Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

História

Apresentação

Seguindo mais de perto a Jesus Cristo sob a ação do Espírito Santo, pela profissão, os Frades Menores dedicam-se totalmente a Deus, o sumo bem, vivendo o Evangelho na Igreja, segundo a forma observada e proposta por São Francisco de Assis.

Levam uma vida radicalmente evangélica, isto é: viver em espírito de oração e devoção e em comunhão fraterna; dar um testemunho de penitência e minoridade; anunciar o Evangelho ao mundo inteiro em espírito de caridade para com os homens; pregar por obras a reconciliação, a paz e a justiça; e mostrar o respeito pela criação. (cf. Art. 1 CCGG).

O Início

Uma das decisões mais importantes do Capítulo Provincial de 1979 foi a aprovação da separação física dos cursos de Filosofia e Teologia, que eram integrados no Instituto Franciscano de Petrópolis (ITF).

Para dar início a este ambicioso projeto, em 1980 foi constituída uma comissão, que elaborou o Projeto Educacional visando esta nova empreitada.

Uma nova Comissão foi nomeada para dar continuidade aos trabalhos. Durante os contatos, a Comissão foi a Rondinha, no município de Campo Largo, onde a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus estava construindo um grandioso projeto.

Frei João Crisóstomo Arns, presidente desta Associação, apresentou à Comissão o projeto e manifestou interesse fraterno em doar parte da área para a instalação da nova casa de formação.

Reunida no dia 3 de setembro de 1980, a Comissão recebeu a confirmação oficial da doação do terreno. No dia 11 de novembro deste ano, o Definitório se reuniu em São Paulo e aprovou por unanimidade a proposta.

No ano seguinte, durante o mês de maio, o Definitório escolheu o nome da nova casa: São Boaventura. Logo em seguida, no início de agosto, começou-se a construção da casa. Foram iniciadas três residências.

Frei José Fernando, Frei Hermenegildo Pereira e Frei Guido Scheidt
Frei José Fernando, Frei Hermenegildo Pereira e Frei Guido Scheidt
Construção do Módulo 3 e Módulo Central
Construção do Módulo 3 e Módulo Central
Frei Basílio Prim (Ministro Provincial), Frei Agostinho Piccolo e Frei João Crisóstimo Arns (Presidente da AFESBJ)

Frei Basílio Prim (Ministro Provincial), Frei Agostinho Piccolo e Frei João Crisóstimo Arns (Presidente da AFESBJ)

Bênção e inauguração

No dia 5 de novembro de 1981 foi feita a bênção das obras, com a participação do Arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto. Nos dias 14, 15 e 16 de março, o Definitório Provincial se reuniu em Rondinha, colocando na pauta da reunião também os últimos detalhes para a festa de inauguração.

Frei José Fernando Eberhardt, ofm, que acompanhou de perto as obras, descreve assim a inauguração: “O dia 17 de março amanheceu claro e ensolarado, compartilhando a nossa alegria. Logo cedo foram chegando os primeiros confrades dos pontos mais distantes da Província. Mais tarde foram chegando os convidados dos locais mais próximos. Às 10 horas, começamos a celebração da Liturgia da Palavra, com a bênção das construções, presidida pelo Ministro Provincial Frei Basílio Prim: acolhida e ato penitencial, na entrada do terreno; procissão com cânticos e salmos e paradas em cada prédio, para bênçãos e leituras. Assim, após havermos percorridos as três residências (duas dos confrades estudantes e uma da comunidade formadora), as obras da capela, os pátios e jardins e as dependências do Centro Comunitário, detivemo-nos no salão, onde encerramos a Liturgia da Palavra, com a bênção da imagem de São Boaventura, seguida da homilia do Ministro Provincial e da alocução do Arcebispo Metropolitano Dom Pedro Fedalto. Coube também a este a presidência da liturgia eucarística, ladeado por Dom Jerônimo Mazarotto e Dom Carlos Schmidt. Pouco mais de 200 pessoas participaram da celebração – quase todos religiosos e religiosas – sendo que mais de 80 eram concelebrantes”.

Tradição franciscana

Com o novo instituto, a Província dava continuidade a uma tradição mantida no Brasil desde sua instituição no século XVI. Por essa escola franciscana foram formados não só grandes nomes da intelectualidade brasileira, como também renomados filósofos pesquisadores. Os professores Raimundo Vier (medievalista), Damião Berger (helenista), Constantino Koser (medievalista), Paulo Evaristo Arns (humanista), Arcângelo Buzzi (filósofo), Leonardo Boff (teólogo), Hermógenes Harada (franciscanólogo), Antonio Moser (teólogo), Fidélis Voering (medievalista), Ildefonso da Silveira (historiador), são alguns destes nomes.

Assim, essa escola franciscana torna-se a depositária de uma herança ímpar no ensino, na pesquisa e no saber filosóficos. A par do saber e da experiência acumulados, pode-se encontrar junto aos franciscanos um dos maiores acervos de obras das áreas de filosofia e ciências humanas do Estado do Paraná, sem mencionar as muitas obras raras. Com o objetivo de colocar à disposição da comunidade esta verdadeira riqueza, a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus solicitou o credenciamento da Faculdade de Filosofia São Boaventura, visando constituí-la como um centro de excelência no ensino da filosofia e da pesquisa em estudos medievais.

Credenciada pela Portaria Ministerial em março de 2002, no mês seguinte a Faculdade de Filosofia deu início a suas atividades, com a realização do primeiro processo seletivo e abertura do primeiro ano letivo. O curso de filosofia da Faculdade de Filosofia São Boaventura fundamenta-se, primeiramente, em uma necessidade intrínseca à própria natureza da instituição enquanto voltada à educação superior.

A estrutura do terreno onde foram construídos os módulos e a capela