Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XX – A verdadeira penitência e a eterna bem-aventurança

02/03/2021

 

Mestre Eckhart 04/11/95

A penitência, a conversão, temos dificuldades de realizá-la concretamente na vida, sentir como essencial, vigorosa, alegre, e como um processo de realização, bem-aventurança.

Por que a gente não se solta e intui o essencial? Por que não intui o grande? Não tens atrás de ti um espírito secularizado, um ver sem fé?

O título fala da verdadeira conversão e da vida feliz. Ou da verdadeira guinada e da vida feliz. Fala da realização plena da vida, realização plena de nossa existência.

Na existência humana, não tem penitências? Quais? Ex.: passar uma noite em vigília estudando para o exame do outro dia? Se a pessoa faz uma penitência, mas não tem objetivo, perde o modo próprio, perde o porquê faz, perde o sentido.

Já viu uma pessoa que passa a noite rezando, porque é importante? Fazer essa penitência por um fascínio por Nosso Senhor Jesus Cristo, sentem o fascínio não é demais. Descubra o élan, o modo de ser, que dá o vigor da busca.

A penitência que leva a realização que élan tem como motor? Cristianismo é engajamento da pessoa em Jesus Cristo.

Coloque tesouro no céu, pense o que significa isso? O que a pessoa faz neste mundo desde o nascimento até o fim? O que faço com minha vida? O que vale a pena viver? Faça bem e vigorosamente isto.

O cristianismo tem alta ética. Se engaje naquilo que vale a pena. Às vezes mereço palmatória para ver se acordo.

Penitência é linguagem para mostrar o élan.

Ser francamente aberto para Deus: Eu quero a ti Senhor. Em que consiste o grau de uma obra de penitência? Que você esteja vigorosamente voltado para Deus.

Eu me viro voltado para Ti, o que tu quiseres eu quero. O que Tu não queres eu também não quero.

Fé é pura positividade.

Estar voltado para Deus com amor inabalável. Não ter dupla intenção: Meu Deus e meu tudo, tu me bastas!

Ter limpidez de colocação: a mente, a busca tem que estar assim, e sempre que decai, faz penitência. Para Mestre Eckhart é isto fazer a vontade de Deus, o que Ele quer eu quero.

Virar para Deus é a melhor opção, é a nossa vida eterna. Ex.: Se troco o meu tesouro pela novela é por quê? Por que não estou virado todo para o Senhor.

O Segundo: é virar-se totalmente para o Senhor, é questão de colocar-se total ou meio, meio; o grau de dificuldades que encontro é penitência.

A virada custa na medida em que estamos apegados. Se não estamos apegados não custa. É preciso mexer no registro central nevrálgico da vida. Estou todo voltado para Deus? Vire-se para Deus.

Numa obra, quanto mais tiver essa postura, essa obra é maior. Vire-se para Deus, aqui está o valor.

Rezar um Pai-Nosso, nesta postura, nesta guinada, tem mais valor, produz mais fruto, do que muitas horas de oração, sem esta postura.

Virar-se todo para Deus é a postura essencial do vigor da pastoral.

Quanto mais eu tiver essa postura, mais apaga o pecado, quanto mais me viro para Deus, mais apaga o mal, que é fruto da falta dessa postura.

Vire para o Senhor, vire todo para Ele, isso apaga todos os teus pecados. Coloque-se mais direto, mais corpo a corpo diante do Senhor com amor inabalável.

Virar-se para Deus vigorosamente, trabalhe junto com Deus. O efeito depende desta postura.

Como seria isso na formação?

Se a pessoa quer ser irmã, a mestra ou alguém manda, ela faz, isto é sinal que está virado para Deus. Está inteiramente virado para

Afeiçoar – afeiçoar-se: o natural humano é quando a pessoa se afeiçoa. Se afeiçoa, depois a pessoa quer. Cultive mais a afeição. A afeição não é espontânea, mas é eco. É contágio, está intimamente ligada com o ânimo do grupo.

O grupo que forma deve estar contagiado por essa afeição. Contato do Ser. Ter pique de pura afeição. A equipe de formação permanente tem muito eco sobre a/os formanda/os.

2º Parágrafo. Eco = Posso contagiar os outros positivamente ou negativamente. A minha virada para Deus é decisivo na formação. Cuide sempre disso. Essa é a condição essencial de formar-se e formar, vire-se para Deus, Experiência de Deus.

Não crie uma porção de minhocas vigorosas, sinal de que não estás voltado para Deus.

A problemática toda nossa, é sinal, é questão de não estarmos totalmente voltados para Deus; o pecado é que a pessoa não está inteiramente virada para Deus. Pense a vida diferente. Esse modo de pensar virado para Deus, todo virado para Deus, face a face diante Dele em tudo é oração.

Assim, com todo o sofrimento que Jesus Cristo assumiu, foi vigoroso, pois estava todo voltado para Deus. O meu alimento é fazer a vontade do Pai.

É difícil se livrar da espiritualidade do século  XIX, toda virada para o eu, os sentimentos, eucêntrico.

O sofrer de Jesus Cristo é diferente do nosso comum sofrimento, porque Jesus está virado para o Pai.

O que passou passou, o ontem já foi, não se deixe atropelar hoje, pelo ontem; se não, você vive dividido. Aprenda esse truque, se renove, tenha vitalidade total; volte para Deus. Não perca energia à toa com o ontem. Comece cada dia com todo o pique, novo, renascido.

Gemüt = humor, ânimo de Deus, humor elevado para dentro de Deus. Cada dia é um novo dia. Não faça problema das coisas. Vire-se para Deus vigorosamente e não ressentidamente.

Estar virado para Deus vigorosamente, no que fazes mande brasa. Faça tudo virado para Deus, então você está no ânimo de Deus. No que fazes e onde estiveres, tenha esse ânimo, assim você age vigorosamente. Com este ânimo de Deus a ação tem valor em si, tenha ânimo onde estiver.

Reze virado para Deus, mande brasa, a coisa vale por si, o bem vale por si, tenha postura nítida.

Se você está virado para Deus e recebe uma transferência, está disposto a fazer outra coisa. Se está virado para Deus, Ele está em toda parte. Deus não te basta?

O homem ávido é insatisfeito, descontente na vida; para essa pessoa, Deus não basta. Não é a obra que satisfaz, é a atitude que satisfaz.

Minha profissão, especialidade, estado de vida é ser religioso, Deus é minha realização. Esteja eu onde estiver, nunca estou de férias de não estar virado para Deus.

Não existe lugar onde eu não encontro o Senhor. Se estou insatisfeito, é sinal de que Deus não me basta.

Se estou virado para Deus, se Deus me basta, estou satisfeito em qualquer lugar.

Se estou virado para Deus, é o meu Segredo, se este é o Segredo da minha vida, porque você não o adota para sua comunidade, província. Este é o segredo da vida, da força vital cristã, religiosa.

Jesus Eucarístico é o remédio vital, remédio comunhão, amor, fraternidade, redentor, libertador.

Último Parágrafo do texto – grude nele = Jesus Cristo. Em Jesus Cristo nada está estragado, Jesus Cristo assumiu a nossa natureza, limpou o pecado de todo o universo e o meu também. Grude em Jesus Cristo; ele te revigora. Ele é a fonte da eterna juventude, isso significa: porque agir com o ânimo de Jesus Cristo, nossas buscas todas têm sede da fonte: Deus.

Virar-se vigorosamente para Deus, nasce ação poderosa, ânimo de Deus. Faça a obra que fizer, o essencial é essa atitude. Se não tiver essa atitude, tuas obras são ocas. Se você é virado para Deus vigorosamente, você é redentor. Tem um núcleo de espiritualidade boa. Isto é a perfeita alegria, realização, o segredo do Cristianismo, que é fazer em tudo a vontade de Deus.

Ter o ânimo de Deus, boa vontade, vontade sadia, vontade virada para Deus.

Como fazer? Constantemente virar-se para Deus. Essa é a essência da Vida com Deus, da vida de oração, estar face a face virado para Deus. A cada momento vire-se para Deus.

Quanto mais desamarrado, livre, melhor. Não seja mascarado, enrolado, Tu o tens na mira (Deus)? Tanto mais propriamente és assim, tu tiras o pecado das tuas obras. Amém.

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
free online course
download mobile firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course