Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XXIV – Que o Corpo de Nosso Senhor seja recebido frequentemente da maneira e devoção com que isso se deve fazer

02/03/2021

 

1ª Frase – O que será que Mestre Eckhart diz com essa 1ª frase? Não se preocupe com o que sentes? Não mexa no registro do sentir. Não toque muito o sino do sentir, o sino do sentimento, mas fique em cima da tua vontade e intenção. Onde a vontade e a intenção está colocada.

Não bate no nível dos sentimentos. Vá comungar com boa intenção. Fique em cima de sua vontade (o que quer) e da disposição.

O nosso comum, quando dizemos amar, pensamos mais no sentir do que no querer e intenção.

Os audiovisuais usam o sentir e as pessoas se acostumam a isso. Mas é necessário ser capaz de escutar a coisa seca; isso é isso… Eduque a vontade a buscar a coisa ela mesma. Estude a coisa por ela mesma, isso evita de criar vícios.

As coisas que têm que refletir, temos que construir sobre a vontade, ir direto, usando a inteligência e a vontade. Cultive a atitude de escutar, ver e acolher. Dentro do olhar tem ouvido que capta.

Trabalhe a intenção, a inteligência e a vontade. A compreensão e vontade são a grande possibilidade que a gente tem.

A 1ª condição: não esteja debaixo da má consciência de ter pecado,  se recebeu o perdão não tem mais pecado. Antes de comungar, confesse. Pedir perdão do pecado.

Pecado: Todos os místicos falam. Pecar é dizer não a Deus. Ter disposição de não fazer o pecado. Pecado é não se entregar inteiramente ao Senhor como o melhor de tudo na minha vida. (Fique de olho em cima da intenção e vontade). Se não tenho essa disposição de fazer a vontade de Deus, mas de fazer a minha, estou dividido, peco. Arrepender-se significa: se for contra Deus, não quero. Então todo o ser se concentra e dá harmonia.

Então Mestre Eckhart diz: se quiser receber a Deus: olhe a vontade e intenção, seja limpo, que não venha de fora acusação de pecado.

Se a intenção não for limpa vem a aflição, não é sincero o que faço. Ex.: Quando você foge de cachorro bravo, não tem 2 intenções. Peça perdão da 2ª intenção e entregue-se à vontade do Senhor.

A confissão tem essa função de renovar a sua intenção, então confissão vai fazer você crescer, unificar, purificar a intenção.

Disposição: Virar, voltar a vontade (o querer) para Deus. Ter intenção sincera, o que Deus quer, pode ser que não sente. Se quer rezar, já está rezando.

O ser humano tem que construir sobre o querer, isso não é abstrato. Ex.: Se quero matar alguém, só não matei por que não passou perto de mim naquele dia, eu na verdade matei.

Na vida espiritual é muito importante querer, temos que querer. É colocação da vontade e intenção.

Os encontros estilo revigoramento do tipo cursilho, e outros semelhantes, mobilizam demais, o método usado aciona o sentir (a violência), não servem para fortificar a raiz.

DisposiçãoReverência, reverente. Nas três disposições aparecem a vontade e a intenção, mas nesta 3ª disposição trabalha a atitude de ser mais reverente. O cotidiano fica muito importante, ele não tem muitas vivências, coisas periféricas.

No cotidiano ser reverente, isto é, obediente aos ensinamentos do Senhor.

Ex.: No cotidiano da missa: concentre-se nas palavras da Oração Eucarística, o que significam?

A Sagrada Escritura tem força em si mesma. O princípio educativo tem que ser ela mesma. Cuidado para não fazer da liturgia sacra um concerto.

O Carisma de uma Congregação é o caminho próprio da família religiosa seguir Jesus Cristo.

N.B. Examine, fique atento à intenção, se tem segunda intenção é ruim.

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
online free course
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course