Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XXIII – Por que Deus frequentemente tolera que pessoas de bem sejam impedidas na prática do bem

02/03/2021

 

Introdução

Por que lemos, refletimos Mestre Eckhart? Ele é um medieval. Ele é um dos maiores místicos.

Nós conhecemos pouco a parte espiritual dos medievais. Na parte espiritual, são pessoas que gastaram sua inteligência nesta busca. E Mestre Eckhart nos dá inspiração nesta busca.

As coisas grandes dentro da humanidade somem às vezes, mas sempre retornam, são obras do Espírito Santo.

A linguagem que os medievais usam é parecida com a dos tradicionalistas, mas essa terminologia tem um significado grande.

Nº 19 – 1ª frase: Porque Deus tolera que pessoas de bem sejam impedidas na prática do bem.

Tem pessoas que fazem grandes obras para aparecer, usam a Deus, mas é para esses aparecerem, mostrar-se heróis de santidade. Mestre Eckhart não está falando desse tipo de gente, mas de pessoas que realmente querem fazer o bem e boas coisas. Está falando de pessoas que amam, amam muito a Deus e fazem tudo para Deus. E como é que Deus não aceita a oferta? Por que Deus faz isso?

A tese é: Deus faz isso para nos tirar todo o apoio, que não seja ele (Deus). Ele quer ser todo nosso apoio. Mestre Eckhart está colocando a questão, o meu mérito e a graça de Deus. A questão do empenho e esforço e graça de Deus.

Nada nos vem sem o empenho. Ex.: A parábola dos talentos, tenho que me empenhar. Jesus censurou aquele que enterrou o talento: por que não trabalhou?

Jesus nos dá a ideia que graça não é barata, Ele nos dá, mas tem que pagar. Ex.: Nós já estamos salvos, então para que nos esforçarmos?

A graça não é barata, a lógica do evangelho é quanto mais graça, mais empenho.

Graça vem junto com possibilidade de trabalhar; é eu que tenho que dar.

Ex.: Sede perfeitos como vosso Pai do céu é Perfeito. É graça, Deus quer me dar isso, mas eu tenho que me esforçar. Qual é a minha atitude? Você tem atitude, com Deus, de negociante do mundo? Ex.: Se for de graça não faço, se trabalhei exijo, essa justiça pertence ao mundo, é mentalidade de negociante do mundo.

Se vossa justiça, diz Jesus, não for maior que a dos Escribas e fariseus (zelosos), não entrareis no reino dos Céus (= a espiritualidade, o Reino dos Céus), o reino da graça. É necessário abrir-se à graça.

O evangelho lasca lenha no fariseu, pois seu pensar vem da lógica da justiça da lei, justiça humana. O pensamento de Jesus Cristo vem da lógica da graça. O fariseu tinha compreensão de Justiça como direito humano, isto é de receber recompensa.

Jesus Cristo diz que o homem pode e deve se empenhar, mas não pode obrigar a Deus dar. Se Deus dá é por amor. E por amor nos dá coisas maiores e melhores do que as que pedimos.

Neste capítulo 19, Mestre Eckhart acentua a lógica da graça. O homem religioso, só tem um caminho, entender o que é graça.

O que é graça? O que penso sobre graça? Que coisa recebemos? Já recebi graça? Qual foi?

Graça é presente, dádiva, dom, doação…

Todo o Evangelho, quando diz graça, o que recebemos? É o próprio Deus, é Jesus Cristo.

Quando falo graça, penso 1º em Deus, receber Deus, ou é eu, meu interesse que está em 1º lugar? Onde! Deus é a maior graça, aqui está o ponto nevrálgico da religião. Você quer isso?

Para você se abrir à lógica da graça, Deus nos tira os outros apoios. Se apoie só em Deus,

Para Jesus Cristo, seja o que for, se vem de Deus, tudo é graça. É o próprio Pai vindo a ele.

Esses medievais (Mestre Eckhart) têm uma teologia engraçada: todos fomos criados por Deus, do nada.

Com isso querem dizer o que entendem por graça, nós viemos das mãos de Deus, tudo o que sou Ele me deu. É Deus se doando a mim. Toda a mensagem de Deus tem uma única mensagem: Somos filhos de Deus, o que somos é doação de Deus! A maior alegria de Deus é que nós sejamos doação, então o que fazemos é fenômeno de encontro.

Todo o empenho é graça; ou você pensa como fariseu negociante que merece? Largue tudo, apoie-se em Deus. Ele está se doando a nós.

Quero ser feliz, em que medida quero ser feliz? Quero o que Deus quer. Quero fazer a vontade de Deus.

Como você entende fazer a vontade de Deus?

Significa, fui criado do nada, tudo o que tenho recebi de ti, é tua bondade e misericórdia. Você necessita de planejar, fazer projetos, mas sempre pergunte: Senhor, qual é o teu desejo? Senhor, quero o que você quer de mim?

Jesus Cristo, o seu caminho da cruz, o que Jesus fez é para mostrar para nós como é o Pai. O Pai sempre me dá o melhor, eu preciso me dispor para receber. O Pai tem grande interesse por nós. Jesus Cristo nos trouxe, nos revelou um grande Deus. O Pai se doa a nós como Jesus Cristo se doa. A dosagem de sofrimento que nos cabe, Ele é que sabe. Pense mais nisso. Estou disposto, à disposição do Senhor. O que significa isso, fazer a vontade de Deus?

Quanto mais desnudada e privada de tudo, a pessoa (isso não é negativo), mas toda a pessoa é receptiva de Deus, eu quase me transformo nele. Ser caixa de ressonância para captar o que vem de Deus. Ser abertura e disposição ao Senhor.

Essa disposição é muito boa, porque Ele se doa inteiramente a nós. Mãe sempre pensa na gente, quando ela se doa, sou sangue do seu sangue, e isto é positivo, quanto mais a mãe é mãe, o doar-se, o servir ao filho não é humilhante.

Em Deus: ser filho: O Pai e Eu somos um, diz Jesus. Deus nos amou 1º nas coisas práticas da vida religiosa, atrás de tudo está Deus.

É muito simples fazer a vontade de Deus, isto é, querer o que Deus quer de mim.

Ex.: O que eu sou e do jeito que sou, é obra prima de Deus, do melhor jeito que Deus pode me criar, Ele me fez. O meu empenho é de compreensão. Não deixe vago o que é vontade de Deus. Aos poucos você abre o Evangelho na lógica de Deus, na lógica da graça, existe revelação da compreensão da vida, diferente da usual.

Compreender a espiritualidade é muito importante, isto é conhecer o espírito do Senhor e seu modo de operar.

Como é saber a vontade de Deus? O que é vontade de Deus? Nossa idéia é saber o que é, e como é? Por que entre superior neurótico que manda, e minha liberdade, acho certas coisas indignas. Como sei se é vontade do superior ou vontade de Deus? Se tenho certeza que é vontade de Deus, então eu faço, não tenho dificuldades. Nós queremos ter certeza. Eu posso calcular, fazer meus projetos e pensar… mas isso não é vontade de Deus. Se calculo todas as possibilidades, posso ter bom senso, com inteligência tirei o optimal, mas isso é vontade de Deus? Isso tudo não é garantia de que estou fazendo a vontade de Deus.

Tenho que mudar em relação ao que penso ser vontade de Deus? Como sei que é vontade de Deus? Não fique no subjetivo. Deus não intervêm, Ele nos dá tempo de formação, tempo para formar-nos.

Venha o que vier em minha vida, cada vez vou tentar, fazer o trabalho de buscar acertar a vontade de Deus. Não vou ter segurança, não use Deus para defender tua posição.

Eduque-se, forme-se para estar à disposição do Senhor. E cada vez de novo dispor-se: Senhor, aqui estou, usa-me! Desapegue-se continuamente. Fiat! Eis-me aqui! Fazer a vontade de Deus é uma disposição de obediência. Venha de onde vier, venha como vier, uso tudo para colher e fazer a vontade de Deus quem tem essa atitude, mesmo que não acerte, acertou, porque em atitude educa. Eis-me aqui Senhor, estou à disposição, para criar dentro de mim espaço, para ser cada vez mais receptivo e acolher a tua vontade. Fala Senhor, tua serva escuta.

Samuel diz: Aqui estou! Essa disposição é fazer a… Vontade de Deus é prova e desafio de maturação. Ser limpo! E não infantil! Tenha disposição enorme de generosidade, se não for pecado, faça. A vontade de Deus foi mal interpretada e usada para confirmar minha posição.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download coolpad firmware
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download

Conteúdo Relacionado