Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conheça a Pastoral Universitária

09/06/2018

O espírito franciscano é aquele que transcende, dialoga com tudo e com todos. É nessa dinâmica que os frades estudantes do Convento São Boaventura atuam na frente da Pastoral Universitária, na FAE Centro Universitário e Colégios da rede Senhor Bom Jesus de ensino. Ser presença franciscana, um pequeno e miserável servo de Deus, é o que os estudantes buscam todas as vezes que, junto a esses locais de Educação, rezam, conversam, escutam e trabalham para a construção do Reino de Deus.

As atividades nesta atuação pastoral são as mais variadas: visitar salas de aula, coordenar orações em setores de trabalho, realizar momentos de espiritualidade, participar das atividades dos estudantes e voluntários (visitas ao Pequeno Cotolengo Paranaense – organização de amparo a deficientes mentais -, Orfanatos e Escolas). Enfim, ser parte juntamente com os alunos, em suas atividades, para que nosso serviço não seja um simples voluntariado, mas sim uma atividade Pastoral.

Um diferencial nesta pastoral, que além do acompanhamento como frades menores nas atividades, somos alunos como os alunos. Estudamos no mesmo local, partilhamos da mesma ansiedade em semana de provas e corremos em busca do conhecimento. Isso faz com que nós frades, nos aproximemos mais dos alunos, seja por estar na universidade, seja pela idade próxima, em suma, pelo diálogo franciscano que é universal.

Pois bem, cada dia de pastoral é uma novidade, novos desafios, novas pessoas atendidas, novos locais. É um desafio falar de Deus sem reduzi-lo a padrões humanos, mas, antes de tudo, uma experiência concreta e particular. Mas nós temos a certeza que o Pai Amoroso nos inspira a palavra certa, na hora certa. Levar a mensagem franciscana e cristã é a constante de nossa busca e nossa evangelização nesta frente de pastoral.

Paz e Bem.


ATIVIDADES PASTORAIS: A PRESENÇA FRANCISCANA JUNTO AOS IDOSOS.

Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os susterei e eu os salvarei. Isaías 46:4
Frei Rodrigo José Silva, ofm.

Dentre as atividades pastorais realizadas pelos frades estudantes na etapa da filosofia, estão as visitas aos idosos residentes em casas de repouso, como é o caso do “Lar Sagrada Família” em Campo Largo.

É indizível a satisfação em poder estar junto destas pessoas tão especiais que, no entardecer da vida, muitas vezes debilitadas física e/ou psicologicamente, necessitam de tão pouco e tanto tem a nos oferecer.

Como é bom poder ser um ouvido atento à suas tantas histórias, quanta sabedoria de vida transmitida em palavras sussurrantes, ditas em voz trêmula, ou em simples gestos quando já lhes faltam as palavras.

Tamanha é nossa alegria em ser este ombro amigo, poder dar-lhes um abraço carinhoso e fraterno, ser uma mão estendida e pronta para acolher, cantar juntos uma bela canção, elevar a Deus pedidos e agradecimentos numa mesma e universal oração, oferecer um simples sorriso, que denota respeito e gratidão.

Ser presença franciscana junto destes senhores e senhoras, nossos queridos vovôs e vovós, abrigados e cuidados neste lar que generosamente também nos acolhe, é uma bonita forma de sentir e partilhar a presença de Deus entre nós.

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course