Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XIV – Como a vontade tudo pode e como todas as virtudes residem na vontade com a condição de que seja reta

02/03/2021

 

Temos, usualmente falando, três faculdades da alma, três setores, capacidades, registros.

A vontade boa e reta, não é voluntarismo, nem é naturalismo.

Em que consiste a vida cristã? O que faz Jesus Cristo? O meu alimento é fazer a vontade do Pai. O que é para nós seguimento? O que faz Nossa Senhora?

O mestre Eckhart concentra toda a caminhada cristã, espiritual em fazer a vontade do pai.

Aqui tem tesouro escondido, para quem entende mesmo. É preciso entender bem o que, Mestre Eckhart diz. Nós temos dificuldades de entender, por causa da concepção que temos da vontade.

Se você entender bem, você tem a vida cristã resumida numa palavra “Fiat” “Vontade do Pai”, então você terá uma vigorosa experiência do seguimento de Jesus Cristo.

Nossa compreensão da vontade é vazia, popularizada, e a entendemos como faculdade da alma, faculdade assim: habilidade, registro para engatar. Essa caricatura de vontade é que domina nossas discussões. Então, quando fala da vontade, temos medo. Então neste modo de ver psicológico, o amor é sentimento. Agora, cuidado, se você lê com esse esquema, isso é voluntarismo. E você nunca lê esse esquema, isso é voluntarismo? E você nunca vai entender o profundo da espiritualidade e da mística cristã.

Largue esse modo de pensar das 3 faculdades: vontade, inteligência e sentimento. Por que nós estamos sempre com os 3 juntos. Onde tem vontade, lá está inteligência e sentimento.

Agora, você quer? Está decidido a isso? Então é boa vontade, não é desejo natural.

Boa vontade é vontade pra valer, é querer mesmo, perfeita (isto estou dizendo sem defeito), mas vontade elaborada, bem assumida, que chega até o fim. É vontade mesmo, sem mistura de outras coisas.

Vontade também não é cabeçudice do eu, do egoísmo voluntarista. Vontade é querer reto.

O naturalismo entende vontade como energia, impulso que existe dentro de nós.

O que Mestre Eckhart fala em “Vontade” aqui é essencial, é espírito, é próprio do ser humano. Só o ser humano tem vontade. É a liberdade de querer ou não querer.

Tenho boa vontade, vontade mesmo, vontade reta? O que é vontade reta?

Reta, de pé. Homem reto, homem de fé. É vontade mesmo. É ela mesmo. Se digo quero, mas gostaria que… a vontade não é reta.

Vontade tem determinação, não é amanhã, é hoje. No querer não tem tempo, é sempre presente, hoje. Ex.: Você faz votos, quer quero agora! Para sempre! Agora, quero assumir a vida inteira. Cada dia: quero hoje para sempre.

Vontade é diferente de poder. Poder é do eu, a vontade é da essência.

Vontade tem que ser reta, verdadeira, sincera, sana, não pode ser falsa. Todos têm experiência desse modo de ser. Examine algo que você quis mesmo. Se quer, faz! Fazer significa = não tem diferença entre o que pensa, sente e faz.

Se a pessoa pensa, pensa, quer e não faz, é que nunca quis, era só sensorial (= sentir). Agora tem muita coisa que a gente faz, e faz drogado, quer ver. Ex.: Assistir o filme de São Francisco: Irmão Sol e Irmã Lua, foram os sentimentos acionando, entrou na Ordem Franciscana. Esteve drogado no sensorial, sentir. Quando cai em si, passa a droga. Sai da Ordem. Na pastoral vocacional, não drogar os jovens com muita vivência.

A religião que explora os sentimentos da pessoa está drogado. Esse é o perigo dos Carismáticos, e que não é falado abertamente. É preciso uma condução mais sóbria, nítida. Isso é tarefa da nossa formação permanente.

Nós temos experiência disso, só que não damos muito valor.

Outro exemplo: digo eu quiscomo é isso? Esse querer é real, então diante de Deus vale. Eu quero ser “SIM” a Deus, aconteça o que acontecer, isso diante de Deus vale.

Olhe, acredite: Deus fez você do melhor modo possível que Ele pode. Deus pôs em ti toda a arte que Ele sabe e pode, Ele pôs em ti todo o amor que pode. Sou único. Em resposta, eu quero ser como amor o que Ele quer de mim. Então eu sou e me torno. Se sou assim, entra em mim uma grande força.

Quem está em Jesus Cristo é nova criatura, em Cristo, Deus Pai lavou todos os pecados.

Cristo Jesus em morrendo fez a vontade do Pai, em nosso lugar também. Se nos unimos a Ele em fazer a vontade de Deus, então teremos uma força que transforma o mundo.

Jesus Cristo quis o que o Pai quis de cada um de nós. Ele faz todo o trabalho por nós, Ele nos reconciliou.

Se você quer como Jesus Cristo, o mundo é transformado e Deus entra nele.

Vontade boa é vontade inspirada. É preciso ter sensorial do espírito para pegar isso. Nós temos dentro de nós, por menor que seja, vontade reta.

Se a gente é bem claro vê se quer ou não quer. Não camufle tanto, e no fim não sabe o que quer, não embole, enrole, seja reta.

Para querer, tem que acionar a inteligência, sentimentos e vontade. Não deixe o instinto ter preferência, enquanto você luta contra a tentação, você mostra que Deus tem preferência. Na luta contra a tentação você está preferindo Deus, está amando 100%.

Nós temos uma força dentro de nós, a vontade, se esta for reta, pura e boa, como a vontade de Deus, realizamos grandes obras. O que sai do coração (vontade) é que vale, somos responsáveis pela realidade.

O que sou é social. Vontade é força fundamental de tudo. É só trabalhar na vontade reta, que me torno mais seguidor, bom etc.

Com Cristo tudo é nova criatura. Como entendo isso? É o físico-biológico, como Nicodemos entendia? O espiritual é real, como você vive, você morre, isso é decisivo.

O que é a realidade cristã mesmo?

Mestre Eckhart traz um raciocínio que não é espiritualista, mas é a interpretação da realidade que o cristianismo trouxe.

Como cristão, o que quero?

Se você quer retamente, já fez, já aconteceu, acredita nisto? Foi assim que Sta. Terezinha se tornou missionária. Agora também que você quer matar mesmo alguém e não matou, porque não chegou naquela hora, na realidade você matou! (Desejo quer matar).

Se você não tem concepção clara do cristianismo, e você examina pode perceber que você age com princípios materialistas e não cristãos.

O cristianismo é preciso estudar, é novo fundamento do Reino. São princípios fundamentais de nova realidade.

Quem entende o cristianismo não tem medo de morrer.

Vontade reta e total – isso é fundamento. O problema é querer e não fazer. Como você entende vida e morte? Cristianismo é outra coisa do que doutrina materialista.

Canal condutor do corpo místico de Cristo, entre por ele. Agora se nós construímos sobre ideologias, elas tiram nossa força da fé. Deus é nossa força, esteja grudado nele. Penso como Ele, procure agir e ser com Ele. Daqui tire todas as forças do teu ser. Ele é minha força.

Quem não ama a Deus não aguenta o irmão, eu quero amar o irmão como Deus ama, isso me dá força.

Francisco de Assis penetrou no mistério de Jesus Cristo crucificado, que após essa experiência, toda a mixórdia do mundo, brilhou com sentido e significado novo.

 

Vontade total e reta

É vontade quando não tem mais ligação com o eu, egoísmo! É vontade formada para dentro da vontade de Deus. É preciso conformar a vontade da gente com a vontade de Deus. Ter o mesmo jeito da vontade de Deus, ter o mesmo modo do querer dele. Conformar, ter a mesma formapensar, sentir, querer como Ele quer. Tudo passa a ser programa de transformação. A medida não é a usual que tenho, mas é a da nova criatura, não a uso para resolver problemas meus; mas querer o que Deus quer.

Pensar e estudar o que Ele quer. Como sei isso? Escute, onde esta a revelação? Estude isso!

O que é seguimento para mim? Como me envolvo? Em tudo estudar e ver como é ter vontade de Deus ali, e concretamente.

Sinto ou não o amor de Deus?

  1. A) Propriedade do amor A essência
  2. Operação
  3. B) O sentir é vivência, pode sentir, mas aqui não é nem está a essência, não perca tempo aqui, senão você fica no estético, no sensorial. E isso é muito forte em nosso tempo.

A essência é a vontade de amar. Sentir não é essência, não construa sobre essa 2ª propriedade (o sentir). Esse ponto na espiritualidade é preciso ter bem claro, senão confunde.

Muitas coisas no espiritual você tem que fazer pelo puro querer. Isso você tem que fazer pelo puro querer. Isso vale no amor a Deus e ao próximo, no rezar, isso existe em todas as áreas.

O essencial é querer entrar em intimidade com Deus. Amar não é só sentimento, amar é querer. Quero e amo a Deus. Amar não é só sentimento, amar é querer. Quero e amo a Deus.

Rezo por fidelidade e não por gosto (tempo de aridez) aqui é preciso vontade decidida, firme. É preciso saber que amor tem dois aspectos, duas propriedades.

  1. a) A vontade – (essencial)
  2. b) O sentir

Não faça as coisas só porque gosta (sentir). Vontade = amar. Nos períodos da vida que chamamos secura, é preciso querer mesmo, temos dificuldade de amar, rezar, mas digo eu quero, isso é amar.

O segredo de amar o Senhor é ficar com Ele por motivo de fidelidade a Ele. Não tem mais eu. Isso é amor. Fico por fidelidade, por amor a Ele.

Quanto mais uma pessoa cresce no amor que está na vontade, não terá tanto sentimento.

Ter secura não é ser infiel, mas amar é querer, vontade.

A grande tentação do movimento carismático é o sentimento, as emoções, as vivências, droga, dopa.

Se não constrói sobre a vontade, e não souber distinguir o amar porque quer amar, e quer muita vivência e pouco trabalho, então a pessoa fica girando sobre o eu.

A vida espiritual sempre teve essa tentação, construir seu viver sobre vivência, sentimentos e emoções.

O amor deve ser construído sobre o núcleo essencial humano, a liberdade, o querer, a vontade. Se constrói sobre o natural, o animal que não é a essência do humano, não dura. Esse sentimental, emocional podemos provocar com drogas, LSD etc. Enquanto que a essência, atinge a liberdade, a essência humana, enquanto que a vivência pode ser provocada, por musiquinhas etc.

O que você faz com a vontade diante do amor Cristão? Diante da revelação?

Se uma coisa você não deve dar importância na religião é para os êxtases, visões, aparições.

Êxtase é sopinha gostosa, que Deus pode dar de presente, se quer. O que devemos querer é ser fiel ao seguimento, de amar como Jesus ama.

Tem que entender assim, eu quero coisa melhor, quero construir minha vida sobre o essencial. Temos que ter essa postura. Deus está me pedindo o melhor e quer o melhor.

N.B. Existe algo nível de egoísmo espiritual, de não distinguir esses dois níveis, esses dois momentos. Para distinguir é preciso muita vontade de buscar, de querer a vontade, de não se contentar com coisas meio falsas.

Mestre Eckhart é prático, dá conselho, que em tudo devemos distinguir: o querer do amor e a manifestação do sentir do amor. Isso aparece em várias situações. Faça tudo por fidelidade de amor ao Senhor, isso é testemunho de amor. Fidelidade; assuma criativamente e com amor.

O que vale para Deus é se eu amo, se quero amar, e não o que eu sinto. Agora daqui pode brotar uma enorme emoção, mas é diferente dos sentimentos vivenciais.

São Paulo esteve no 7º céu (êxtase), mas ele sabe bem e mostra a diferença do querer amar, e do consolo (sentimento).

Seguinte Texto nº 11 – Mestre Eckhart pega concretamente um exemplo, onde o docinho foi embora: agarre essa chance.

Construa sobre a tocha firme da vontade por amor, e não sobre a areia movediça do consolo, do gosto.

Você quer bem e ama a Nosso Senhor Jesus Cristo ou ao consolo? Cuidado, não seja ladrão do prazer, consolo, gosto, esquecendo de N. Senhor Jesus Cristo (S. Francisco).

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado