Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento São Boaventura abre as portas para o IV Curso de Agentes de Pastoral Universitária

29/05/2017


“Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los”. 

No final de semana 26, 27 e 28, aconteceu no Convento São Boaventura, o IV curso de Agentes de Pastoral Universitária, promovido pela Comissão Episcopal para a Cultura e Educação – Setor Universidades da CNBB.

Na sexta feira, para começar bem os trabalhos, nada melhor que começar em torno à mesa da Eucaristia, presidida pelo assessor nacional padre Danilo Pinto. As Boas vindas ficaram por conta da secretaria nacional do Setor Universidades Taciane e pelo anfitrião da casa Welligton, que é coordenador arquidiocesano do setor universitário e agente pastoral da FAE. Ainda na dinâmica de boas-vindas os dois fizeram uma breve introdução sobre o Setor Universidades, que “é um espaço de diálogo, comunicação e articulação criada para dinamizar a ação evangelizadora no meio universitário junto às Dioceses e Regionais”. A conclusão dos trabalhos da noite, ficou por conta do padre Danilo, que trouxe uma reflexão sobre a visão da Igreja e da educação do Papa Francisco a partir da Evangelli Gaudium.

O segundo dia de atividades também se iniciou em torno da mesa da Eucaristia, presidida pelo padre Francisco, participante do encontro. A manhã foi dividida em duas partes a primeira, padre Danilo, explanou sobre o ‘atual cenário do Ensino Superior no Brasil, a partir do Censo de Ensino superior do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Entre o intervalo e a segunda parte da manhã quem fez uma breve passagem pelo encontro foi o Arcebispo da Diocese de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, que agradeceu de forma singela os agentes de pastoral pela disponibilidade de se colocarem a serviço de um universo desafiador que é o mundo universitário.

O bispo, em suas breves palavras frisou que: “o nosso testemunho, vai sucinta perguntas secretas a quem anda com muitas perguntas e nenhuma resposta, antes ou depois eles se aproximam”. E concluiu falando que “é muito fácil crer dentro da sacristia e dentro da igreja, mas crer fora de lá e em ambientes acadêmicos, é preciso muita fé” e desejou que nunca faltasse o Espirito Santo na vida dos agentes.
Na segunda parte da manhã, foi realizado estudo de casos de discussão sobre os desafios da Pastoral Universitária.

A parte da tarde foi preenchida com três palestras, a primeira com o tema: ‘Pastoral Universitária e Família, a partir da encíclica Amoris Laetitia’, ministrada pela professora Larissa Menegatti de Curitiba (PR), que trouxe presente entre muitas luzes do documento, duas palavras chaves: “discernimento” e “misericórdia”. A segunda palestra quem trouxe o tema: ‘A misericórdia como inspiração para a presença da Igreja na universidade, a partir de Misericordiae Vultus’ foi o Professor David Lorenzo de Salvador (BA) e concluindo o momento de palestras o professor Humberto Contreras de Curitiba (PR), apresentou: ‘Elementos de Laudato Sí para ação evangelizadora em âmbito universitário’.

A oração da tarde foi conduzida pela colaboradora do Setor Universidades, Luana Kaminski, e Valcir Moraes da Pastoral da PUC-PR, a partir da espiritualidade da comunidade Taizé.

Vivenciada a experiência da oração, foi hora da tão esperada noite cultural com comidas típicas do Paraná, estado anfitrião e com apresentações das regiões participantes Sul, Sudeste e Nordeste, concluindo a noite, não poderia faltar a espiritualidade franciscana, frei Erick contou, cantando para os participantes o que era a perfeita alegria para São Francisco, em seguida atendendo aos pedidos os confrades presentes cantaram outros belos cantos da espiritualidade franciscana, concluindo assim o segundo dia atividades.

O último dia começou bem cedinho, pontualmente, às 7h da manhã, com o café. Em seguida os agentes participaram de uma mesa redonda sobre os eixos: espiritualidade, reflexão e socioeducativo tendo como mediadora: Taciane Barros e a participação dos professores: David Lorenzo, Humberto Contreras e Larissa Menegatti. Em seguida foi apresentado um Painel de experiências positivas de Pastoral Universitária, tendo como mediado: padre Renato Alves.

Se durante os outros dois dias a abertura do dia foi em torno da mesa da Eucaristia, o último dia de trabalho foi finalizado em torno da Eucaristia como forma de agradecimento por tudo que foi e estudado e vivenciado, para melhor estar na ação evangelizadora no Âmbito Universitário. Agora, é hora de ir em missão e colher os frutos plantado, pois como dizia dom Hélder: “Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los”.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=