  dois a dois, sem nada, a não ser com a pobreza e a confiança em Deus  para  tornar amado o Amado,  vivendo das coisas que Deus lhes foi concedendo,  restituindo ao Senhor o bem com o bem, cantando seus louvores, alegres por terem encontrado o Evangelho e, por Sua graça, não perder nenhuma das suas palavras”.

Nós, Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, estamos unidas aos Irmãos em São Francisco da Província da  Imaculada que  realizam o  Capítulo Provincial, pedindo a Deus que oriente, conduza e confirme as aspirações, os projetos, “os sonhos que juntos desejam construir”,  como fraternidade contemplativa em missão, que tem  como Regra o Evangelho e como claustro o mundo”.

Paz e Bem!

Ir.Romana Rossetto

CONGREGAÇÃO DAS FRANCISCANAS DE INGOLSDADT

Congregação das Irmãs Franciscanas de São José

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE SÃO JOSÉ

Província de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Rua Pedro Bunn, 738A ‑ BARREIROS ‑ SÃO JOSÉ – Santa Catarina ‑ Brasil – CEP 88111‑120

Tel.: (48) 3246-l304 ‑  Site:  www.cifsj.org.br – E-mail: cifsj@cifsj.org.br

 

 

 Barreiros, 23 de novembro de 2021

Prot. N.37 /2021

Ao Capítulo da

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Agudos – São Paulo  – SP

Estimado Frei Fidêncio Vanboemmel

Queridos Irmãos todos!

Nestes dias em que os irmãos se encontram reunidos para o Capítulo Provincial expressamos nossa profunda comunhão e preces, suplicando ao Espírito Santo do Senhor, que venha com seus dons, com suas graças encher e iluminar cada momento deste encontro fraterno Capitular.

Que a força da Palavra, o Evangelho do Senhor, inspire todos os trabalhos, decisões e a vida religiosa franciscana, na Missão de viver e anunciar o rosto misericordioso do Pai neste mundo, através desta tão linda e provocadora proposta Capitular:

“Juntos que se constroem os sonhos” FT, 8

Fraternidade contemplativa em Missão: nossa Regra é o Evangelho, nosso claustro o mundo”

Manifestamos nossa gratidão pela vossa participação, apoio fraterno e orientação em nossa vida e missão de Franciscanas de São José/Província Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Nosso abraço e desejo um Feliz e frutuoso Capítulo.

Irmã Inês Pereira

Superiora Provincial, em nome de todas as Irmãs da PNSPS

Mosteiro da Santíssima Trindade - Colatina (ES)

Irmãs Clarissas de Brasília

Brasília, 22 de novembro de 2021

Ano Santo de São José

Queridos irmãos da Província da Imaculada,
Nossa fraterna saudação franciscana de Paz e Bem!
Esse momento singular do Capítulo em que a Província já há algum tempo vem se preparando para vivenciar, sugere uma ocasião oportuna para “olhar, considerar, contemplar e transformar-se todo na imagem da divindade”, como declara a plantinha do seráfico pai São Francisco:
Tempo de olhar o que foi plantado e semeado;
Tempo de considerar os erros e acertos, a fim de evitar perder de vista o ponto de partida;
Tempo de contemplar a obra maravilhosa de Deus na vida da Província estampada no dom de cada irmão, as dificuldades e desafios pelos quais passaram e que serviu para o crescimento e espiritual e humano, a fim de “não se deixarem envolver pela amargura e o desânimo” (Santa Clara); E enfim, para acolher a graça do tempo presente para transformarem-se todos no Divino Espelho “que se fez caminho para nós” através das sendas do Evangelho e ao qual o nosso coração anseia e anela: Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado.

Não poderíamos também deixar de manifestar-lhes nossa imensa alegria e gratidão a Deus pelo laborioso trabalho desta Província em prol da vida e vocação de cada dos frades e pelo qual Frei César Küllamp, com toda certeza, não mediu esforços para que cada um inseridos nas mais diversas realidades de sua interioridade e missão, ficassem sem os auxílios e cuidados necessários para fomentar uma fidelidade criativa e vigorosa, de modo particular nesse tempo de pandemia que a todo instante nos tem interpelado a renovarmos nossa adesão, purificar nossos desejos e ponderar o que é realmente importante e essencial
dentro da vivência da vocação franciscana. Todas as ações em favor do povo de Deus nós acompanhamos através da revista Comunicações no qual encontramos o vigor da vida evangélica franciscana!

Asseguramos a todos os senhores nossa comunhão de orações e preces neste momento singular da Província, suplicando “o Espírito do senhor e sua santa operação”, no qual possam juntos discernir a vontade do Senhor para o bem comum da Província.
Por fim, desejamos que “o Senhor que deu o bom começo dê o crescimento e também a perseverança até o fim” (Santa Clara) a cada um de vocês!
No amor de Cristo que nos une na grande Família Franciscana,

Irmã Maria Francis Lara de Jesus Hóstia e Comunidade
CLARISSAS DE BRASÍLIA

Juventude Franciscana - Jufra

Irmãs Franciscanas do Egito - Amparo (SP)

Mensagem da Ir. Solange, Irmãs Franciscanas do Egito (de Amparo, SP):

‘Boa noite Frei Fidêncio. Eu e minha fraternidade estamos unidas em oração ao senhor e a todos os frades reunidos em Capítulo.
Que o Espírito de Deus os santifique e ilumine”

Irmãs Franciscana Seráficas, de Buíque, PE.

Mensagem das Irmãs Franciscana Seráficas, de Buíque, PE.

“_Querido Frei Fidêncio, paz e bem. A comunidade Frei Damião na pessoa de Ir. Tânia e eu queremos confirmar nossa unidade na oração com todos vocês frades capitulares da província da Imaculada Conceição. Implorando as bênçãos de Deus e a proteção da Virgem Imaculada para mais um capítulo na província de vocês para Honra e Gloria de Deus. Que São Francisco e Santa Clara os acompanhem com suas preces de juntos de Deus. Nosso abraço fraterno.

Ao mesmo tempo também quero te dizer que estamos felizes com a chegada das nossas queridas irmas: Marta, Vera, Roseana e Dorinha que chegarão na próxima quinta-feira para a celebração dos 20 anos da presença da congregação em Buíque PE. e os 100 anos de Brasil. Contamos também com suas orações. Paz e bem”. _

Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica

Mensagem da Ir. Dominica Eisenberger, superiora geral das Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica (de Au am Inn – Alemanha:

“Guten Morgen Frei Fidencio . Betend werden wir euch beim Provinzkapitel – möge der Heilige Geist euch führen”.