Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Scintilla – Revista de Filosofia e Mística Medieval

22/04/2021

 

O boi e seu pastor

A revista Scintilla surgiu com a finalidade de “ser uma centelha de luz, cintilação a iluminar nossa busca comum no intelecto e no espírito”. Assim está impresso na contracapa.

Este número é especial, tentando cumprir a mesma finalidade. Queremos homenagear Frei Hermogenes Harada, hoje com seus 80 anos de vida em plena atividade na arte de pensar e iluminar os passos, tanto de religiosos como de leigos.

Como expressa o titulo, Scintilla, foram muitas faíscas se transformando em clareira, no caminho de tantas pessoas que conviveram ou estiveram ao seu lado, meditando, refletindo o modo de vida de Francisco de Assis.

Aprendemos a sentir o pensamento medieval como algo novo e atual para o tempo de hoje.

Nós frades tivemos a graça de tê-lo em sala de aula, no tempo de formação teológica e filosófica. A filosofia, que para alguns parecia abstrata e fora do alcance de quem procura uma formação adequada para a nossa realidade, torna-se comum na vida de todo ser humano. E não só, ela se manifesta como um caminho no bem fazer o bem, neste espaço da vida que Deus nos dá.

Dois exemplos nos ajudam a compreender a ousadia de semelhante homenagem.

Primeiro segue a história Zen: O primeiro é o de “um lutador chamado O-nami, que significa Grandes Ondas, que reflete totalmente o significado do imenso valor da meditação. O-Nami era possuidor de grande força e conhecia todos os segredos do judô. Quando treinava em particular era capaz de derrotar a todos, inclusive seu mestre. Mas em público, até mesmo um principiante o vencia. Procurou então um mestre Zen para aconselhá-lo. O mestre morava num pequeno templo nas vizinhanças. ‘Grandes Ondas é teu nome’, falou o mestre. ‘Permanece no templo esta noite. Medita sobre o teu nome. Imagina o oceano’. O-nami sentou-se em meditação tentando imaginar-se como as ondas. Gradualmente começou a sentir-se mais e mais como elas. E começou a chocar-se com as rochas destruindo-as. Depois foi aos poucos invadindo a terra e levando tudo de roldão com sua força. Destruiu o próprio templo em que estava. O Buda no altar foi levado. No meio dos vasos de flores. Antes da madrugada nada mais restava na consciência de O-nami a não ser o ir e vir de um oceano imenso.

Quando o instrutor chegou pela manhã, O-nami, imóvel sorria. O mestre despertou-o com um vigoroso toque no ombro e lhe disse: ‘Agora nada mais pode te perturbar’. Naquele mesmo dia O-nami se transformou no maior lutador do Japão.

Quem foi discípulo de Frei Hermogenes Harada, e soube seguir suas orientações, descobriu dentro de si a força necessária para o bem viver.

Um segundo exemplo é o da pesca: Um pescador ensinou-nos a caminhar na escuridão sem o uso de luz artificial (lanterna). Tínhamos que caminhar de madrugada ao longo da praia para alcançar uma pedra dentro do mar e dali lançar o anzol antes do nascer do sol. Há uma qualidade de peixe, o “Sargo”que vem à tona antes do amanhecer.

O pescador mostrou como no estourar das ondas surgem faíscas que indicam o caminho. A espuma cristalina brilha na escuridão.

Algo semelhante aprendemos no estudo, durante o tempo de formação. Não há obstáculo que impeça o avanço na conquista do saber.

“Grandes Ondas é teu nome”. Desperta a força que surge de dentro e te tornarás o maior lutador.

Curitiba, abril de 2009,

Fr. Guido Moacir Scheidt

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
download redmi firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy free download

Conteúdo Relacionado