Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vocacional

SER FRANCISCANO, É ISTO QUE EU QUERO!

Ser Franciscano, é isto que eu quero!

Vocação é chamado de Deus. Deus nos chama, mas a resposta é sempre humana. O primeiro chamado é a vida. Uma vida como um grande dom de Deus. Antes mesmo de eu existir, Deus já me conhece e amava (Jr 1,5). Se Deus nos chama à vida, qual será a nossa resposta? Bem, as respostas podem ser mais avançadas, no entanto, uma coisa: Qual é a resposta que Deus espera de mim?

O Amor de Deus nos chama a vida, mas também nos chama a fé. Fé que brota do encontro como o grande Mestre. “Para além das vocações de consagração especial, é uma vocação própria de todo o processo: também é uma vocação que indica um grau elevado de vida, ordenada, indicada na santidade. Quando descobrimos Jesus e os amigos do seu evangelho, a vida muda e somos impelidos a nos comunicar com outras experiências ” (Bento XVI). O chamado Deus e a resposta humana são o mesmo princípio, o diálogo e a experiência com Jesus Cristo. É uma experiência profunda que surge uma resposta humana ao chamado divino.A vocação não é chamada concluída, pronto e estático, é cuidado e atenção, poisé uma semente que precisa ser cultivada em todo instante . Por que você está ao alcance de Deus, pode usar os atentados e fazer alguma coisa para expressar sua voz. “Muitos são escolhidos, poucos os escolhidos” (Mt 22,14); “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Lc 10,2ss).

A vocação não tem como ver – Fazer algo, de vez em quando, coisas podem ser feitas. Mas tem uma coisa com Vida, em Ser algo coisa. Nesse sentido, dar uma resposta a Deus é colocar na escala de identidade. Não é simplesmente fazer, mas Ser. A resposta vem dentro, o mais profundo do ser, pois esta é uma identificação do que fazer e fazer.

Francisco, em seu processo de discernimento, rezava: “Senhor, quem quer fazer?” Esta é uma pergunta que deve fazer todo o processo profissional de um candidato à vida religiosa. Diante do Evangelho de Jesus Cristo, sem processo de conversão, ele também rezava: “Senhor, é isso que eu quero, é o que eu faço todo o coração” .

E aqui fica uma pergunta: O que você quer realizar de todo o coração? Porque é que a vida dos irmãos Menores é “seguir mais perto de Jesus Cristo, movido pelo Espírito Santo” , é uma vocação própria de menores num único caminho de conversão, segundo a forma de vida observada e proposta por São Francisco.

Se você quiser, seja religioso, entre em contato conosco e venha nos conhecer! Paz e Bem!

 

CONTATOS
  • Animador vocacional: Frei Samuel Ferreira de Lima
  • E-mail: f radesrondinha@gmail.com
  • Facebook: Frades Rondinha
  • Telefone:  (41) 3291-6000
  • Encontros vocacionais: Todo 1º Domingo de cada mês, às 9h30 na Paróquia Bom Jesus em Curitiba – PR.

Conheça mais sobre o serviço de animação vocacional da Província.