Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XXI – Como o homem deve manter-se em paz. Quando não se encontra em aflição externa, como Cristo e muitos santos, e como deve seguir a Deus.

02/03/2021

 

Qual é a tese que M. Eckhart apresenta? Leia e releia, você entendeu?

Fazer na nossa medida e do melhor modo possível. Entenda a importância disto; pois aqui está o segredo da espiritualidade cristã.

Deus deu para cada um o seu modo.

O que significa ser todo, ser universal, ser católico, sendo bem pessoal.

A gente diz: São Francisco faz jejum 40 dias, e eu? Você não precisa repetir o que São Francisco fez, mas ter a ambição que São Francisco teve no seguimento a Jesus Cristo.

Hoje há falta de ambição. É necessário ambição, querer. O perigo é ser indiferente. Por que não temos mais élan, mais gosto, por aquilo que é nossa causa? Por que não consegue ser irrequieto pela busca?

O texto mostra uma pessoa empenhada, olha o outro o que faz, compara e dá inquietação.

Você é uma pessoa que se contenta com qualquer coisa? Você não quer buscar mais? Você percebe que não está bem? Entre nessa crise, perceba que você está mal, ruim, que dá pouco de si.

Manter-se em paz, segundo o texto, o que significa? Manter-se em paz sem esforço. Paz significa manter certo modo de ser; e ser fiel ali dentro.

Querer demais, foge do manter-se em paz. Manter-se em paz e tranquilidade. É neste sentido que está falando.

Mantenha um modo de ser que leva a crescer. Modo, medida certa, que recebeu como tarefa. Paz significa assentar-se constantemente na coisa que você está, a sua força de busca.

Não procure vivências grandes, mas mantenha-se, permaneça, treine um método, um modo.

Existe um modo de ser que é espiritual, é uma medida, atitude, postura, em que esteja fazendo o que fizer, você tem que manter, é a medida certa, isto é, a vontade de Deus. Essa é a medida própria, maneira de ser grande. O importante é nunca esquecer isso.

Como manter-se em paz? Estar continuamente lembrando. Manter a medida adequada para cada coisa que você enfrenta.

Deus me fez assim do jeito que sou, porque melhor não podia me ter feito. Deus, para ele, é incapaz de dar ou fazer coisa que não presta para nós.

Deus nos doou para cada um de nós inteiro, todo. Sou único para Deus. O segredo é manter a medida que Deus me deu. Atenha-se a isto, é manter-se. Olhe para Jesus Cristo, aprenda dele a fazer em tudo a vontade de Deus.

Ex.: Para mim o mais difícil pode ser… não comer bombons. Cada um sabe o nome de seu bombom, o mais difícil para si. Aqui está o segredo da vida, e mostra o como jejuar, o como seguir Jesus Cristo.

A gente pensa que Deus está longe da gente. É comum, mas não é verdade.

O motivo por que você faz ou não faz é importante. Ao fazer, fazer de todo o coração, todo disposto. O desânimo é o não fazer. Não diminua o élan do fazer, do operar. Se alguém te anima você vai, mas é preciso cada um pôr mestre dentro de si, mantenha-se no pique da busca, mantenha o élan.

O que bloqueia e destrói o fazer é não ter mais o 1º amor, pois tira o élan. Mestre Eckhart diz: mantenha o 1º amor, esse desencadeia o esforço.

Esse ponto é importante, Deus sempre me ama. Pode estar ruim da minha parte, mas da parte de Deus sempre está bom. Pense nisso: Deus sempre me ama e está perto de mim.

O grande da realidade humana não passa de um dia. Mantenha a medida própria de cada dia e se disponha. Vamos! Tenha ânimo! Tenha elã. Assim é a dinâmica de fazer a vontade de Deus. Cresça na capacidade de em tudo fazer a vontade de Deus.

Mestre Eckhart está mostrando, em nossa vida espiritual, o modo, a medida. E você é capaz de captar se presta atenção, a medida é o modo da vontade de Deus para você. Então a pessoa resolve na hora, presta atenção num ponto, e isto tem que pegar, e pegando isso você está seguindo Jesus Cristo. Para cada um tem seu modo especial. Olhe para dentro de você, preste atenção, capte, e pegue esse ponto, senão você bobeia. O manter-se não é fácil, precisa atenção.

Se você não está perto de Deus, Deus está sempre perto de você. Deus não se incomoda se você se considera perto ou longe dele (nossos sentimentos e medidas). Ele está sempre perto de nós (é revelação). Construa sobre isso. Deus está sempre querendo grudar em mim.

Ex.: O pecador quer fazer grandes penitências para estar perto de Deus, para aproximar-se de Deus. Deus diz: o que quero é que peças perdão. Uma palavrinha basta. Aceite que estou junto de ti. Mude de mentalidade. Construa sobre a revelação e não sobre os sentimentos e sua medida. Peça perdão e comece alegremente.

Deus fica diante da porta, Deus quer entrar e você não deixa entrar, você fica de porta fechada. Deus está sempre perto da porta e interessado para entrar. Compreender e aceitar um Deus assim é fazer a vontade de Deus, que redunda em tranquilidade grande.

Rigor = precisão, o ponto exato.

Pondere = preste atenção, como você deve imitá-lo, sou único, tens medida dentro de ti para captar isso se prestar atenção.

Para mim, em que consiste o seguimento? Tenho que descobrir a medida do meu seguimento. Acorde, preste atenção. Cada qual tem seu caminho. Você tem capacidade de acertar a sua medida de seguimento.

Preste atenção na medida, no modo de seguir de cada um, que é diferente e igual para cada um. A medida é o modo de ser. Ex.: Andar de ônibus, todos andam, agora cada um tem que experimentar mesmo o que é equilibrar-se, andando em pé, em estradas esburacadas. Cada um tem que fazer a descoberta do modo. Capta na tua medida o fazer a vontade de Deus.

Agora depende se você está sempre se medindo, se está fazendo a vontade de Deus. Para ver se não é vaidade espiritual, preste atenção para a medida que está dentro de você, que você irá captar e acertar. Assuma bem o que você está fazendo. É mais difícil assumir as chateações do dia-a-dia, do que assumir o extraordinário, este último dá satisfação. Trata-se de descobrir a medida que está dentro de cada um de nós.

AvaliaçãoDar-se nota, responsabilizar-se por aquilo que faz. Não vive a partir dos sentimentos de ser empenhado. O real é o que você aprendeu. Seja concreto, finito, pobre, mas é isto que o sustenta.

Princípio – tenha sempre a concepção fundamental: que Deus nos amou 1º, que Deus me fez do melhor modo possível, que Deus me ama, que Deus está sempre perto de mim. Mantenha-se em paz.

Se você está engajado, você tem o modo, a medida certa. Engajado significa buscando a vontade de Deus, prestando atenção para a medida que está dentro de você.

Tenha uma concepção mais assentada do dever que lhe cabe. Se você pega o seu modo, então pega o modo do outro, então você tem a chave da formação. Você educa não uniformemente, mas do mesmo modo.

O apóstolo S. Paulo em 1Cor 7,24 dá o método.

Ex.: Sobre a terra tem muitos vegetais, árvores, mas cada uma tem seu modo próprio de segurar a terra. Cada qual fazendo a sua parte dá o exemplo. Cada qual fazendo, buscando é o exemplo. O bom é o exemplo. (Nestor se tornou exemplo de pai de família cristã).

Só se empenhar não dá, tem que pegar esse ponto (o modo, a medida) e fazer. Não se tranquilize só como o empenho. Não avalie o sentimento, tem que avaliar o real, o como. Pegue o como.

O discípulo se esforça, mas quer pegar bem como é. Ex.: Como é fazer a vontade de Deus, imitar a Jesus Cristo? Não somos macacos, mas é preciso pegar o como de Jesus Cristo (as atitudes, as posturas, o como).

Deus procura mais o nosso amor do que nossas obras. Quem ama faz bem o que faz, quem ama faz e faz do melhor modo possível; não deixa o feijão queimar.

Deus não olha a obra, não comparar, mas vê como está na obra. Na esmola dos 20 centavos da viúva, Jesus Cristo estava atendo a atitude do coração, e não nas moedas.

O modo próprio de cada umesta é a única e minha possibilidade; é o que posso dar, o próprio.

Como isso? Escute, preste atenção, em cada coisa que você faz, tem atitude, postura, motivo, o como e o porquê você faz, tem o próprio. O grande (virtude) ou a miséria (os vícios).

De que maneira, cada um, na medida que pode, segue Jesus Cristo? O que posso, isto é, em concreto, em sua situação. Tem que ser concreto, enquanto pode, põe na balança. Ex.: Mestre de noviços é encargo e dentro do qual faço o melhor que posso. Dê tudo o que você pode enquanto mestre, assim se prepara para qualquer transferência, e lá você fará tudo o que pode, esta é a tarefa do ser religioso.

O modo próprio – Ex.: Cristo jejuou 40 dias (é a medida) preste atenção. É necessário ter a seriedade de Jesus no jejum de 40 dias. Cole-se, agudamente, e preste atenção sobre si mesmo, sobre o que você mais gosta, jejue naquilo: Quero ser grande seguidor de Jesus Cristo, então a que está apegado? Ao fazer, você tem que se abandonar. Não siga o instinto de fazer grandes coisas.

O Mestre Eckhart pega a gente no ponto nevrálgico. E São Francisco também quando na adm. 14 fala do frade que perde as estribeiras por pequenos atos, isso vale mais do que deixar de comer. Esse modo pega o eu pelo cangote. Por isso é difícil, porque é um ponto nevrálgico. Tenha prontidão para servir ao Senhor em qualquer lugar; saiba vencer-se (o modo é o mesmo do jejum de 40 dias de Jesus).

O martírio do dia-a-dia é maior, do que aquele de um golpe só. Não seja medíocre, descubra sua medida plena para Deus. Deus não fez a ninguém de nós imperfeito.

Mestre Eckhart tem um modo de pensar como o de São Francisco; quero dizer, os 2 hauriram do Evangelho de Jesus Cristo.

Sempre temos que ver o pessoal (a pessoa), não tem o genérico. São diferentes níveis da realidade.

Tarefa: Pegar cada texto e ver como tem que ser isso na formação, trazer questões bem boladas.

Pegar o princípio e ver como usar isso na formação?

Como isso aparece na formação, para a gente pensar como Mestre Eckhart pensa. Trazer para a reflexão a tarefa.

 

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
lynda course free download
download lenevo firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course

Conteúdo Relacionado