Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa no Equador: “América Latina tem dívida com os pobres”

05/07/2015

Notícias

Quito – Após um voo de quase 13 horas desde Roma até a capital do Equador, o Papa Francisco voltou a pisar na América Latina depois de quase 2 anos. Ao chegar a Quito, em seu primeiro discurso, Francisco afirmou agradecer a Deus por poder voltar à América Latina e vir como “testemunha de misericórdia e fé… na linda terra do Equador”. Ele também passará por Bolívia e Paraguai, países “periféricos” marcados pela desigualdade, a pobreza e décadas de opressão e humilhação. É a nona viagem internacional de seu Pontificado.

rafaelAo desembarcar em Quito, o Papa foi recebido pelo presidente do país, Rafael Correa. O pontífice pediu um “diálogo e participação, sem exclusões”, de acordo com a agência France Presse.
Francisco decolou às 9h (horário local, 4h em Brasília) do aeroporto romano de Fiumicino e, após percorrer mais de 10.000 quilômetros, aterrissou no aeroporto Mariscal Sucre da capital equatoriana, Quito, às 14h43 locais (16h43 em Brasília).

O país é atualmente palco de uma série de protestos contra o presidente Rafael Correa, por causa do aumento de impostos e da suposta autocracia do governo. Correa demonstrou preocupação e definiu as manifestações como uma tentativa de estragar a viagem do Pontífice ao continente. Apesar disso, as ruas da capital estão tomadas por cartazes com homenagens ao Sumo-Pontífice.
Francisco pediu que o Equador “enfrente os desafios atuais, avaliando as diferenças, fomentando o diálogo e a participação sem exclusões para que as conquistas em progresso que estão sendo conseguidas garantam um fu