Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tríduo e solenidade de São Francisco de Assis

04/10/2019

A celebração do Triduo e da Solenidade de São Francisco recordaram sobre a importância do seguimento do Santo nos dias de hoje.

Celebrado pela Conferência da Família Franciscana de Curitiba, em conventos das três obediências, capuchinhos conventuais e frades menores. O Tríduo de São Francisco relembrou a importância do pobre homem de Assis, para os dias atuais. De como ele foi o homem, do diálogo e da criação, da reconciliação (no encontro com o sultão) e com a fraternidade, um grande valor deixado pelo Seráfico Pai.

No terceiro dia, a celebração do Trânsito contou com a presidência de Dom Leonardo Ulrich Steiner , ofm. Durante esta celebração Dom Leonardo, refletiu sobre o evangelho em que Jesus Cristo pede para que os discípulos fossem missionários e não passassem de casa em casa. Ficassem em um único lugar para encontrar a sua essência, da mesma forma que fez São Francisco é pedido para que hoje cada cristão também o faça.

O Crucificado na Solenidade de São Francisco de Assis.

Já em 04/10, dia da Solenidade de São Francisco de Assis, em Rondinha, os frades estudantes do tempo da filosofia, se reuniram para celebrar esta grande festa com a oração solene das Laudes, a Santa Missa com o povo de Deus e as oração das Vésperas.

A Oração das Laudes, presidida por Frei José Antonio da Cruz Duarte, guardião da fraternidade introduziu o clima de oração que perpassaria todo o dia. Os frades rezaram com a boca, a alma e o coração para louvar e venerar o seu santo pai fundador.

A Santa Missa, celebrada com o povo e presidida por Dom Leonardo Ulrich Steiner, ofm, foi um convite a render graças a Deus por celebrar a solenidade do Seráfico Pai, São Francisco de Assis.
Em sua homilia Dom Leonardo conduziu uma meditação sobre a grandeza e pequenez de Jesus Cristo crucificado: “Crucificado sem nada, se tornou tudo para Francisco, a grandeza de seu existir. O Crucificado, completamente pequeno, Maria o tomou no colo sem suspiro, sem vida”..

“É jogo do nada com o tudo, nada mais ser tudo dá essência vigor de existir. É a pequenez, a minoridade de nosso carisma. Não é a artificialidade que o mundo tenta nos intuir hoje, é a suavidade do evangelho, do espírito, que transforma”. Concluiu Dom Leonardo.

No final da celebração Dom Leonardo agradeceu a oportunidade de celebrar em uma fraternidade Franciscana pois há 15 anos não tinha a oportunidade de celebrar a Solenidade de São Francisco de Assis em uma fraternidade.

As Vésperas Solenes encerraram o dia de festa e alegria para os Frades estudantes da etapa da Filosofia e para os frades que residem na Fraternidade São Boaventura, ao celebrarem seu Santo Pai fundador.

Que os grandes ensinamentos desse homem tão apaixonado por Cristo, e por toda a criação de Deus possa cada vez mais despertar a consciência do dialogo, da fraternidade e do respeito. E, principalmente do amor por um Deus tão grande que se doou, se humilhou ao máximo, ao ponto de se encarnar assumir a humanidade, se entregar numa cruz e permanecer com suas criaturas todos os dias visitar e fortalecer o seu povo por meio da Eucaristia.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download