Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XVII – Os dois arrependimentos

02/03/2021

 

Os textos nos dão o Know how, o como fazer para crescer. Nós estamos aqui reunidos, refletindo porque para nós vida espiritual é importante.

A maioria trata a vida espiritual como setor ao lado deusa para ajudar a… tudo girando ao redor do nosso eu, e isso leva ao crescimento. Este é o modo usual, superficial de entender a vida espiritual. Então, neste nível, nós intensificamos a vida espiritual, rezamos mais só quando temos algumas necessidades, estamos doentes, temos algum problema etc… Quer dizer, vivemos a vida espiritual em função de, para pedir ajudar, instrumentalizamos Deus, usamos Deus para ser nosso servo, nosso funcionário, trocamos os papéis.

Como fazem as pessoas na vida profissional? Estudam, trabalham, bastante. pesquisam, se não entendem vão atrás, tem atitudes boas. Sabe, devemos ter essa atitude na vida espiritual. Somos muito confusos na vida espiritual, caminhamos de qualquer jeito na vida espiritual.

Precisamos pensar mais a vida religiosa, programar melhor. como é o espiritual?

Ex.: Comida é remédio. Faça curso de arte culinária, você tem remédio em casa. Mas faça o que aprende. A vida espiritual é como comer 3 vezes por dia, mas devemos transformar isso em estudo (não estudo acadêmico, mas refletir, pensar, compreender, amar e seguir, fazer isso, no discipulado de Jesus Cristo). Ter postura de pesquisa como o tem o ceramista ou outro profissional no que faz, então cresce.

O texto nº 13 – Apresenta 2 tipos de arrependimento.

  1. Arrependimento temporal e dos sentidos.
  2. Divino e sobrenatural

O texto nº 13 de Mestre Eckhart está falando de 2 áreas de experiência dentro de nós.

  1. O arrependimento temporal, dos sentidos é do nível psíquico espiritual, das emoções, sentimentos, 5 sentidos do corpo, da percepção.

O que é o arrependimento temporal, dos sentidos? Neste nível há progresso? Será que não há um jeito de viver o arrependimento na Vida Religiosa mais nítido e progredir nele?

O arrependimento temporal, dos sentidos, usualmente, é relacionado a tempo e espaço. O que Mestre Eckhart entende por arrependimento temporal, dos sentidos? Ele nega os sentidos? Ele é abstrato? Não, não é isto que ele está dizendo.

Ex.: Se Deus te aparecesse, depois disso você não teria mais dificuldade de rezar?

Ou você pode ter uma grande emoção no dia da 1ª profissão, ou após um grande acidente que saiu vivo.

Arrependimento, você pode sentir grande dor por ter pecado. Mas leia bem o texto nº 13, e veja bem de que se trata, quando fala do arrependimento temporal e dos sentidos? Então tenha atitude de pesquisa espiritual. Senão na vida espiritual você vive sempre sem ânimo, com desânimo, depressão, fossa ou melhor astral alto e baixo. Atitudes assim é arrependimento dos sentidos, temporal, mas de quem não conhece o Deus dos cristãos. Não é do nível religioso e evangélico. Não conhece o Pai, isso não leva a nada, não progride.

Por que a gente não progride espiritualmente? Não tem aquele Tchã? Pode ser bom religioso, mas na medida usual, mas tem aquela coisa: não está contente, não tem brilho religioso, é meio medíocre, não tem tchã da vida religiosa.

É porque ainda não conheceu: “Deus de Jesus Cristo”. Veja a Samaritana (água viva!). Com o encontro com o Senhor ela mudou!

Adão e Eva antes do pecado (imortal), quer dizer, eles tinham tanta intimidade com Deus, que podia acontecer o que fosse, que eles estavam no céu.

Se tenho encontro com o Senhor, experiência de Deus, na nossa vida pode acontecer o que acontecer, estou no Paraíso. Sem esse encontro com o Senhor, posso ter arrependimento, mas sofro.

Aquilo que usualmente chamamos de humano é ideológico, é do nível da ciência, não é do nível religioso, da revelação do profundo humano N.S.J.C.

O humano, para ser humano brilhante, tem que ter a força do originário. O humano é divino. O humano que Deus revelou e ensinou é revelado em Jesus Cristo.

O religioso não é o temporal e dos sentidos levados às últimas conseqüências, mas o revelado em Jesus Cristo.

Ser religioso é experimentar o Deus de Jesus Cristo e dar testemunho, brilhar, iluminar, e irradiar essa vida.

  1. O melhor arrependimento é o divino o sobrenatural.

É como o Deus de Jesus Cristo gosta, Adequado. Com o jeito do Pai, alegre. Arrependimento que vem do conhecimento verdadeiro do Pai, tem força terapêutica danada.

Sentir-se perdoado ou não, depende se você já teve experiência de Deus. Peça para ter experiência de Deus.

Eleve-se para Deus e coloque-se numa vontade inabalável para a conversão eterna.

A frase fica assim: “Imediatamente se levanta para Deus e se coloca para dentro da vontade inabalável para a viagem eterna”. (Se acentua: conversão). Conversão de todos os pecados, Know how.

Quando pecamos, 1ª coisa é levantar-se logo para Deus. Confiar, alimentar grande confiança. Acredite que és perdoado. Você se afastou? Então se aproxime, e ame. Vença seu egoísmo. Tenha coragem, acredite que Deus existe e te perdoa. Tendo um Pai tão bom, vá, confie e olhe para Ele, se levante para Deus. Ou você não acredita em Deus? Olhe para Deus, ele suplica que você se levante. Deus é doido por você, te ama 1º.

Coloque-se dentro de sua vontade, assente-se aí dentro. Eu quero. Quero o quê? Quero inabalável. Agora eu quero; pegue a vontade que tem agora e queria. Eu não quero mais pecar. Afora não quero. Quero grudar em Ti Senhor. Não fique esperando a experiência de Deus. Lança-te ali dentro. Isso N.S. Jesus Cristo está esperando para entrar dentro da gente.

N.B. – O problema é não conhecer o Pai. Que negócio é esse? Que atitude é essa, de dar uma virada para dentro de Deus? É ter uma atitude inabalável. Não quero mais pecar.

O rigorismo do Cristianismo é: ou, ou; Sim, Sim! Não, não! A concepção é assim: é jeito, é modo de ser. Ex.: No salto é próprio de sua estrutura ou vai ou não vai. É diferente do andar, pois se caminha, você vai e se não dá volta. O seguimento, os votos, a Vida Religiosa tem estrutura de Salto, porque Deus é seu absoluto, tesouro ou não é! Juramento de amor tem essa estrutura. Ser pai e ser mãe também tem essa estrutura, por isso Matrimônio é sacramento, é indissolúvel. É tipo de vontade que não põe condições.

Em relação ao pecado eu digo: não quero pecado, neste aspecto Mestre Eckhart diz: nossa postura deve ser essa: não quero pecado. Não dialogue, não brinque com pecado. Diante da tentação diga: não há lugar para você! Aqui você começa experimentar alegria, segurança, confiança etc… Quem experimenta isso percebe que esta atitude traz grande progresso para nossa vida.

Esse texto dá o modo como preparar a confissão. Que é entrada para o modo de ser do novo céu e nova terra.

É cirurgia para levar a uma nova dimensão. É um corte dentro de nós que abre para uma nova dimensão. Deixa sinal na gente. Significa que devemos retomar todo o catecismo em nível cristão.

Ser perdoado é renascer de novo, o eu anterior que pecou não existe mais. Após o pecado não existe mais, somos de novo inocentes, comece de novo! Novo!

Ter essa atitude hermenêutica de interpretação. Estou arrependido, confessei, o pecado não existe mais, Deus na sua infinita misericórdia apagou. Aqui tem coisas que devemos apagar (escrúpulos, desconfiança etc.).

Na dimensão religiosa a pessoa parte com amor, confiança para a vida nova.

“O melhor degrau = (última frase do 2º parágrafo) no qual podemos pisar, nossa possibilidade, é quando queremos ir para Deus com toda a devoção (devotamente), eu me abro inteiriço para Ele. Ser sem pecado, devido, levado pela força dessa postura do arrependimento divino.

O que é pecado aqui?

É não ser inteiramente virado para Deus. Deus corta o mal pela raiz em nós. Corta pra valer. Tanto mais Deus entra dentro de nós, mais Ele nos transforma. Se você faz, Deus ajuda!

Se você quer ser místico, e se arrepender desse jeito, Deus entra. Abre-se bem, mesmo que tenha pecado muito. Quem não gosta do pecado e mais do que eu, é o próprio Deus.

Último parágrafo do nº 13. A gente renasce de novo! Atitude hermenêutica, significa interpretar de modo diferente. Ter paladar aberto para experimentar coisa nova. Ele diz: obra! Vou ver o que é?!

Pesquise no reino espiritual, no sentido da vida cristã. Abre uma visão teológica nova. Desperte em você e nos outros esta ambição de pesquisa. Sente e pense melhor. Melhore e aprofunde, retome o que você faz. A gente pode se fazer, sucata, se não busca.

Se uma pessoa chega aos 90 anos e não se queixa é um santo. É quase Deus. Meu segredo é não me queixar. Ter postura de limpidez, isso é conversão, é ser cristão.

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download mobile firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado