Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XXX – As obras interiores e exteriores

02/03/2021

 

Fazer em tudo a Vontade de Deus

Vontade de Deus, agir, criar: operações, obras.

Não querer nada a não ser querer o que Deus quer = obras.

Este nº 23 é um capítulo comprido, onde está comentado todo o segredo da Espiritualidade do Mestre Eckhart, espiritualidade medieval.

Procure entender bem o profundo da espiritualidade medieval, senão você fica na superfície.

O profundo da espiritualidade medieval está em São Francisco também. Não olhe tanto a diferença, mas olhe o comum que está no fundo. Qual é?

Se você entende bem o nº 23, dá tranquilidade, mostra o segredo da vida espiritual. No estudo da espiritualidade devemos encontrar paz, que você quase sente fisicamente a paz. Esse texto, se você entende direito, dá paz. Na vida espiritual não tem esse negócio de santo e pé rapado. Nós todos podemos alcançar o que esses místicos dizem.

A 1ª frase: “Supondo-se que certo homem, com todas as suas forças interiores e exteriores…

Obras internas e externas. Obras significam desejo de agir. Obras interiores: oração, meditação, silêncio. Na vida espiritual não estamos sempre em conflito entre obras interiores e exteriores? Dizemos: devemos equilibrar. Qual é a sua ideia? Rezar para ter força para trabalhar? E isso? O trabalho é o exterior? Rezar é o interior?

Temos dificuldades de entender pessoas que só fazem obras interiores, ex. Irmãs Contemplativas.

Esse modo de pensar, temos que examinar, obras interiores e exteriores, senão você não cresce na Vida Espiritual.

Para Mestre Eckhart tanto rezar como lavar louça é obra espiritual. Os documentos da V.R. hoje falam disso. Em que consiste o trabalho religioso? O que é vida espiritual?

A oração não é só no nível de resolver dificuldades pessoais, piedade devocional.

Agora, o encontro com Deus é trabalho de encontrar-se com “a fonte”, força para todas as fontes. É confronto com uma força espiritual, isso é fundamental e válido também hoje.

Jesus Cristo no Evangelho, ele não faz outra coisa, senão trabalha e busca fazer a vontade de Deus.

Fazer a vontade de Deus, essa formulação no usual, não gostamos muito, temos até trauma.

Em Hebr 10, “Pai, deste-me um corpo: Eis que venho fazer a tua vontade.”

Fazer a vontade de Deus é o próprio Deus em ação. Deus está continuamente criando. Eu existo porque Deus está continuamente me criando a cada momento. “O Pai trabalha sempre.” Os textos franciscanos dizem: Deus está continuamente operando. Desejamos sempre o espírito do Senhor e seu santo modo de operar.

Você quer trabalhar como Deus? Trabalhe com Ele, ou melhor, deixe que Ele entre em você e trabalhe em você. Não queira outra coisa do que o que Ele quer (queira o querer dele!)

Como é que a gente faz para não querer outra coisa a não ser querer o que Deus quer? Quero o que Deus quer? Para isso temos que chegar a um estado de não ter um apego e nos dispor: Faça-se em mim, segundo a tua Palavra. Eis-me aqui! Aqui estou! Usa-me Senhor! Sou inteira disponibilidade.

Dispor-se: quero fazer a vontade de Deus. Como é essa atitude de querer fazer a vontade de Deus? Usa-me, Senhor. Fique calmo, se entregue a Nosso Senhor, que Ele faça a sua vontade. Isso dá calma. Faça isso com clarividência. Eu quis fazer isso para alcançar uma vontade disposta nos votos. Senão, em vez de resultado positivo, dá trauma.

Doação, seguimento, entrega está atrás dessa disposição de fazer a vontade de Deus. Esse fundamental, presente em todas as espiritualidades e em todas as vidas cristãs engajadas. Não podemos viver a V. Religiosa sempre fugindo, sem ter clarividência.

Vou ao Eremitério para cultivar essa disposição, querer o que Deus quer.

Tanto numa como noutra, é Deus fazendo em mim, tanto matando porco ou rezando, tanto uma como a outra é obra, é Deus agindo em nós. Em tudo o que Deus age, está agindo universalmente, é doação, é amor.

Não basta dizer: é preciso fazer bem o que faz, mas tem um anterior, a fé, a vontade de Deus.

Nossa Senhora é modelo de vida ativa e de vida do espírito ao mesmo tempo. Quanto menos vontade tem, mais impulso de Deus tem. Examine-se dentro de você, se não tem impulso próprio. Fique atento para que quando Deus age em você, você engate, age com ele. Vê se não fica preguiçoso.

Está falando contra o quê? Pietismo. Onde você diz: faça comigo o que queres, eu me entrego, esse não é discípulo, é filhote? Esteja sempre atento para que quando Deus te visitar, você esteja pronta a colaborar.

Deus age em você, e você tem que entrar nessa ação e estudar, meditar. Maria, nem tudo entendia, mas guardava e meditava em seu coração. Meditar é ficar estudando, pesquisando, no fundo é estar na disponibilidade do Senhor.

Trabalhe em você, em sua concepção tradicionalista de Deus. Deus aceita isso, mas é pena, Deus te escolheu para ir mais fundo. Quero ser semelhante a Ti Senhor. Deus não é papaizinho, ele pede uma atitude mais adulta. Quero trabalhar contigo, trabalhar como Tu trabalhas, Senhor Jesus.

Essa disponibilidade: eis-me aqui, não quero outra coisa. Fique de olho em cima de você para não decair e querer o que você quer (egoísmo, vontade própria, capricho).

Treine o estar disposto, vê se não fica parado, treine a tua vontade. Ser disponível é estar nessa atitude de estar disposto… e, quando Ele vier, engata na DELE, fique no ponto de salto, para quando Ele vier saltar para dentro.

Estar na disponibilidade é estar na disposição de não querer senão o que Deus quer.

Critério para examinar: Examine o que você gosta, isto revela a tua vontade. Treine a disponibilidade. Seja bem sincero consigo e logo verás se estás fazendo a vontade de Deus ou a tua. Eu preciso colocar um preferencial para uma coisa mais interna. Ex.: Ser disposto e disponível.

* Questão nº 1 (problema) Como é colaborar com Deus! Devo colaborar com uma obra, qual? Aniquilar a si mesmo, acabar consigo, morrer a si mesmo, tornar-se pequeno de si mesmo. Agora, ainda é falho se Deus não consome. Ex.: Anunciação, Maria é sóbria, precisa, real, verdadeira, tranquila, bom senso!

Se Deus coloca assim…, pois não! Levanta e assume. Não fazer cacoete de místico sofisticado (Nossa Senhora não fez isso).

O que mais impede a verdade é o ensinamento. Senhor, consuma em mim a obra começada. Trabalhe o eu, para que o eu não exista mais, e Ele entre: Senhor que TU cresças em mim e eu diminua. Faça o que pode de tua parte, sofre não conseguindo, declarar continuamente, que só se Deus entra em mim, a obra começada será consumada.

O aniquilamento melhor é o empenho, é limpar. Ex.: Como um amigo que você gosta pode ficar 4 horas, e com Jesus fica 4? Sentimos necessidade que Deus entre em nós? E nos leve a consumação.

Humilhar-se, eu me esforço mais para me dispor. Estar sempre vigilante. Vigiar é da própria estrutura do encontro com Deus. Deus nos aparece com mil e mil disfarces: como irmã chata, pessoa simpática, uma visita, atrás está N.S. Jesus Cristo, está pedindo o nosso amor. Sê sempre vigilante. Enfrente Deus, está atrás de tudo.

Ser vigilante e na disposição ativa de colaborar. Vamos trocar o nosso corpo cheio de vícios e pecados, pelo corpo e sangue de N.S. Jesus Cristo.

2ª Questão: Como Deus há de destruir o homem pelo homem mesmo?

Deus aniquila a gente. Deus resiste ao orgulhoso e o próprio humilhar-se é elevar-se. Como?

No ponto de vista de encontro com Deus estou menos do que mais? Senhor, não consigo, tende piedade de mim! O sentimento de humildade não é nada agradável. Ó Deus vinde em meu auxílio.

Humilhação! Deus resiste os orgulhosos. Deus quer entrar na gente. Se quisermos que Deus goste de nós é ser humilde. Ser humilde é bonito, nobre.

Na busca de Deus, quando percebemos que somos indiferentes, começamos sofrer, percebemos que estamos ruins, não gostamos de nós porque não somos como devemos ser, isso é humildade, diante de Deus estamos elevados.

Quanto mais a pessoa se conhece e quanto mais é humilde, a pessoa sente a chateação de não ser o que deveria ser.

Não bancar o menor, mas ser o menor. Não fazer como se fosse. Sofre ser como é, não é amor, não corresponde, sou o pior do mundo, porque se alguém tivesse recebido tanta graça como eu, não seria ruim como eu. A pessoa não sabe se é humilde.

Tu não sabes quantas graças recebi e como sou indiferente e não amo.

Nós fomos criados do nada e gratuitamente. Se Deus continuamente não nos sustentasse, nem sequer poderíamos dizer Abba! Pai!

A imagem que temos dos santos é errada, pensamos que são perfeitos, mas eles sentiam a mesma coisa que nós e sofriam com isso. Se esforçar continuamente como alguém que não tem mais direito. Ter essa percepção de si mesmo é a grande graça.

3ª Questão: Qual afinal a intenção de Deus, para insistir tanto nessa espoliação de tudo?

Quanto menos apegos, mais disponíveis a Deus. Tudo o que temos é emprestado por deus. O nosso próprio é o pecado, a ingratidão.

Eckhart está dizendo: Deus faz isso, porque Ele quer se dar. Ele é todo o dom, Ele se dá.

Ele se dá a nós em forma de Eucaristia, não percebemos que Ele está se dando. Nas coisas, acontecimentos, Ele está se dando. E nós nos apegamos nos presentes que Deus dá e não captamos, e não acolhemos o amor dele. Entenda a lógica de Deus, o amor que Ele tem por nós. Quando Ele é o presente.

Ele quer ver o “só” e “totalmente” o nosso bem. Não fique preso  ao dedo de quem aponta o monte de ouro. Olhe o tesouro! O tesouro é o próprio Deus se doando. Isso dá uma paz enorme.

Apegos e desapegos para quê? Por quê? Entendeu?

Pobreza de espírito não é carência, mas atitude em ver em tudo Deus se doando e pedindo que o acolhamos, que façamos a vontade de Deus.

A pobreza é a cabeça das bem-aventuranças, é o que acima está descrito. É a possibilidade de Deus entrar em nós, por isso a pobreza é fundamento.

Atitude Meu Deus e meu tudo, Deus se torna tão onipotente que é nossa vida, valor, tudo. Ser aberto a acolher a vontade de Deus. Ele quer o melhor para nós. Ele só consegue dar a si mesmo. Em tudo, deixe que Deus queira o melhor de ti, isso é fazer a vontade de Deus. É ter Deus como riqueza. Isso dá unidade a sua vida cristã.

4ª Questão: Queres saber o que é realmente um homem pobre?

Pobre no espírito é mais do que dispensar-se de tudo o que não é necessário.

Para quem descobriu quem é Deus e sua vontade, não existe nem uma coisa que nos satisfaça, senão Deus.

Deus é o nosso Sol (Diógenes – Filósofo pobre) É a maior riqueza, você não entende por que não sabe do que se trata. Ele é minha felicidade.

Fazer a vontade de Deus não é uma coisa obrigada, sem entender, o que é o amor de Deus. E que Ele quer o melhor para nós. Tudo o que recebi é Ele que está me doando. Com gratidão recebo.

À medida que entendo isso percebo minha indiferença, e como o deixamos de lado. Estamos mais para lá do que para cá, e não nos interessamos por Ele; percebemos que não pegamos bem o fenômeno do encontro. Compreenda a lógica de Deus e mande brasa ali dentro.

Desprezar, renunciar é próprio daquele que descobriu o que é nossa riqueza, e, por Ele, sou capaz de renunciar por amor a Ele. Traz por amor à pessoa que me ama. Faz por gratidão. Rnb = pobreza.

5ª Questão: Sou fraco, minhas fragilidades e enfermidades, não seria a razão retardadora nessa caminhada de perfeição?

Gostaria de ser assimmas sou cheio de defeitos. Peço ao Senhor que tire o defeito se for melhor para mim. Se tira, ame o Senhor, se não tira, ame o Senhor e assuma o seu defeito como exercício, acolha sempre com humildade a N.S. Jesus Cristo.

Ex.: Na meditação, por minha indiferença estou impedindo que Ele se doe a mim. Se Ele não tira esse defeito, entenda isso como exercício para crescer no amor. Às vezes, se Ele tira a dificuldade, você terá a sensação de ser grande, generoso, orgulhoso.

6ª Questão: Deus dá a cada um como convém-medida justa.

Jamais se medir com o dom que o outro tem. Não tenha inveja de São Paulo, Deus me deu o dom de ser eu mesmo, é o melhor que Deus podia me ter dado: pecados e vícios é não acolher assim. Não ser resignado, mas contente, ö que Deus me deu, me deu é o melhor que tem”. O segredo é com gratidão acolher.

Ex.: No amor humano, casamento. Se o companheiro pensa que o outro me quer porque tenho talentos, qualidade? Na realidade no amor humano não é assim, se é fenômeno de encontro, é amor, ama e por que ama, a pessoa tem essa, aquela, e aquela outra qualidade. Quando o rapaz ou moça se sente enamorado, muda. Um descobre qualidade no outro, que os outros não vêem. Quem cria qualidades boas em mim é o amor de Deus. Eu comecei ter virtudes depois que conheci Deus. Ele me transformou!

7ª Questão: Receio que não apliquei bastante esforço nisso e que não cultivei tal mente como poderia e deveria fazer.

Fique tranquilo. Deus te ama! Você quer amar a Deus e você se percebe indiferente. Sofra isso. Fique tranquilo e sofra. A indiferença faz Deus sofrer. Ele aguenta.

Estou com medo e sinto que não faço o que devo! Deus é amor; Ele sabe de tudo, Ele ama, sabe de tudo, sofra e aguente. Ame a Deus com tranquilidade e não com má consciência, como alguém que sofre porque quer coisa boa.

Nosso Deus é humilde e apaixonado, Ele te ama. Assuma tua imperfeição e com alegria abra-te a N.S. Jesus Cristo.

8ª Questão: Deus realiza tantas coisas em tanta gente e estas são agradecidas.

Fazer a vontade de Deus é a meta e a melhor ação… Seja feita a tua vontade!

Espiritualidade, vida espiritual, é busca de realização como religiosa/o, é graça! Temos que nos conscientizar e ter mais ambição.

Ver atrás de tudo o nosso Deus que quer o melhor de nós. Nossa vida começa se unificar por si mesma. Ter essa evidência, acreditar, exercitar isso por 20, 30 anos. Isso vale para qualquer profissão, não seja imediatista.

Caminha para Deus e verás que és paz!

Na verdade é assim que me deve bastar a vontade de Deus. Em toda parte onde Deus quer operar ou dar, a vontade divina me deve ser tão preciosa e querida que para mim não seria de menor apreço o que Ele quer do que quando de fato me desse o seu dom ou operasse em mim o que almejei.

Destarte todos os dons, todas as obras de Deus se tornariam minhas, e ainda que todas as criaturas empreendessem o que pudessem, o melhor ou o pior, não conseguiriam tirar-me estas dádivas de Deus.

Como poderia eu lamentar-me, uma vez que todas as dádivas concedidas aos homens se tornaram minhas? Por Deus!

Síntese

  1. Falamos da Espiritualidade teocêntrica – vertical (Medieval antiga) e da Espiritualidade antropocêntrica-horizontal (moderna-hodierna) e dividimos a comunidade cristã em grupos que ora são da espiritualidade antiga (tradicionalista) ora de Espiritualidade de hoje (progressista e moderna).

Esse “esquema”, esse “método” de classificação está hoje no fundo da “cabeça” de todo mundo, como uma programação silenciosa, bloqueando o livre crescimento eficiente e mais inteligente no ser cristão e no religioso. É que a compreensão de “Deus” “teo-cêntrico” e a compreensão do Homem antropocêntrico, que está atrás desse modelo não é somente superficial, mas é até “Materialista”, para não dizer superficial-infantil.

Por isso: se quisermos aprender das fontes e dos textos espirituais da Grande Tradição da vida cristã, tanto dos tempos antigos como atuais, é indispensável que você se liberte desse bitolamento da Sociedade de consumo “espiritual” clerical, para ter uma mente aberta à Verdade viva e sempre nova do ESPÍRITO de Jesus Cristo, pulsando nessas fontes e nos textos místicos e espirituais do Ocidente Cristão, tanto de ontem, como de hoje.

  1. Em Mestre Eckhart percebemos: o Homem Cristão (Homem sentido genérico = mulher, varões, crianças, bebês e também embriões humanos). Só é plenamente humano, isto é, e bem humano, isto é, está bem, se possui Deus, o Deus do Evangelho, isto é, Deus revelado por Jesus Cristo.

Daí o grito de São Francisco “Meu Deus e meu tudo!b”

III. Perguntas

  1. Como você está entendendo essa exclamação de São Francisco? (atenção)
  2. Você vê claramente que Essa Supremacia Radical e total do Deus do Evangelho nada tem a ver com Espiritualidade -– Teocêntrica?
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download