Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XVIII – A verdadeira confiança e esperança

02/03/2021

 

  1. Trindade ® nasce o verbo + nascimento do verbo na alma, isto está atrás da visão de Mestre Eckhart.

Deus é um ser, plenitude de todos os seres, é impossível existir um ser fora dele.

Ele tem uma característica própria, a doação, se doa e cria, por isso tudo é filiação dele. Nascimento do verbo na alma. Assim todas as criaturas se tornam filiação divina, e todo o resto deve ser construído em cima deste princípio.

Mestre Eckhart parte sempre desse princípio, a filiação divina. Fazer aparecer o que Deus fez conosco, filhos de Deus. É relação de cunho íntimo: pai e filho, filiação divina. O amor de Deus transvasa: criado o verbo na alma como continuação da Encarnação, isso é o a priori de nossa vida, isso nos é dado de antemão.

O medieval aproxima Deus do homem. Deus Encarnado. Não é panteísmo (amebação). Temos que ter modo de ser assim. Não é criatura fundida, é filiação.

Deus não depende de nossa moral e costumes. Não desconfie de Deus! Ele quer se unir a você.

A vida humana sempre existe a partir de um a priori, um Deus que nos amou primeiro, nos amou infinitamente, aqui dentro dessa realidade, acorde! Nós temos um a priori. Segue para fora o que já lhe é dado. A pessoa se converte quando percebe que existe um a priori. De amada, torna-se amante.

Não coloque o a priori no sujeito eu, que a psicologia ou outra ciência qualquer coloca, pois, por melhor que seja, sempre é conhecimento humano.

A 1ª frase do nº 14: O verdadeiro e perfeito amor, devemos conhecê-lo nisso, na verdadeira confiança e esperança.

Conhecer significa: fique de olho, em cima para ver; estude, coloque volume de trabalho em cima.

Confiança e esperança é empenho de conhecer o amor de Deus. Conhecer significa saber do que se trata. Ver realmente.

Tese: Conhecer o verdadeiro e perfeito amor e confia e espera em Deus.

Estude, se empenhe para ter posse do verdadeiro e perfeito amor; pois não há nada, no qual a gente pode melhor conhecer, do que o verdadeiro e perfeito amor que confia e espera.

O verdadeiro e perfeito amor a gente deve conhecer nisto, se a gente tem grande esperança e confiança (Zuversicht) em Deus; pois não há nada, no qual a gente pode conhecer melhor, se a gente tem o amor, do que o confiar (Vertrauen).

Confiança na competência da pessoa. Entregar toda a sorte na mão do outro. Entrega, não duvida, se lança, tem certeza, o Pai é grande.

Aqui tem algo importante no caminho espiritual, conhecer o Pai. Isso, cada um de nós como cristãos, já o recebeu, é fé. Fé é certeza, é conhecimento de Deus, é conhecimento que Deus implanta em nós. Use a inteligência e vontade, e traga isso à tona, está dentro de você. É só assim que nós temos convicção.

Do Mestre Eckhart, nós podemos aprender como cultivar a espiritualidade, ter clarividência.

Conhecer não é algo irracional. Coloque confiança, esperança. As dúvidas que vem não são do conhecimento, mas dos sentimentos. Confie, espere, pois nisso foi-nos revelado. É conhecer o nosso Deus comunicado a nós. Esse conhecimento traz grande afeição dentro, é herança dos filhos de Deus.

Temos um a priori, base, onde e  a partir de onde devemos construir, então engata bem. Se você construir sobre o eu, não engata nunca bem.

Se alguém ama de todo o coração, cria confiança. Amar, confiar, esperar é a mesma coisa. Confiar faz conhecer o amor.

O que ousa esperar em Deus, isso você encontra em Deus e muito mais, experimente então encontrarás. Você já sabe disto, isto é fé.

Fé não é conhecimento que eu tenho de Deus. Mas fé católica é conhecimento de Deus, que Ele me deu, revelou, é dom.

Isso é a revelação que Jesus Cristo trouxe para nós. A questão não é: ter ou não ter fé, mas acolher, aceitar o dom que nos é dado. Você já recebeu, confie, estude, trabalhe isto.

Ex.: Tenho medo que eu não seja, esteja perdoado, porque escondi 1000 coisas; ponha em dia e confie!

Confie buscando no conhecimento que Ele revelou, pegue o a priori: você é filha de Deus, Ele te dá mil vezes mais do que você pede. Aceite e acolha que há esse a priori, que te é dado.

Você nunca consegue amar e confiar demais, Ele é tão grande, generoso, Ele veio a nós, Ele ama e confia em você. Não fique com um pé atrás, pense assim que por dentro respira mais.

Fomentar, ter um coração mais quente, mais alegre, mais cordial. Então o medo some, desaparece. Grandes coisas Deus espera em nós.

Para nós, grande, grandioso é gigante. Para o medieval, grande é o adequado à verdade, tudo o que é bem adequado com a verdade, com a coisa ela mesma. Ex.: A criança faz bem e concentrada quando brinca, isso é grande, é concentrado. O Magnificat de N. Senhora é o grande, é o grande, é o bem adequado, o bem feito.

Conhecer bem, ter clarividência em tudo, adequado com a verdade. O amor possui um verdadeiro saber, clarividência. Somos tenros por medo. Não crie fantasmas, coloque a cabeça em Ordem. Faça a terapia no espiritual. Retome a compreensão na fé. Fé não é crença (ideologia); as ciências têm isso. Fé é revelação de Deus. É conhecimento que Deus implantou em nós.

Espiritualidade significa conhecimento verdadeiro, e segurança livre de dúvidas. Não fique preso na antropologia moderna, que o que importa é ter consciência.

É de grande importância ter doutrina cristã na cabeça, isso é muito importante. Dê importância ao conteúdo, guarde intato o vigor da revelação, para trazer à tona a profundidade que está ali, e não colocar em cima teorias modernas para usar para seus interesses, em função de…

O arcano do místico de Cristo é grande. Sair do nível dos humanismos e acolher a revelação de Jesus Cristo, o que a Igreja ensina. Vigor e conhecimento do povo de Deus, a revelação,

Note bem: é importante onde você constrói, com clarividência, instinto religioso. Esse saber é a ciência chamada espiritualidade.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy free download
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download