Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

2ª feira da 28ª semana do TC

  • Primeira leitura
  • Salmo
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra

Romanos 1,1-7

1 Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o evangelho de Deus, 2 que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3 e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 4 É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6 Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7 A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.

Palavra do Senhor.

Sl 97(98)

O Senhor fez conhecer a salvação.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! /
Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

O Senhor fez conhecer a salvação / e, às nações, sua justiça; /
recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. /
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

Lucas 11,29-32

Naquele tempo, 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração. 31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Palavra da Salvação.

“Nenhum sinal será dado a esta geração, a não ser o sinal de Jonas”.

Quando a cidade de Nínive estava sufocada por suas atrocidades e pecados diante dos olhos do Senhor, o próprio Deus revelou um sinal: o profeta Jonas, para anunciar ao povo a conversão de seus atos e condutas e oferecerem sacrifícios, afim de expiarem seus delitos. Ao ser suscitado este sinal, toda a cidade se converteu e tornaram-se exemplo de fidelidade a Palavra do Senhor (Jn 3).

Jesus é agora este sinal e nenhum outro haverá de ser revelado por Deus. Muito maior que um simples sinal, Jesus é presença real, o próprio Deus encarnado na fragilidade humana que vem ao mundo para abrir o ano da graça e da salvação do Deus aos homens que caíram no pecado.

Crer e praticar a Palavra de Cristo é viver na terra o Reino de Deus projetado por Ele aos homens. Convertamos nossos corações a Deus, o Pai das misericórdias, e construamos um mundo de paz e justiça para toda a humanidade.

Reflexão feita pelos noviços.