Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XVI – A questão do pecado

02/03/2021

 

Em verdade ter cometido pecado não é pecado desde que o lamentamos.

1º Parágrafo

Como a gente deve se comportar quando está em pecado?

Lamentar o pecado significa, sentir dor, arrependimento. Agora não é dor porque está chateado, porque é imperfeito, sentir dor não é sofrer porque sua integridade moral foi arrebentada, isso é perfeição moral, a do fariseu, que Jesus questionou;   pois o centro é eu.

Arrependimento cristão é sentir dor por ter ofendido Alguém que me ama. O centro aqui é Deus e não eu. Isto é: sinto por ter ofendido a Deus que me ama apaixonadamente.

O homem não deve querer o pecado. O que penso de ofensa mortal e venial? Mestre Eckhart diz não querer ofender a pessoa que ama. O amor do outro, de Deus é a medida. Não faça raciocínio se é grave ou leve, mas não queira ofender em nada Aquele que me ama. Se fico preso no grave e leve ainda, o centro é o eu, tem o mesmo pensar.

É claro que existem graus de culpa, se estou dando catequese, falo disso.

Na confissão: arrependimento, dor, por ter magoado a quem me ama (Deus) Mestre Eckhart está ensinando, me fazendo perceber se uso medida moral ou medida cristã. Penso ser 100% moral, mas ser fariseu. Fariseu não é ruim, mas constrói sobre a moral, isto é a perfeição humana, a medida dada pelo eu humano.

Quem quer estar bem (reto) com Deus…

Reto isto é como deve ser, sincero, verdadeiro. É modo próprio, adequado de ser. Deus é uma pessoa, reabilidade de ser, tem o modo dele, está reto, está bem com Deus. Significa estou bem, tenho modo de ser adequado ao modo de ser de Deus.

Deus me transportou de uma vida pecadora para uma vida divina, de um inimigo, ele fez um amigo.

Quando? Quando Deus me tirou do pecado e me levou à graça? Quando criou o universo o criou para você. O fato de você existir é manifestação fortíssima que Ele me amou 1º, isso incendeia em nós grande amor. Essa é a tese de Mestre Eckhart.

Pense sempre no amor de Deus e não em você, no sujeito, na medida da gente. Se digo: teria sido melhor que Deus não me tivesse criado, isso é sinal egoísta, que só penso em mim. O fato de existir é sinal de que Deus me quer tanto que não pode viver sem mim. Deus me fez, sou obra prima, única, singular de Deus, sou o melhor que Deus podiaTer compreendido isso e ficar emocionado com isso é estar reto com Deus.

Obrigado Senhor por me haverdes criado e porque Tu me amas tanto apaixonadamente.

Reto é medida de Deus, retidão.

A maior coisa que o homem pode fazer é fazer a vontade de Deus. Como sou é a melhor obra de Deus, se falto, falto tudo a Deus. Deus me faz em puro ato de amor.

Fazer a vontade de Deus não é sacrificar a minha vontade, mas fazer tudo para realizar o destino que Ele me deu e ser igual a Ele. Incendiado de grande amor. Existe um amor anterior a nós, não podemos colocar Deus em nossa mente, medida. São Paulo quando fala dessa experiência diz que olho humano jamais viu, mente humana jamais entendeu ou pode imaginar etc… Isso tudo não depende de minha consciência, depende DELE, azar é se você não responder ao amor de Deus.

2º Parágrafo. Sim, quem estiver retamente para dentro da vontade de Deus não deve querer que não tenha acontecido o pecado no qual caiu.

Acredite que Deus te amou 1º, senão você se sente injustiçado e isso é espiritualidade fariseu, e não cristianismo que é revelação de Deus. Seja cristã. O que Eckhart diz é da revelação, que Deus nos amou 1º.

Se existo é porque Deus me criou. Não me criou indiferentemente. Deus me criou como tudo para Ele, me ama. É muito mais do que nosso pai e minha mãe de sangue, eles são apenas imagem apagada do nosso Deus.

E Deus criou cada pessoa assim e fez uma história singular com cada um. Procura intuir de que se trata. Tudo o que sou e como sou é fruto desse amor. Então não tem nada que seja ruim. Vou cooperar do melhor modo possível para que se realize o plano de amor de Deus, quem faz isso faz tudo. Daqui vem toda a nossa força de transformação. O pivô é o amor.

Nada acontece sem que Deus o permita. Se alguém é baleado, Deus se põe na frente e é baleado 1º. Para o cristianismo, morte não é última palavra. Se for última palavra, então vida não tem sentido. Morte não é fim de picada. Existe vida eterna. Senão toda a reflexão cristã cai por terra. Não tenhas medo da morte. Morte não é fim de picada. Deus é Deus da vida, mas não é vida biológica, é outro nível, está em função de uma causa maior.

Deus está em mim, e tudo o que acontece comigo Ele está comigo fazendo romance comigo e com cada um.

Então pense em Deus, fique emocionado que tem um Deus que cuida de você assim. Então não levante nem um dedo contra o outro, Ele cuida do outro também.

Qual a diferença entre uma pessoa que crê e outra que não crê em Deus?

Deus é Deus da vida. Vida biológica é pouco, se Ele for só da vida biológica, troco de religião porque já me decepcionei com tantas frustrações de morte. Mas quando dizemos: Deus é Deus da Vida, é vida eterna. Deus ama cada criatura apaixonadamente. Resolva para si esse problema, que só assim você conseguirá proclamar a vida aos outros, a revelação de Jesus Cristo: a vida eterna.

Traga à tona a força da concepção cristã, do dogma, do amor de Deus. Uma fé mais profunda é fundamento para tudo o que fazemos. Vamos resolver esse problema de nossa compreensão de Deus. Nosso Deus é o Deus da revelação. Conforte-se aqui.

Faça confronto de sua compreensão que tem de Deus. Coloque a revelação como sua força maior. No princípio é Deus. É Deus Amor. Se eu experimento Deus na minha individuação, então posso ajudar o outro. Traduza isso para sua vida.

Como estou reto com Deus diante da dor, do sofrimento? Entre relacionamento, encontro com Deus. Como você trabalha isso? Faça confronto com Deus. Tenha grande amor de Deus. Você terá um fundamento mais radical, cristão, fundamental.

Deus nunca deixa de me querer bem! Se eu o entender melhor, me mandará mais sofrimento. As pessoas que sofrem são os preferidos de Deus.

O sofrimento testa. Se Ele nos manda sofrimento, Ele nos quer bem. Deus não faz palhaçada. Deus faz sofrer a quem ama. Por que o sofrimento feito por amor de Deus, tem um valor inestimável para a pessoa e para o mundo todo.

Os pobres são privilegiados de Deus. O sofrimento vem. O problema fundamental é qual a compreensão que tenho do sofrimento? O seu modo diante do sofrimento é Jesus Cristo crucificado? O sofrimento redentor que salva!

O mais difícil é resolver o seu problema com Deus. É preciso realmente compreender que existe da parte de Deus sempre tentativas de entrar em intimidade comigo.

A existência corpo a corpo no encontro com o Senhor, sofre, ama e comunga.

O grande mandato: Amar, relacionamento com Deus. Isto é o centro, não tenha medo, confronta-se com o próprio Deus. Se você entra em intimidade com Ele, seja reto como Ele é, confrontar-se com Deus é ser como Ele, ser como Jesus Cristo revelou Deus, ter esse modo de ser. Esse relacionamento com Deus, ele abre a vida.

Primeira coisa, relacionar-se com Deus, fazer a vontade do Pai. O relacionamento com Deus é o fundamento de todo o resto, isso tem força. Relacionamento com Deus, para entender a Ele como Ele pensa, planeja, quer. O cristianismo revela para nós a verdade, não desista de buscar. Não faça da Vida Religiosa só exercício de piedade. Não use a Deus para você passar bem. Mas esteja a disposição de Deus para entendê-lo, descobri-lo.

O Espírito Santo vos ensinará todas essas coisas e você poderá entrar na unidade com Deus.

A intimidade com Deus é um novo céu e uma nova terra para cada um. O seguimento de Cristo na vida caseira cotidiana, na vida social comunitária, na vida profissional, como é a cobrança, checagem nesses diferentes níveis? A cobrança na vida profissional não achamos ruim. E como estou diante da cobrança no seguimento? Sou pessoa que acho que isso é coisa minha particular? Então porque entrei na vida religiosa, que busca o ideal em comunidades fraternas? Eu não podia então ter ficado só cristão? Ou sou do tipo de pessoa que só aceito cobranças externas, sociais, comuns da Vida Religiosa? Por exemplo, se estou na missa, no ofício etc… mas não permito que me cobrem como estou no seguimento, na essência da missa, no trabalho de penetrar na oração no relacionamento com o Senhor.

A comunidade religiosa não tem função de cobrar só o social, o grupal, mas cobrar o seguimento.

O Seguimento a Jesus Cristo tem que impregnar tudo o que eu faço, cria realismo.

Como cobra o seguimento? Questionar a si e aos outros, o que significa Eucaristia? Trazer a presença do Senhor, o relacionamento com Ele, o encontro.

Nós na maioria pegamos, entendemos a Vida Religiosa como exercícios de piedade, para aguentar: relacionamento, dores etc… E a doutrina de Jesus Cristo onde fica? Esclarecer o que faz e porque faz. Então o que você faz fica mais sério.

Cuidado: nós fazemos de tudo, mas fazemos mal. E o que fazemos com o Seguimento? É preciso entender melhor o que fazemos. O que estamos fazendo.

A pessoa que engata bem tem ciência divina, tem clarividência. As constituições, a regra, tudo é manual de seguimento. Nossa profissão, especialização e o seguimento… procure sacar o próprio do religioso. Quanto mais nítido e bem cultivado, a comunidade levanta o nível e as vocações crescem em número, não foi assim no início do cristianismo.

Último parágrafo: E quanto mais grave você considera o seu pecado, tanto mais Deus se inclina ao perdão.

Você sente necessidade de estudar doutrina, estudar confronto com o que acredita para captar o segredo do Evangelho?

Toda a Congregação deve estar concentrada neste estudo, para que tudo venha do saber divino, sabedoria divina, de uma intuição concreta e real. Então tudo começa a ter uma significação mais importante. Tudo o que fazemos deve nascer, brotar dessa sabedoria divina.

Para Deus somos sempre novos, hoje, aqui! Deus é um Deus presente. Tire força daqui, é importante intuir isso.

Misericórdia – É um Deus doido para que eu exista, para que eu o aceite. Deus está apaixonado por mim. Ele me ama, está louco por mim para que eu o aceite e me encontre com Ele. Assim você passa do pecado para a graça.

Escute, dê valor em compreender a doutrina do seguimento, penetre aqui.

Pecado é não entender o amor de Deus. É não perceber, não captar, não intuir, não fazer a sua vontade. É fechar-se sobre si e ser o eu a medida de todas as coisas.

Você estuda o “Fiat”, o “Magnificat” de Nossa Senhora? O que significa isso na vida de Nossa Senhora? Não use, não instrumentalize Nossa Senhora para seus interesses, consolo, socorro etc., mas tire a essência, não o sentimentalismo. Maria colaborou na redenção do mundo, é outro nível. Foi discípula fiel de Jesus Cristo. Penetrou na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ficou de pé de baixo da cruz. Mesmo que os apóstolos pecaram mortalmente abandonando Jesus Cristo, Maria foi fiel.

Reveja a compreensão do que está fazendo? Como faço, o que faço?

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course
download lenevo firmware
Download Premium WordPress Themes Free
online free course