Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XXII – De que maneira o homem, conforme a situação, poderá aceitar alimentos finos, vestes nobres e alegre companhia, que lhe cabe segundo o costume

02/03/2021

 

Introdução

Na espiritualidade há alguns pontos essenciais, se a pessoa entende e constrói a partir disso, com o tempo cresce muito.

1) Tenha 1 a 2 pontos sobre os quais trabalha, então crescerá em pouco tempo e você terá uma orientação firme.

O que o Mestre Eckhart ensina são 1 ou 2 pontos e trabalha em cima. Procure entender bem isso e trabalhe e você crescerá. Isso aos poucos invade todo o teu ser. Começa a mudar a postura em você.

Na vida espiritual tem que trabalhar. Não é como curso, trata-se de uma transformação que acontece dentro de você. Isso se torna importante na sua própria ação. Assim, você adquire uma sólida espiritualidade. Tem que ter alma mais profunda, não fique raso no que faz.

O que Mestre Eckhart diz é sempre na mesma direção, intuição; supõe pessoas que estão engajadas no seguimento.

1ª frase: “Não há motivo para te preocupares com alimento e vestes…”

Habitue o coração, o íntimo mais fundo de ti. Coloque Deus como fundamento, tesouro!

Quando dizemos que queremos seguir Jesus Cristo, qual é o móvel? É o próprio Deus? Minha alegria, amor é Deus? Aqui devo ter o tesouro do meu coração, assim estarei acima de todas as preocupações.

Qual é o móvel do fundo da tua alma? É o que mais gosto: meu Deus e meu tudo.

Para ser assim, habituar o coração para estar no tesouro, e como você faz isso?

Estando a morar aqui, ou lá, minha felicidade é buscar o Senhor. No engajamento não pense em si, onde estou não é expressão de mim, mas serviço ao Senhor.

Ter bom senso, clarividência do: Meu Deus e meu tudo!

O melhor é o que o Senhor deseja para mim; isso dá paz na gente. Posso me enganar na coisa que faço, mas não me engano no fazer o melhor que “Tu Senhor queres”. Esse deve ser o hábito, o fundo da alma, a postura fundamental. Faça a opção preferencial para Deus e não para você. O Deus cristão é o mais pobre. A Ele nós esquecemos, não levamos a sério, não somos agradecidos e pouco damos a ele. Atrás de tudo tem um Deus humilde. E nós ainda o agredimos dizendo que ele não nos atende.

No fundo da alma do místico está a opção preferencial por Deus.

2ª frase: Seria uma vida interior muito fraca, se dependesse da vontade exterior para vingar.

Interioridade fraca – o que significa? O fundo da alma, o interior, o que significa?

O fundo da alma não lhe é dado, o ser humano tem que perfazer-se.

O que é interioridade? É o meu interesse. Se examino isso, percebo a profundidade que tem minha alma.

Deus dá, Deus tira, bendito seja Deus. Veja isso nas coisas pequenas. Exercite-se em largar a si nas coisas pequenas.

Por quê? Porque o meu maior amor é fazer a vontade de Deus. “Fundo da alma” significa elevar o motivo, isto é, fazer a vontade de Deus.

Na oração não queira muita santidade, mas peça que tu sejas o que Deus quer. Senhor eu te amo, quero o que tu queres. Ou minha oração é mixuruca?

Quero ser como Deus quer que eu seja. Senhor, me dê o que tu achas que é o melhor.

Que Deus seja! Ele seja louvado!

Se Deus quer que eu seja como São Francisco, bendito seja Deus, serei o que Ele quer que eu seja. Essa é a minha realização, Ele não quer coisa ruim para mim. Será que as transferências não têm essa finalidade. Seja feita a tua vontade. Isso é essencial, é a opção preferencial por Deus!

Deus me comunga, nós estamos salvos, Jesus Cristo nos assumiu, um por um e a todos. Jesus me substituía em sua morte. Jesus foi condenado no meu lugar, me resgatou. Confessar, comungar é entrar dentro desse mistério.

O relacionamento que tenho com Ele é tão vital, se eu fizer isso, a humanidade será revitalizada.

Jesus nos pede para que pensamos, queiramos e sintamos como ele.

3ª frase: “Que o homem totalmente se abandone a Deus”

O que significa: dizer eu quero e peço que Deus seja o núcleo do meu ser, sentir, pensar e agir? A única coisa que eu quero é ser como tu queres.

Ter empenho de busca, mas não preocupação. Fazer tudo o que posso, mas a motivação é fazer o que a Deus apraz. Fazer o que Deus quer supõe pensar, estudar, buscar, rezar. Devo ter iniciativa, dispor-me para fazer o que Deus quer, evitar a preocupação do eu. O segredo grande é colocar-me todo à disposição de Deus, fazendo o que Ele quer.

Em todo lugar e situação, buscar o que minha alma anela: a opção preferencial pelo Senhor – meu Deus e meu tudo; isso dá muita liberdade interior.

Se você ganha um presente, olhe o amor da pessoa, não fique preso ao objeto.

Deus é real, existe mesmo, não é fumaça dentro do subjetivo, para cada um é diferente.

Você tem sede de Deus? Não largue, cultive isso. Unir o orar e trabalhar no modo de ser, ter a mesma postura, sede de Deus.

São Francisco chama de obediência de cadáver, está bem aqui e está bem lá. O aqui e o lá não muda o fundo da alma sedenta de Deus, ela está no essencial, no tesouro do coração.

Ex.: O motorista conversa, olha, ri, mas o fundo da alma dele está no dirigir.

Sou religiosa/o, o fundo da alma, o meu dirigir, é o fundamento, o fio condutor que há anos busquei, treinei.

4ª frase: “Uma vez que tão grandes e tantas bênçãos existem no sofrimento…”

Guarde a postura de fundo: disposto a fazer ou ser como Deus quer. Deus se contenta com a boa vontade. Seja humilde serva! Querer se aproximar dele.

Sofrimento: é busca interessante, tira da ideia que sofrimento é coisa ruim. Quando falamos de sofrimento temos doutrina ruim em nossa mente. Sofrimento tem coisa boa atrás, tem outro sentido.

Cristianismo é uma revelação, uma sabedoria, faz a revelação da bênção do sofrimento. Jesus assumiu o sofrimento e também o volume de sofrimento que tem no mundo. Sofrimento tem preciosidade atrás. Se quero o que Deus quer, ele me dá seus benefícios.

Sofrimento: algum dia, todos tem que aprofundar o sentido do sofrimento. Tem mil e mil tipos de sofrimento. Que sentido tem o sofrimento na vida?

Recorra à revelação para entender o sofrimento, busque a verdade da fé. Conheça Jesus Cristo cada vez mais, leia e interprete o mundo com o modo de ser de Deus, esse é o meu trabalho, a minha pastoral. Isso é essencial, o ser religioso, o possuir o espírito do Senhor e seu santo modo de operar. Faça crescer essa convicção em você, dialogue sobre isso. Faça estudo e reflexão para crescer nisto.

Pastoral vocacional: Na pastoral mostrar o que é ser irmã/frei, trabalhos já tem muitos, não pesque com engodos que não são nossos. Não apresente o que se faz, mas o que se é.

Último parágrafo: “O que importa é que o homem em todas as coisas e situações se revista da forma de Cristo.

Não banque o santo, eu quero ser grande coisa, ser santo, mas ser do jeito que Deus quer que eu seja. Faça tudo e se disponha a ser como Deus quer. Senão você pode estar se exibindo.

Critério simples: Fazer a vontade de Deus: não – forçado mas com sede de ser como Deus quer. A melhor coisa para a pessoa aceitar é usar a medida que Deus quer. Desejo o que Tu desejas Senhor. Nossa Senhora é gênio no “Fiat”.

Nas lutas e sofrimentos, para quem assume essa postura, não existe fracasso.

Por que externamente ser medíocre e não especial? O cotidiano, o medíocre externo, tem atrás grandes coisas! O rotineiro, o simples, o cotidiano, o finito, o limitado esconde a encarnação, o nosso seguir Jesus Cristo crucificado. Entendeu?

Jesus encarnou, assumiu, deu conta até de nossa iniquidade. Entender isso significa amar, ter fé, confiar. Não tenhas medo, coragem eu venci o mundo.

Revestir-se de Jesus Cristo, isto significa ser religioso, se tornar como Jesus Cristo. Revestindo-nos dele, fazemos imenso bem a Igreja, essa é a nossa incumbência. Ele nos chamou para isso. Tudo o que poderei fazer já está em Jesus Cristo feito. O religioso esperto ajuda nele. Se você negligencia, a Igreja sofre com isso.

Operação: O que significa ter o modo de operar de Jesus Cristo? Fazer as obras? Operar, obra. O medieval, quando diz obra é um modo de trabalhar. Obra é expressão do processo de transformação da pessoa. Ex.: O artista faz sua obra, materializa o seu perfazer-se que faz em si mesmo.

O modo de Deus operar é a criação, gestação, trazer a luz seu próprio filho. Trabalhar a própria obra, o próprio fazer. Em todas as obras e situações revista-se de Jesus Cristo Nosso Senhor. A fé que aparece como crescimento na própria obra é isso que traz salvação. Ciência útil é a ciência do modo como crescer de maneira real ali dentro, o mais é inútil. Temos que realmente buscar a verdade. Em fazendo isso ou aquilo, você deve crescer no perfazer-se. Saque dentro de si um vigor desse ser. Faça obra com os fracassos, se você se dispôs a fazer a vontade de Deus.

Faça o melhor possível, mesmo que ganhe culpa de tudo. Não se quebra todo, mas faça a vontade de Deus. O sofrimento é como uma grande graça de ser seguidor e levantar o nível da província, se você entra para dentro do vigor da Província, então sai renascido. Trabalhe com o que pode, onde for mandado. Quero fazer o melhor que Deus quer.

Tu deves operar, e Ele deve operar forma em ti. Gerar Cristo em nós. Faze tu com plena dedicação a obra. Com tuas obras te formes nele. Que Ele cresça e eu diminua.

Faze Senhor que eu seja como tu queres. Doa-se, faça o que consegue fazer, então dá a boa vontade. Fazer o que pode. Rezar em êxtase não depende de mim, rezar tocando mosquito isso posso. Se você faz o que pode, Jesus cresce em você. Em tudo quero fazer o que posso para que Ele cresça, se doa a si mesmo. Isso se torna hábito e virtude. Esse é o estilo de santidade moderno, não dá na vista, faz o bem, e bem o cotidiano, no concreto isso diz Ida Görres no seu livro Santa Terezinha.

Ser missionária na África: vai se vai e fica se fica, agora o importante é que tu fazes a minha vontade.

Mantenhas claro certa lógica, mantenha nítida a lógica da revelação.

Quero ser irmã, mas no entanto quero o melhor que o Senhor quer e deseja para mim. Então Deus te dá a capacidade de querer, buscar e escolher.

Você quer ser? Cada um tem que dizer o que quer. Jesus diz: eis que venho para fazer a tua vontade.

Vida espiritual é conhecer Jesus Cristo, e isto cada um tem que buscar. Busque com amor e vontade.

Disposição: Vontade e inteligência

1) Vontade e inteligência

  1. Ter em grande conta Aquele a quem amo e almejo/
  2. Querer receber N. Senhor Jesus Cristo.
  3. Que a consciência esteja livre de toda a argüição do pecado.

2) Voltar a sua vontade para Deus, de modo que nada procure, e nada deseje senão a Deus e as coisas divinas e deteste tudo que não se conformar com N.S. Jesus Cristo.

3) A intenção de que o amor a Nosso Senhor Jesus Cristo cresça, cresça a reverência!

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado