Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XXVIII – O Zelo – 2ª reflexão

02/03/2021

 

Introdução

no fazer se aprende, se não fazemos vivemos de ilusão, não penetra para dentro. Temos dificuldades de exercitar-nos. Ao fazer, a gente vê se entendeu bem ou não.

Esses textos do Mestre Eckhart são práticos. Na vida espiritual devemos nos engajar, fazer exercícios, senão não penetramos nos textos espirituais.

A vida espiritual é mais complexa, tem a história de cada um. Aprenda a ler fazendo exercícios, faça exercícios assumidos.

Espiritual é algo como sopro vital. Esses textos, cada parágrafo repete o exercício em outra variante. Fazer o exercício e no exercício ir aprendendo.

Razão – é uma compreensão entranhada, tem encontro dentro, diferente de sentimento.

O espiritual penetra cada época, mas de outro jeito, para nós é muito importante aprender a ler o espiritual.

Analisando o texto

1º Parágrafo: Comungar é receber o Senhor. Zelo é impulsionado por um interesse cuja fonte está dentro de mim. Vem a partir de uma necessidade interior.

Para Jesus Cristo, fazer a vontade do Pai é o zelo, o interesse dele. Zelo está implantado dentro de nós, é anterior a nós, é necessidade fundamental dentro de nós.

Aproveite o que te foi dado. Ter nascido cristão, estar dentro da congregação, estamos sentados em cima de uma mina de ouro.

Tente viver o a priori. O que é a priori? O porquê, a motivação, a razão de… O princípio (Será que entendi?)

Sê inteligente, tente viver o a priori, o dom da vida; ser menos sofisticado no nível de comida, de vestir, de viver.

Comungar todos os dias, é Deus! Creio que Ele vem! Não sofistique dizendo que não sente isso e aquilo! É Deus que vem a mim. Deus sabia que ao entregar-se às mãos dos homens corria risco.

Aprende de Deus a doar-se, ser como Ele. Peça perdão que não entende de que se trata, procure corresponder a esse amor doação assim grande de nosso Deus.

Mestre Eckhart, nas suas explicações, nos ensina que nós nascemos, crescemos e viemos a esse mundo não foi atoa. Com 80, 60 anos de vida que Deus me deu, sou chamado a viver uma verdade: de onde venho, para onde irei, para que vivo?

O essencial de nossa vida é o relacionamento com Deus. Em tudo o que você fizer esteja sempre em relacionamento com Deus. Essa é tarefa séria do nosso fazer.

Mestre Eckhart nos dá dicas de como fazer, no fazer você descobre como é. É preciso empenho grande.

Em tudo tem que ter empenho, para progredir tem que fazer com decisão e empenho, assim você cresce.

Exercite e estude as dicas, faça os exercícios até que compreende bem. Dicas: viver recolhido, proteja-te de imagens e representações.

Dica: Você assiste a missa por que? Para participar da força de Deus. Faça o que fizer, não dispensa a intenção, a unidade interior, o porquê, a motivação.

Isso é natural do homem, isso é razão: querer mais claro, mais pensado. Este tipo de trabalho é de fundamento; ligado ao amor e não veleidade. Pessoa que quer unir-se a Deus com essa atitude vale uma eternidade. Quem tem essa atitude recebe uma graça após outra. Mais do que tempo, a questão é atitude, deve ter o móvel interior firme. A unidade interior é essencial.

Zelo – a) necessidade vital: Essa não temos dificuldades de preencher, como beber até matar a sede não paro, pois a motivação tenho dentro de mim, é necessidade vital instintiva.

  1. b) necessidade livre: essa tem que ser buscada, temos que ter empenho. Para todas as coisas espirituais, temos que amar, estudar e nos empenhar. O toque, a inspiração já nos foi dada. Todos fomos batizados, agora, para me tornar cristão, ser fraterno, preciso empenho, mesmo que repugne a natureza.

O animal não faz isso, ele só tem necessidade vital, instintiva, mas o ser humano tem necessidade livre, precisa empenho, trabalho.

Na vida, tem que ter ao menos uma coisa a qual me dedico pra valer. O que tem sentido para você mesmo? Ser religioso? O encontro com Deus? O que você vem fazendo com o ser religioso? Cuidado que você pode ser uma pessoa que nunca entra para a Vida Religiosa pra valer!

Razão: a razão tem que ser corrigida e habituada, educada. Se uso a razão para o mal (assaltos, drogas) eduquei mal. A luz do nosso compreender é confusa.

Eduque sua razão para o encontro com Deus, para estar voltada para Deus. Para reeducar, corrigir, precisa de muito tempo. Desenvolva essa energia para a luz, para a qual a razão foi feita.

Nº 5. Habituar-se, ter hábito reto e firme. Cuidar, considerar, ter interesse. Reto, correto, conforme uma medida, seguir uma orientação, criar um hábito firme.

Por exemplo no vôlei, receber manchete a pessoa capta em que consiste, no religioso parece que não sabemos fazer isso! O que é isso? Olhe bem a coisa, procure entender bem, para que se crie uma 2ª natureza a isso o medieval chama de virtude. Essas são dicas fundamentais. É básico na vida espiritual adquirir consciência e empenho, costume de trabalhar com firmeza e inteligentemente.

Querer ser religioso? Quer ter relacionamento com Jesus Cristo? Sim! Faça meditação, corretamente, estude, se exercite. Após 1 a 2 anos você é capaz de ficar quieto. Todo o teu ser fica bem. Então Deus coloca graça dentro.

Amar, gastar, querer cria virtude, hábito bem firme, e então receberíamos muita graça. Não entre com mentalidade vivencial, senão você se estraga. A essência do casamento não é lua de mel.

Conclusão: dá outra atitude, não desanima, a pessoa busca sempre, se empenha, labuta 10, 15, 20 anos, faz a coisa entrar na vida real e persevera.

Ser religioso é como qualquer outra profissão, necessita treino e postura. É exercício de aprendizagem. Caso contrário sofre muito, vê tudo como imposição e acha que tudo deve ser espontâneo. E quando a vida se torna difícil, falta-lhe a compreensão.

Vida Religiosa vem da fé. Fé não é racional, vem de um a priori, da revelação. O revelado tem que compreender direto, abrir-se, acolher e procurar compreender. Para nós, falta-nos exercícios e compreensão que vem do exercício.

Eucaristia comunga, crê, aceita, se envolve como o artista faz com sua obra ao se apresentar.

No espiritual você não pode ir pela técnica da ciência, é experiência da luz.

A castidade é experiência de encontro de amor. A técnica não pode dar dicas para minha vocação.

Nº 6 “Deve o homem habituar-se a não apetecer e nada procurar de sua própria vontade…”

Trata-se de uma compreensão. O que está sendo compreendido pela realidade chamada vida espiritual? Como entender? “Não se apegue a si”. Entende por quê? Não se apegue a si, mas somente a Deus, é porque tudo nos foi dado, para receber o próprio Deus.

Quando alguém lhe doa um presente, não olhe para o presente, mas para a pessoa, o amor da pessoa que se doaO presente é símbolo da pessoa que se doa.

Deus, em dando, está me atraindo para Ele. Entende essa lógica de Deus; e não se prenda a coisas, vá para Ele. Aprecie a doação do próprio Deus, não se apegue a si, abre-se ao amor de Deus.

Fixe sempre o olhar no amor do doador de todos os bens. Para colocar-se nesta postura, precisa de muita vontade, e de ter determinação de compreender cada vez melhor o amor de Deus.

7ª frase: Uma pessoa pede algo a Deus… estará preparada para recebê-lo?

Ex.: Peço a Deus: Quero amar como tu amas. É muito! ou você quer vida contemplativa ou Deus?

Falta-nos a compreensão como Ele é, e quem é Deus. Seja doido de vontade de receber Deus, então não pede isso, aquilo, mas tudo o que Ele quer, eu quero. A melhor oração é pedir que seja feita a vontade de Deus, assim na terra como no céu.

Se o ser humano quer mesmo, ele consegue. Se quero, já fiz.

  1. a) A casual é secundária (vivencial). Há duas vontades.
  2. b) A básica, decisiva, criativa e firmemente estabelecida e determinada.

O que é um hábito? É algo treinado, exercitado. Quando alguém quer ter virtude do querer. Ali a importância de se educar para a virtude. Virtude é vontade madura!

Quando você não está preparado e pede algo a Deus, você estraga o dom.

Cuidado para não cultivar ideia errada de Deus, como, por exemplo, de que Deus existe para me dar consolação.

Vem e segue-me! Não somos donos da vocação, não use a vocação para se promover, buscar honras e privilégios. Atrás da vocação está Deus se doando a mim. Senhor, o que tu querer de mim? Não tranque o coração, aproveite a visita do Senhor, ame-o.

Senhor, quero entender isso, dialogar com o Senhor como bom discípulo para compreender sempre melhor.

O Espiritual é muito artesanal, operário, é necessário dominar o elementar.

8ª frase: “Deve o homem aprender a eliminar em todos os dons o seu eu”… Ele só se dará onde encontrar a sua própria vontade divina. …Eu quero entender isso…

Despojar-se! Ajuntar todas as nossas forças para buscar de todo o coração como atitude fundamental da vida.

Não gasta tuas energias para aquilo que não é o único necessário, o tesouro do coração. Isso é da tradição cristã, ser “sim” a Deus – Fiat!

Não interpretar de qualquer jeito o espiritual. O segredo não se dá para qualquer um, se dá para pessoas que buscam bem.

A culpa das más interpretações é da pessoa que não se empenha em compreender bem. Descubra o que está nas entrelinhas.

Complemento: perversão, busca o que a maioria quer, mas não busca a verdade; isso é sinal vermelho. O teu ponto de vista não é sempre a verdade, questione e busque mais, cultive a captar com limpidez.

Tem tipos de palavras que indicam, mas não mostram, mas são palavras-base.

Vida espiritual é cultivo da reta razão, isto é, captar a verdade como ela é. Habituar-se a ver de maneira firme, reta, como deve ser, eduque-se.

Não fique com ideias vagas de pessoa não exercitada, habituada e trabalhada. Isso você tem que conquistar, senão corrompe corrupto na mentalidade. Na vida espiritual tem muito mais pessoas corruptos do que pensamos.

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
udemy course download free