Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jesus, a fé, um paralítico, conflitos com as autoridades religiosas da Palestina e os atos terroristas em Brasília (Mc 2,1-12)

13/01/2023

Cristo e o paralítico de Bethesda, de Palma il Giovane, 1592 (Wikipedia, domínio público).

Frei Jacir de Freitas Faria [1]

O evangelho sobre o qual vamos refletir é Mc 2,1-12. Trata-se de uma passagem que compõe a primeira parte do evangelho de Marcos, isto é, Mc 1,14—3,16. A comunidade de Marcos recorda Jesus atuando em conflito com o sistema opressor romano e religioso da Palestina. Jesus, por estar ao lado dos enfermos, dos endemoniados, dos leprosos, da mulher, dos pecadores e dos transgressores da lei, está em constante atrito com os escribas, aqueles que copiavam os textos bíblicos; com os fariseus, os que interpretavam a leis; e com os herodianos, os leais defensores do cruel Herodes Antipas, que não queria perder o poder que Roma lhe havia confiado na Palestina. Qualquer semelhança com a nossa realidade é mera coincidência!

Estando na cidade de Cafarnaum, Jesus atua na casa (1,29; 2,1; 2,15) e confronta, em dia de sábado, com os seus adversários na sinagoga (1,21; 3,1), lugar oficial do poder das autoridades judaicas.

Em Mc 1,14—3,16, Jesus começa sua atuação na casa de Simão Pedro, fazendo com que um paralítico se levante e ande com as suas próprias pernas (2,1-12). No fim, na sinagoga (3,1-6), ele pede a um homem que tinha a mão atrofiada para se levantar e ir para o meio, lugar de destaque. No centro das narrativas estão três banquetes. Um com os pecadores (2,13-17), outro com os transgressores (2, 23-28). Por fim, no centro do bloco narrativo está o banquete nupcial (2,18-22), no qual Jesus é o noivo presente na festa, quando então não é permitido jejuar.

Em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então, muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Jesus rompe a barreira da sinagoga, prega a palavra e atrai multidões. Vieram quatro homens trazendo-lhe um paralítico, mas estavam impedidos de entrar por causa da multidão. Eles abrem o teto da casa para descer o homem com mobilidade reduzida. O número quatro representa o caráter universal da casa que se abre, por representar, no judaísmo, a universalidade. [2]

Quatro são os rios no jardim do Éden (Gn 2,10) que se abre ao mundo. O paralítico é o personagem central (vv. 3.4.5.9.10), ainda que o que mais chama a atenção no texto são os quatro que levam a Jesus.  O paralítico está com um lado morto do corpo, por isso era marginalizado pela sociedade, pelos judeus.

Salta aos olhos o fato de Jesus não perguntar pela fé do paralítico e o destaque dado à atitude dos quatro homens que o levam, os quais representam a comunidade dos que creem.  Interessante também é o fato de Jesus, agir como pai, ao chamar o intruso de filho. Com isso, ele passa a ter lugar na família de Jesus, está unido à comunidade. Jesus chama de filho somente os discípulos (10,24).

Quando Jesus diz ao paralítico: “os seus pecados te são perdoados”, acontece a integração do impuro na sociedade. A mutilação do corpo era considerada marca de uma culpa e, por isso, impureza. Somente os sacerdotes podiam possibilitar o perdão dos pecados mediante o complicado sistema do culto. Jesus, sendo Deus, rompe com esse sistema e estabelece o conflito.

Contrários ao paralítico que levanta, toma a sua cama e anda, os escribas e fariseus permaneciam sentados, paralisados nas suas crenças e crendo que tinham autoridade. Na verdade, eles é que são os verdadeiros paralíticos. A reação deles é de dizer que Jesus blasfema, pois quem poderia perdoar pecados seria somente Deus.

O olhar de Jesus é para os quatros e não para o paralítico. E foi pela fé deles que Jesus olhou para o paralítico que nada pediu. Para nós, restam alguns questionamentos: Como está a nossa fé? Somos capazes de carregar no colo os que necessitam de nossa ajuda ou estamos como os mestres da lei, sentados e apegados ao que diz a Lei? O brilho do olhar de Jesus transformou interiormente o paralítico, o que fez com ele fosse capaz de se levantar e caminhar com as próprias pernas em direção à comunidade que o acolheu. Acolher na fé, praticar a fé, acreditar sempre, perdoar sempre são os caminhos apontados por Jesus, no confronto com as autoridades religiosas do Judaísmo, ainda que em certos momentos precisemos romper os tetos que paralisam a vida.

Diante da temática do conflito estabelecido por Jesus, outra reflexão se impõe. A sociedade brasileira está vivendo momentos de acirramentos de posições antagônicas nas esferas política e religiosa. Os últimos quatro anos foram marcados pelo despertar da violência que mora dentro de nós, a partir do falso discurso em defesa da família, da religião, da pátria e contra o comunismo. A arma desenhada no punho da mão esteve na base da bestialidade que cheira a terrorismo, ao depredar os bens públicos em Brasília, afrontando a democracia brasileira, construída a duras penas, sob o regime ditatorial que matou, aprisionou, mutilou e paralisou a vida de muitos filhos e filhas de nossa pátria amada Brasil. Nada justifica o vandalismo! Essas atitudes não condizem com a fé ensinada por Jesus. Ele afrontou poderes, mas sem o uso da violência. Terrorismos, vandalismos não combinam com o ser cristão! Respeitar as diferenças e as decisões democráticas é o que nos unem na luta por um mundo justo, que inclui os empobrecidos. Mudemos o rumo de nossa história na paz e no bem.


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

[2]SOARES, Sebastião Armando Gameleira; JÚNIOR, João Luiz Corrêa; SILVA, José Raimundo, Marcos (Comentário Bíblico Latinoamericano), São Paulo/Aparecedia: Fonte Editorial/Sinodal, 2013, p.103.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=