Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS realiza peregrinação aos mosteiros das Clarissas

21/08/2012

Notícias

Por Cláudio Santos, especial para este site
As fraternidades do Regional Sudeste II/RJ/ES da Ordem Franciscana Secular (OFS) promoveram durante o mês de agosto uma série de peregrinações aos Mosteiro das Irmãs Clarissas que providencialmente estão divididos pelos quatro distritos do regional.
As visitas fraternas as irmãs clarissas marcaram as comemorações pelos 800 anos da Vocação de Santa Clara. Foram visitados os Mosteiros de Nossa Senhora dos Anjos, na Gávea (RJ), no 1º. Distrito, Sagrada Face, em Araruama (RJ), no 2º distrito, Santa Clara,em Nova Iguaçu, no 3º distrito, e Santíssima Trindade, em Colatina (ES), no 4º distrito.
Os encontros foram marcados pela alegria própria do carisma franciscano e pela partilha fraterna entre os diversos ramos da frondosa família que se fizeram presentes nessa etapa de preparação para o Jubileu comemorado em todo o mundo na festa de Santa Clara. No Brasil, toda a Família Franciscana comemorou o importante momento histórico nos dias 9, 10 e 11 de agosto de 2012, durante o Congresso Clariano realizado na cidade de Canindé (CE).
Comemorar os 800 anos da vocação de Santa Clara e das primeiras irmãs que a seguiram, recebendo do próprio Francisco uma forma de vida tal qual o Senhor o havia inspirado e que, em poucas e simples linhas evangélicas, continha a inspiração fundamental que definiu a Ordem das Damas Pobres. O valor da vida e da vocação de Santa Clara marcou para sempre o carisma franciscano na Igreja e no mundo.
Chamada carinhosamente por São Francisco de “plantinha de Assis”, Santa Clara nasceu em Assis, em 1194. Aos 18 de março de 1212 fugiu de casa e se consagrou a Deus na Igre­jinha de Santa Maria dos Anjos, a Porciúncula. De 1212 até a sua morte, em 11 de agosto de 1253, viveu santamente no silên­cio e na clausura de São Damião.
Ao peregrinar pelos mosteiros das irmãs clarissas o Regional Sudeste 2 da Ordem Franciscana Secular reafirmou a importância de mantermos atados os laços que nos unem a Cristo e aos irmãos através do testemunho deixados por São Francisco e Santa Clara. Que possamos cultivar nossa vocação tendo amor à santa pobreza vivida em fraternidade e no seguimento ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Veja imagens
[nggallery id=221]