Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento São Boaventura abre as portas para o IV Curso de Agentes de Pastoral Universitária

29/05/2017


“Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los”. 

No final de semana 26, 27 e 28, aconteceu no Convento São Boaventura, o IV curso de Agentes de Pastoral Universitária, promovido pela Comissão Episcopal para a Cultura e Educação – Setor Universidades da CNBB.

Na sexta feira, para começar bem os trabalhos, nada melhor que começar em torno à mesa da Eucaristia, presidida pelo assessor nacional padre Danilo Pinto. As Boas vindas ficaram por conta da secretaria nacional do Setor Universidades Taciane e pelo anfitrião da casa Welligton, que é coordenador arquidiocesano do setor universitário e agente pastoral da FAE. Ainda na dinâmica de boas-vindas os dois fizeram uma breve introdução sobre o Setor Universidades, que “é um espaço de diálogo, comunicação e articulação criada para dinamizar a ação evangelizadora no meio universitário junto às Dioceses e Regionais”. A conclusão dos trabalhos da noite, ficou por conta do padre Danilo, que trouxe uma reflexão sobre a visão da Igreja e da educação do Papa Francisco a partir da Evangelli Gaudium.

O segundo dia de atividades também se iniciou em torno da mesa da Eucaristia, presidida pelo padre Francisco, participante do encontro. A manhã foi dividida em duas partes a primeira, padre Danilo, explanou sobre o ‘atual cenário do Ensino Superior no Brasil, a partir do Censo de Ensino superior do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Entre o intervalo e a segunda parte da manhã quem fez uma breve passagem pelo encontro foi o Arcebispo da Diocese de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, que agradeceu de forma singela os agentes de pastoral pela disponibilidade de se colocarem a serviço de um universo desafiador que é o mundo universitário.

O bispo, em suas breves palavras frisou que: “o nosso testemunho, vai sucinta perguntas secretas a quem anda com muitas perguntas e nenhuma resposta, antes ou depois eles se aproximam”. E concluiu falando que “é muito fácil crer dentro da sacristia e dentro da igreja, mas crer fora de lá e em ambientes acadêmicos, é preciso muita fé” e desejou que nunca faltasse o Espirito Santo na vida dos agentes.
Na segunda parte da manhã, foi realizado estudo de casos de discussão sobre os desafios da Pastoral Universitária.

A parte da tarde foi preenchida com três palestras, a primeira com o tema: ‘Pastoral Universitária e Família, a partir da encíclica Amoris Laetitia’, ministrada pela professora Larissa Menegatti de Curitiba (PR), que trouxe presente entre muitas luzes do documento, duas palavras chaves: “discernimento” e “misericórdia”. A segunda palestra quem trouxe o tema: ‘A misericórdia como inspiração para a presença da Igreja na universidade, a partir de Misericordiae Vultus’ foi o Professor David Lorenzo de Salvador (BA) e concluindo o momento de palestras o professor Humberto Contreras de Curitiba (PR), apresentou: ‘Elementos de Laudato Sí para ação evangelizadora em âmbito universitário’.

A oração da tarde foi conduzida pela colaboradora do Setor Universidades, Luana Kaminski, e Valcir Moraes da Pastoral da PUC-PR, a partir da espiritualidade da comunidade Taizé.

Vivenciada a experiência da oração, foi hora da tão esperada noite cultural com comidas típicas do Paraná, estado anfitrião e com apresentações das regiões participantes Sul, Sudeste e Nordeste, concluindo a noite, não poderia faltar a espiritualidade franciscana, frei Erick contou, cantando para os participantes o que era a perfeita alegria para São Francisco, em seguida atendendo aos pedidos os confrades presentes cantaram outros belos cantos da espiritualidade franciscana, concluindo assim o segundo dia atividades.

O último dia começou bem cedinho, pontualmente, às 7h da manhã, com o café. Em seguida os agentes participaram de uma mesa redonda sobre os eixos: espiritualidade, reflexão e socioeducativo tendo como mediadora: Taciane Barros e a participação dos professores: David Lorenzo, Humberto Contreras e Larissa Menegatti. Em seguida foi apresentado um Painel de experiências positivas de Pastoral Universitária, tendo como mediado: padre Renato Alves.

Se durante os outros dois dias a abertura do dia foi em torno da mesa da Eucaristia, o último dia de trabalho foi finalizado em torno da Eucaristia como forma de agradecimento por tudo que foi e estudado e vivenciado, para melhor estar na ação evangelizadora no Âmbito Universitário. Agora, é hora de ir em missão e colher os frutos plantado, pois como dizia dom Hélder: “Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los”.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
online free course