Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

IX – O despojamento e a posse de Deus

02/03/2021

 

Ter Deus verdadeiro e não Deus falso

Esse Deus verdadeiro (essencial) não passa.

Deus essencial diferente de Deus pensado, projetado, criado por nós. Como é esse Deus pensado? Qual a diferença entre o Deus pensado e o Deus real? Deus ultrapassa nossas medidas. Como represento a Deus? Como o penso? Pai? Que tipo de Pai? E quando essa ideia passa? Então minha ideia de Deus se foi, e estou só e no escuro.

Deus é essência e a essência é a identidade de mim mesmo, que eu seja eu mesmo – Aquilo que Deus é… (é sua essência).

Então enquanto eu não tenho Deus essencial, não possuo Deus e não tenho Deus, nos perturbamos e nossa vida não vai bem.

O que faço da vida? Estou com relacionamento verdadeiro do Deus essencial? Você tem desejo, anseio por Ele. Não se contente com um Deus a seu gosto. Você se contenta com um Deus representado? Deus ajustado a minha medida?

Quero ter Deus, não como o represento, mas como Ele é, essencialmente.

De que atitude fala Mestre Eckhart? O Deus essencial! Aquilo que Ele é… Fala da atitude de voltar-se para Deus, ansiar por Deus que é diferente de pensar Deus.

Como será fazer intenção que seja atitude? Não pode ser mecânico. Temos que entender mais essencialmente. Converter = metanôia = mudar de mente. O que será? Desejo entender o Deus essencial. É preciso compreender, ter atitude, voltar-se para …e ansiar.

Nós fizemos votos de joelhos é atitude! É qualidade diferente. Votos não é pensar em Deus, é um relacionamento mais sério. É postura de vida, é pensar na pessoa amada. É entrega, pertença, posse. Exige atitude no sentido mais fundamental, supõe que já pensou de verdade e bastante. Refletir: Em que consiste realmente ser religioso? Quem é Deus? A reflexão da Igreja sobre vida cristã consiste em dizer em que consistem os traços fundamentais da atitude. Os grandes mestres fazem isso; fazem desse jeito. Assumir atitudes como os grandes santos têm. Quem tem essa atitude, nem uma pessoa, fato ou acontecimento o tira do caminho.

Ser religioso é essencial – prioridade, qual é o principal? Vender tudo, para comprar o tesouro. Obedeço a Deus, mas peço que me deixe no Brasil, isso é colocar se, se …não ter esse secondição. A atitude condicional não é boa.

Deus quer a cada um de nós inteiro, incondicional. Estar bem é saber o que se quer? Na Vida Religiosa vem dificuldades, exigências. Se fica perturbado é porque não sabe o que quer. O religioso tem que saber o que quer, e estar ajustado com Deus. Deus essência. A Meta principal é buscar Deus, a união com Ele, doar-se a Ele.

Todas as dificuldades que vêm põem nessa perspectiva e vive feliz, pois tem tesouro, sentido de vida.

A atitude tem que ser igual: amar as pessoas simpáticas e as pessoas antipáticas. Amar essencial as 2 pessoas, e não amar com sentimentos. Mestre Eckhart tira a gente desse modo de pensar estético. Não construa sua vida sobre sentimentos, mas usando a vontade e a inteligência = esta é a fundamentação antropologicamente básica.

Estar a sós com Deus. Quanto tempo você consegue ficar a sós com Deus?

Mestre Eckhart fala coisas essenciais, importantes para nossa vida. Tire tempo para ficar a sós com o Senhor. Em toda parte. Esse é modo fundamental, essencial de estar na vida. É grande segredo. Como é que busco a Deus?

Questões

  • O que quero na vida? Com o que gasto meu tempo? Deus é o essencial, o único de minha vida? Como expresso isto em atitude?
  • Quem é Deus para mim pessoalmente, na minha existência religiosa?
  • Que importância existencial tem Deus para mim no cotidiano?
  • No nossos pedidos a Deus, nas nossas buscas de Deus, estou a disposição de Deus? Ou é Ele que deve estar à minha disposição?
  • Na sua existência concreta, onde e quando percebo a Deus? Examine melhor.

Nossa compreensão de Deus e do homem é doente, doença crônica; cheio dos nossos interesses, egoísmo. Nosso coração (sede da vontade) está bom, mas nossa cabeça (modo de pensar) está mal. Nossa mente = conversão. A conversão é mudança de mente, do modo de pensar. Isto é importante!

Se quisermos crescer espiritualmente, devemos trabalhar bem: 1) o nosso relacionamento com Deus, mas temos que compreender exatamente Deus, o Deus de Jesus Cristo, o Deus do Evangelho.

Compreender bem é a 1ª atitude. Se não compreendo bem, nossa obediência sai torta. Dá religioso torto, triste, amargurado, lamuriento. Mestre Eckhart nos ajuda para buscarmos num nível maior.

Este homem… estar virado, voltado para Deus – amar Deus (vontade – coração) e sentimento. Usar a inteligência e a vontade.

Não falar mal da inteligência e ficar fora da pista. Cuidar da afetividade – aumentou a carência e a inteligência ficou pequena, ficaremos sem luz na estrada.

Não é estudo de escola. É preciso estudar a vida. Dizer que o homem é cabeça e que a mulher é sentimento é besteira. Santa Clara usou muito a cabeça. Use-a e não bobeie neste caminho.

Mover o universo é ter atitude, algo conquistado com grande uso da inteligência e vontade.

As pessoas que tiveram atitudes de relacionamento profundo com Deus, então, eram capazes de encontrar em cada homem, Deus!

Ver como Deus vê, não vê as aparências, vê além!

Vê além das simpatias, estar inteiramente grudado em Deus, ter relacionamento absoluto com Deus.

Diligência = é um modo de amar, é amor especial. A mãe é diligente no amor. Ama, cuida, levanta a noite, é amor operoso. Se quero fazer crescer em mim o filho de Deus, é preciso de amor diligente, dedicado. Tudo o que quero ser é preciso diligência.

Interioridade humana, não dá para ver com os olhos, mas temos sensibilidade para captar isso, desenvolver isso.

Não podemos aprender as coisas fugindo delas.

Deus essencial é real – como Ele é e não como nós queremos que seja.

Guardar bem na mente, só guardar o que é importante.

Atitude – nós a temos só após muito treino, é então que tem habilidade e flui normalmente. Esse espontâneo é adquirido.

* Todas as coisas vão bem, se transformam em crescimento, se nosso relacionamento com Deus for bom, isto é: mas depende dos exercícios da vontade e da  inteligência.

Síntese

  1. Falamos da espiritualidade teocêntrica – vertical (medieval antiga) e da Espiritualidade antropocêntrica-horizontal (moderna-hodierna) e dividimos a comunidade cristã em grupos que ora são da espiritualidade antiga (tradicionalista) ora da espiritualidade de hoje (progressista e moderna).

Esse “esquema”, esse “método” de classificação está hoje no fundo da “cabeça” de todo mundo, como uma programação silenciosa, bloqueando o livre crescimento eficiente e mais inteligente no ser cristão e no religioso. É que a compreensão de “Deus” “Teo-cêntrico” e a compreensão do Homem antropocêntico, que está atrás desse modelo não é somente superficial, mas é até “Materialista”, para não dizer superficial-infantil.

Por isso: se quisermos aprender das fontes e dos textos espirituais da Grande Tradição da vida cristã, tanto dos tempos antigos como atuais, é indispensável que você se liberte desse bitolamento da Sociedade de consumo “espiritual” clerical, para ter uma mente aberta à Verdade viva e sempre nova do ESPÍRITO de Jesus Cristo, pulsando nessas fontes e nos textos místicos e espirituais do Ocidente Cristão, tanto de ontem, como de hoje.

  1. Em Mestre Eckhart percebemos: o Homem Cristão (Homem sentido genérico = mulher, varões, crianças, bebês e também embriões humanos). Só é plenamente humano, isto é, e bem humano, isto é, está bem, se possui Deus, o Deus do Evangelho, isto é, Deus revelado por Jesus Cristo.

Daí o grito de São Francisco “Meu deus e meu tudo!”

III. Perguntas

  1. Como você está entendendo essa exclamação de São Francisco? (atenção)
  2. Você vê claramente que Essa Supremacia Radical e total do Deus do Evangelho nada tem a ver com Espiritualidade – Teocêntrica?

1) Não é possível falar sobre Deus, se fala sobre só quando algo é objeto. Sobre Deus não se fala, pois Ele nos envolve, para expressar isso diz: do, a partir do despojamento e da posse de Deus. Do que significa a partir de… Falar a partir DELE, ELE toma posse de nós: já vem inspirando.

Falar sobre é falar a partir de nossa medida. Os místicos se ajoelham e louvam a Deus. M. Eckhart não é racionalista, mas fala a partir do seu envolvimento com Deus.

2) Desprendimento, recolhido para dentro de si mesmo, o absoluto ou o inacessível. São Francisco nos fala: o Pai habita numa luz inacessível.

Ab-soluto, totalmente solto em si, não está relacionado a nem uma coisa para se explicar.

Ele basta a si mesmo. Não tem nem uma medida para captar essa realidade absoluta que é Deus. Ele é absolutamente o ser. Por isso a partir das criaturas não é possível compreender a Deus.

Deus está perto de nós, quis estar junto de nós. Ele veio a nós. Então gratidão a e confiança em Deus.

Gratidão, confiança em Deus, ele é bom e potencializa o esforço humano. Quando isso pega nossa razão, a razão faz tudo para ir a ele, é especulação do amor. Homenagem, amor a esse Deus que veio a nós.

Posse de Deus, pensamos nós possuir a Deus. De Deus nós usualmente pensamos, “amor de Deus”, no amor que nós temos com Ele. M. Eckhart pensa no amor que Deus tem para conosco. Deus nos amou 1º e implantou em nós a possibilidade de amar.

Besitzen, assentar-se, fazer assentamento. Assentar o que significa? Assentar no fundamento. Possuir a Deus é fazer nele assentamento, NELE, construir nossa morada.

O medieval parte de uma dimensão que nos toma conta; de um Deus que vem de nós, que se revela.

Mestre Eckhart está pensando em pessoas que buscam seriamente a Deus. A pessoa quer ficar só com Deus. Ele diz: isso não é o melhor. O que é então o melhor?

O que significa estar bem? É sentir-se bem? É questão do eu subjetivo.

Como a pedra está bem? Cada coisa tem seu modo de ser e de estar bem (a pedra, a flor, o animal, o homem).

Se realmente Deus está comigo, estou bem. A essência do homem é estar com Deus, esse é a nossa natureza. Se sou bem asiático, como asiático estou bem em qualquer lugar.

Se tenho identidade e sou o que devo ser, serei assim em todo o lugar. Assim também como cristão, não tem outro jeito. Conclui-se que se a pessoa não é na identidade, então está mal. Se está mal, torto, estará mal e torto em toda parte. Que conclusão tiro? Dá jeito de ser o que deves ser, tua própria natureza, imagem e semelhança de Deus.

Deus já me fez como devo ser, mas espera a minha parte, o meu empenho, falta a minha parte. Ele me escolheu, amou 1º. Estar bem ou mal não é sentir. Então como é o correto?

O Correto Deus já fez, já o tornou. O problema é estar corretamente. Descubra como Deus é.

Quem porém está reto nisto, tem Deus junto de si. Quem tem Deus retamente e o tem em todos os lugares, também na Igreja, no deserto ou na cela.

Retamente, corretamente, conforme a retidão do Senhor. Ser o que tem que ser, na medida do Senhor.

Quem tem esse modo de ser, tem Deus corretamente, esteja onde estiver, encontra Deus.

Ser humano como Deus quer, esse fato basta para estar bem em todo lugar.

O que o 2º parágrafo quer dizer com – ser retamente humano? Não esqueça o principal, você é filho de Deus. Seja filho de Deus, seja sadio como filho de Deus. Aquilo que quero, me foi dado de graça, que supera tudo o que desejo. Se me é dado não dispensa empenho, esforço e busca de minha parte.

Ex.: Você tem dificuldade de rezar. Estou no meu elemento rezando, como peixe está na água. Sou filho de Deus, de casa, não sou rejeitado, estranho. Esse é o 1º pensamento que M. Eckhart diz.

No 3º parágrafo fala de possuir unicamente a Deus, então dá fome e sede de Deus. Tem o jeito da fome e sede como necessidade fisiológica.

O modo de ser impregnado ali, reto ali, todo ali, imbuído, como peixe na água. Nós modernos temos experiência de estar impregnados de subjetividade. Mas nós temos a possibilidade de estar empregados em Deus como esponja na água. É ter a mente, a intenção virado para lá. Acredite nisso e vira-se para Deus. Nos é dado essa possibilidade, é nosso direito e dever. É pedido do Senhor que sejamos assim. M. Eckhart mostra isso para nos entusiasmar e perceber que estamos dentro disto. Quem tem essa mente, essa confiança, essa atitude é sadia e inocente, a posse de Deus. A gente é como Deus, tudo o que Ele faz, a gente faz, existe essa realidade. Ele descreve essa realidade.

Deus se unirá à pessoa em seus anelos. Ele é uno, unidade interior. O que é isso? Será que não significa: o humano saiu das mãos de Deus, e jamais estará satisfeito se não se assentar no lugar que é a unidade de todas as coisas. Deus é o lugar em que todas as coisas se unem. Tem sempre o mesmo sentido, fundo de mim mesmo. NELE, Deus é unidade. O importante é buscar essa realidade chamada Deus, ter ligação com Deus.

  1. Eckhart entra na busca, na ambição da busca da vida-Deus. Ele entra no ponto Centro: Senhor, vá para a raiz, para o único necessário: Deus.

A palavra espírito é atitude. Intui que coisa é ter Deus presente, voltar-se para Deus. Ter espírito virado para Deus.

Atitude é como sede, tem o mesmo modo de ser. Acostumado a ter Deus sempre presente, estou no meu elemento. Não te esqueças da experiência do em casa. Não deixe que a experiência do em casa desapareça. Pense, guarde essa experiência.

Como você está em casa com Deus em sua vida? Isso é muito importante. Tenho coração orientado para Deus. Acostume seu coração a ter Deus presente, lembre que você é filho/a de Deus.

Quando Deus está presente, ele me pega todo inteiro, mas se desleixo pode sumir. Estar virado para Deus, essa é a nossa natureza. Gostar de estar em casa, estar impregnado da presença de Deus. Vamos sempre de novo despertar isso. É necessário esse modo de ser.

Intui esse modo de ser, e ser bem nítido. Deus o inacessível veio a nós. A grande vontade de Deus é que nós estejamos descansando NELE, Deus é nosso alimento. Estar em Deus como peixe n’água. Orientar nossos sentimentos, nosso amor para Deus. Então não tem mais problema de rezar. Então rezar é normal.

Ao ir ao trabalho, passa perto da Igreja, porque não entra? O pinguço de Deus. O pinguço tem sua atração, você tem a tua. Se dê tempo pra isso e faça. Cultive o Deus que mora em você, você é filho de Deus por natureza. O que acontece em nós que esquecemos o nosso natural? Por que virei? Por que não busco o meu em casa? O Senhor! Pegue o vício, entendeu?

Virar-se para Deus, estar em casa, minha natureza e ser divino. M. Eckhart repete sempre essa intuição: você é filho de Deus, essa é a sua natureza. Vira-se, volta-se, converta-se naquilo que és por natureza.

Agarrar o quê? Não solte mais, se o que falamos até agora te atingiu, agarre-a não largue mais.

Em todas as coisas, apreende a Deus e é apreendido, vê assim o corriqueiro do dia-a-dia. Volta teu espírito para Deus. Se você for atingido, então sim, você vê Deus no irmão, mas antes acostumar nosso espírito a ter Deus presente.

Não negligencie de voltar a tua mente a Deus, tua natureza é divina. Somos nascidos de Deus. No fundo de nós… estar virado para Deus. M. Eckhart diz a consciência moderna esquece isso.

Não considere tudo igual, igual é a atitude em todas as coisas, trabalhando, rezando, comendo, faça tudo apreendendo Deus. No que faz recorde o fundo que está em você, sou filho de Deus, distinga e diferencie as coisas retamente.

5º Parágrafo – Fala do estar bem assentado em Deus, inteiramente em casa com Deus, que é nossa natureza. Não perturbar-se com o bem e com o mal.

Cuidado de, em vez de estar em Deus, estar na comunidade, nas coisas ruins é perda de paz. A minha satisfação é fazer a vontade de Deus, se a coisa é boa ou não para mim, porque estou assentado em Deus. Fique tranquilo em Deus. Deus é tudo. O caminho mais seguro é que Deus seja tudo em todas as coisas. Não se afaste disso, envolva seu coração, traga isso à tona. Vire-se para Deus. Ele é tudo. É o melhor método para você não entrar na estafa. Esse é o fundo mais real da pessoa humana. Aconteça o que acontecer, estou assentado em Deus. Isso é terapia.

A 6ª frase repete e aprofunda essas ideias. O principal é voltar-se para Deus. Voltar-me para aquilo que é minha natureza. Não é pensar, tem algo melhor! O que é? Como é? Possua um Deus essencial que ultrapassa os pensamentos. Não só pensar, envolver o coração, as energias, a inteligência, a vontade, tudo o que sou. Sou filho de Deus, minha natureza é divina, isso é grande. Esse Deus não passa, habita em nós. Aceite! Se você aceita, Ele cuida de ti. Exercita-se nisso, se fizer isso Deus não te larga, Ele não passa e não muda!

Amar a Deus sobre todas as coisas. É isso que Deus quer de mim. Não desconfie de Deus, confie e faça a vontade de Deus.

7º Parágrafo – Ter sede, ter paixão, acredite, volte a inocência de filho de Deus, volte à coragem de ser. Nasci das mãos de Deus, minha origem, gênesis é Deus, não esqueça isso. Fui criado à imagem e semelhança de Deus.

Ex.: Os taoístas concentram-se no In chao e recuperam a saúde. E nós cristãos? Concentra-te na tua natureza divina! Sou da raça divina.

  1. Eckhart nos diz: queres criar saúde espiritual? Pula para dentro, vira-te para Deus, volta a tua natureza divina.

Não procura sossego, mas trabalha, desencadeia algo bom, saudável, gostoso, é vida espiritual produtiva. Trabalha, entra cada vez mais para dentro. Isso Deus quer, isso ele dá para mim.

Os números 8 e 9. Resume tudo: Temos de um lado Deus querendo isso de nós, nos dando as condições, a natureza, mas do outro lado Ele quer empenho. Agora anime-se, já que é assim, vamos lá, dê tudo, estude bem a natureza das coisas. Sou imagem e semelhança de Deus, tenho elementos; estude como alguém que tem elementos, que aprende o alfabeto, faça volume grande de exercícios, veja o que é isso. Não seja subjetivo, veja com precisão, objetividade, exercita-se até conseguir.

Depois, o texto dá o método artesanal: trabalhe. Seja claro, estude pra valer, vá passo por passo, assim você ficará mais claro, exato. Não pule, na vida espiritual também é progressivo. Assuma 1 ou 2 elementos, treine, treine até ficar claro.

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download intex firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado