Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento São Francisco celebra 375 anos

Convento São Francisco celebra 375 anos no dia 17 de setembro

Um dos conventos mais antigos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e da história do Brasil vai completar neste sábado, dia 17 de setembro, festa das Chagas de São Francisco de Assis, 375 anos de existência, encerrando o Ano Jubilar que teve início nesta data no ano passado.

Para celebrar este fato, neste dia, o Convento e Santuário vai celebrar Missa de Ação de Graças, às 12 horas, no Largo São Francisco, 133, no centro de São Paulo.

A história deste patrimônio cultural e religioso está muito próximo à história da cidade de São Paulo, que foi fundada no dia 25 de janeiro de 1554 durante a celebração da primeira Missa numa casa de pau-a-pique, coberta de palha, onde hoje está o conhecido Pátio do Colégio. Uma disputa entre colonos e religiosos culminou com a expulsão dos jesuítas no ano de 1640.

Foi neste ano que chegava a São Paulo uma caravana de sete religiosos franciscanos, instalando-se numa casa em frente à Ermida de Santo Antônio, na atual Praça do Patriarca. Dois anos depois, no dia 24 de dezembro 1642, os frades ganharam um terreno, doado pela Câmara, de “oitenta braças de chão”, e de imediato deram início à construção do convento. No dia 17 de setembro de 1647, festa das Chagas de São Francisco, foi inaugurado o Convento de São Francisco e de São Domingos, seu primeiro nome de batismo. São, portanto, 379 anos de presença franciscana em São Paulo e 375 anos de história do Convento.

Na época que foi inaugurado, era o maior já construído em São Paulo. Ocupava todo o espaço que atualmente é da Faculdade de Direito. O terreno do Convento tinha três fontes de água pura, mas sofria com as enchentes do ribeirão Anhangabaú.

A Cúria Metropolitana de São Paulo, em decreto assinado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, concedeu indulgências plenárias no Santuário São Francisco durante todo este Ano Jubilar, que se encerra neste sábado.