Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XXIX – Como se deve seguir a Deus de maneira perfeita

02/03/2021

 

Introdução

Em que consiste a diferença entre essa espiritualidade clássica e a nossa? Existe uma enorme diferença, devido à concepção de espiritualidade que nós temos.

Espiritualidade não é coisa piedosa, pessoal, particular que devemos seguir.

Eles gastam a vida para compreender e executar isso como programa de vida.

Estude, gaste energia da mente para intuir e ver de que se trata, na espiritualidade. Necessitamos ser mais profissionais na nossa busca. As outras matérias – história, geografia, matemática  – estudamos, mas espiritualidade não estudamos. Fazemos da espiritualidade algo empírico.

Somos religiosos mal preparados, na espiritualidade ninguém leva pau, ficamos de nível primário, não somos diferentes dos leigos.

Na compreensão da vida espiritual ficamos no nível quase primário, isso vem de uma compreensão que já vem de longo tempo. É perigo de ficarmos grosseiros no espiritual.

Francisco exorta todos os franciscanos: é importante possuir o espírito do Senhor, estar assim atinente, de olho em cima no vigor do Senhor e seu santo modo de operar. Aprenda o modo de o Senhor trabalhar.

O título nº 22 “De como seguir a Deus e do modo bom do seguimento.”

Como é isso? Como se faz para aprender isso? Como usar o dia-a-dia para isso? É praxe. Temos que despertar para isso. Temos que ser técnicos.

Você se preocupa com sua própria formação? Você tem que saber como fazer isso. Ex.: Meditação.

Os medievais tinham ideia clara e técnica de como fazer isso e aquilo da espiritualidade, eles tem muito estudo em cima da busca da vida do espírito.

Em tudo fazer a vontade de Deus – é um princípio através do qual organiza todo o resto. Quem consegue isso, trabalha intimamente como colaborador de Deus.

1ª frase do texto 22, diz de como adquirir, estudando o modo: a) O homem que quer começar vida nova, obra nova. Ex.: dar uma guinada na província ou ir para o eremitério. Leve a vida religiosa mais a fundo.

1º) Tem que querer mudar a vida, ter necessidade de mudar a vida, ter esse desejo forte de assumir.

2º) Ir para seu Deus e consultar, vá a Ele, é uma técnica, é o now how. Pergunte o que Ele quer. Ele é o dono de sua vida.

3º) Com grande força e devoção, devotamento se engaje. Peça mesmo, que Deus ordene e conceda a melhor coisa, que Deus disponha a coisa de tal maneira. Deus é o mais indicado para me levar ao melhor feito. Peça o melhor a Deus, peça o melhor a Deus, peça com grande força e engajamento. Faça esse tipo de pedidos a Deus.

4º) Não busque sua coisa, mas a de Deus. Suspendo o que gosto e não gosto. Não vou querer o que acho bom, mas o que Deus quer. Primeiro pedir, se não pedir não vai acontecer. Experimente uma coisa séria. Peça e deseja com toda a força, cultive isso. Pessoas que passam em situação-limite têm essa experiência. O que vem é o melhor que Deus pode dar. Peça e lhe será dado! Quem pede se abre para essa experiência. Pedir a Deus o melhor para mim. É nessas situações que as pessoas se abrem para vencer a si mesmos. Use isso em pequenas coisas.

2º Passo: Receber das mãos de Deus e acolha-o com o melhor e fique contente. Deus nos ama profundamente e quer o melhor de nós. O que recebi é o melhor.

Se uma mãe sabe dar coisas boas, quanto mais Deus o sabe. Senhor, faça que eu entenda isso! Receba, porque o que Deus te dá como a melhor coisa que podias ter recebido do Deus amor.

Na 1ª frase está o segundo capítulo. É o primeiro, é a vontade. Peça a graça de acolher. Compreenda e execute bem.

Tenho essa disposição! Recorde o princípio. Posso encontrar dificuldade de fazer, então pense. Esse é um bom modo. Lembrar sempre essa verdade, esse princípio, isso é o real, o verdadeiro.

Repetir sempre o teorema, o princípio, para que ele fique uma ideia clara dentro da gente.

Se tenho princípio claro, vejo quando faço a minha vontade.

3º Passo: Se a pessoa colocou como princípio: Dispor-se à vontade de Deus, como religioso devo trabalhar isso. A vontade de Deus, você se exercitará no modo como faz todas as coisas.

Como fazer para em tudo fazer a vontade de Deus. Entenda bem o princípio, não pule de galho em galho.

Aprenda o modo e assuma no modo tudo. O que Deus me manda é o melhor, é o melhor que Ele pode dar. Repita isso em tudo o que pode lhe acontecer. Você pode ser transferido, mude de lugar, mas o modo de dispor-se para acolher a vontade do Senhor é o mesmo.

O que me acontece é o melhor que o Senhor dispôs para mim. Pensar, querer, amar como Deus quer. Entrar no pensamento de Deus. Tem identidade divina. Tudo o que te aparece na vida é iluminado pelo princípio: Dispor-se à vontade de Deus.

Ser religioso é tudo e a única coisa que tenho que ser. Chegar a essa consciência demora, aqui tenho que plenificar o meu desejo, é o meu lugar de vida.

Picasso a vida inteira foi pintor, colocou toda a sua energia ali dentro, não pulou de um galho para outro. Esta é a tarefa da minha vida.

Em caso contrário, dá uma pessoa insatisfeita da vida, faz aqui e acolá tentativas meio, meio. Diga com S. Francisco: é isso que quero, busco e almejo de todo o coração. Então tudo entra aqui dentro. Ser todo no que decide ser.

Feliz quem desde cedo assume essa atitude, esse modo de ser, então cresce = ser todo naquilo que busca.

Se a pessoa sempre está mudando, não é vontade de Deus. Deus não tem esse jeito, a pessoa não está na vontade de Deus, mas na sua vontade, é insatisfeito, não está crescendo.

Saber numa coisa, abraçar tudo. Nós humanos somos tudo. Temos todas as experiências em nós.

Se faço experiência de amor verdadeiro, saberei ajudar aos casais, mesmo vivendo a Vida Religiosa, só que tem que estar fazendo bem a experiência.

Optar por algo sob inspiração significa: em trabalhando tem que se trabalhar, se educar em todas as dimensões. Se a pessoa entra no abismo em si tem experiências horríveis.

Se não fosse graça de Deus, seria o pior do mundo, sou segurado por Deus, se Deus me solta, sem sua graça faria todo o mal e pior que os outros. Faça todo o dia meditação de humildade. Diga a você mesmo: Senhor, se não fosse tua graça, eu seria isso… e aquilo…

Atrás dos crimes, assaltos têm anelos, amor mal compreendido, grandeza humana mal orientada.

Frase: Deus acolhe cada homem no que ele tiver de melhor.

Deus olha para nós com amor, desejando o melhor. Como Deus me planejou? Qual é o meu verdadeiro eu?

Qual é a vontade de Deus a meu respeito? Deus nos concebeu, nos projetou num plano bom. Ele tem o segredo de minha vida. É esse concreto que devemos trazer à luz! Isso é real. Estudar e buscar isso é nossa vocação.

Quando estamos deitados, caídos no pecado, reflita: Ele me pensa em pé, como me criou, o melhor!

Por que Deus não chama a si a pessoa antes que peque? Quem faz essa pergunta é que não está mais dentro. Não tem fé, coragem de viver.

Todas as dificuldades devem levantar a gente para melhorar, fazer melhor, isso é fé.

Como educar-se e educar? Mostre em tuas decisões se você é pedagogo ou não. Deus tem fé na gente! Por mais que eu mostre a língua a Deus, sempre Deus confia em mim e espera o melhor de cada um de nós.

Deus é doido de amor, se entrega nas mãos do homem, corre 1001 riscos, por isso morreu na cruz, ficou eucaristia e nos ama.

Conclusão

Se a pessoa quer o melhor que Deus pensou para ela, Deus a ensina, seja todo naquilo que busca. Trabalho a vida para saber o que Deus quer de mim, o que me ensina.

Acorde, desperte como discípulo, aprendiz de Deus. Realize o que Deus mais quer de você, estude e pesquise isso. O que Deus quer é o melhor para mim.

Deus é pedagogo, educador do homem.

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course

Conteúdo Relacionado