Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Simpósio da Misericórdia: memória agradecida, mãos estendidas, pés ligeiros…

23/10/2016

Em comemoração aos 150 anos de fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, realizou-se o Simpósio da Misericórdia, com o intuito de refletir o tema “A graça do Cuidado num mundo sem Compaixão” e relembrar a caminhada das religiosas que também comemoram seus 90 anos de presença no Brasil. O evento aconteceu no berço da missão das irmãs neste país, a antiga Colônia São Roque, hoje Hospital Dermatológico em Piraquara (PR), tendo início na quinta-feira dia 20 indo até o domingo 23.

O Simpósio contou com a presença de Irmãs de todas as províncias do Brasil, colaboradores, benfeitores, religiosos e religiosas de diversas congregações e movimentos que fazem parte desta rica trajetória. Além de presenças importantes como os Bispos Dom Francisco Carlos Bach (São José dos Pinhais), Dom Bernardo Johannes Bahlman (Óbidos – PA), Dom Leonardo Ulrich Steiner (secretário geral da CNBB) e do músico cearense Zé Vicente que conduziu uma noite cultural na noite do sábado.

A Fraternidade Franciscana São Boaventura participou neste sábado (22/10) contribuindo com a animação dos cantos, mas a presença franciscana profética daquele lugar, que outrora abrigou uma colônia de hansenianos, fica por conta de Frei Rui Depiné que lá trabalha junto às irmãs no cuidado com os necessitados.

A ligação entre as Irmãs de São Jose e os freis de Rondinha já é de longa data, pois, por anos, elas desempenharam um importante trabalho no Convento, colaborando na formação dos frades estudantes que por aqui já passaram. Assim, cultivamos um imenso sentimento de gratidão pela dedicação e ternura por elas testemunhada nestes anos em nossa fraternidade.

Um belíssimo exemplo de ecumenismo e comunhão foi dado quando um coral de crianças da Igreja Batista de Piraquara homenageou o Jubileu das Irmãs cantando o hino da Jornada Mundial da Juventude deste ano, onde é exaltada a misericórdia e os misericordiosos.

Sendo justamente a misericórdia o carisma principal das Irmãs de São José, as partilhas que decorreram durante o encontro giraram em torno desta temática. Cada província que estava ali representada deu o testemunho do trabalho desempenhado pelas religiosas nas periferias deste país e nas missões que elas abraçaram no exterior, como em Honduras e Angola.

Uma enriquecedora contribuição foi dada pela Doutora em Teologia Sistemática Andreia Cristina Serrato, que recordou o valor da beleza cristã que cativa ao cuidado dos nossos irmãos, ressaltando a importância do olhar contemplativo para a ação e o amor de Deus em nossas vidas.

O sentimento que a todos tocou era certamente o da gratidão pela luta, pela dedicação e pelo cuidado para com os descuidados da sociedade que estas religiosas testemunham há 90 anos no Brasil.

Louvor a Deus por suscitar um carisma tão especial e singular em sua Igreja. Louvor a Deus pela graça da vocação destas Irmãs. Louvor a Deus pelos 150 anos da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download huawei firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free