Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa de São Francisco de Assis é marcada pela simplicidade franciscana

04/10/2016

JUNTOS COM FRANCISCO CELEBRAMOS O DEUS HUMILDE

Frei Matheus José Borsoi, ofm

As festividades de São Francisco de Assis foram celebradas com a Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB) do Regional Curitiba. O primeiro dia do tríduo (01/10) aconteceu na Capela São Francisco de Assis dos Franciscanos Conventuais – no Campo Comprido, Curitiba – PR; o segundo dia (02/10) foi na Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Franciscanos Capuchinhos – Cidade Industrial, Curitiba – PR; e o último dia (03/10), findou-se o tríduo com a celebração do Trânsito de São Francisco na Paróquia Bom Jesus dos Perdões dos Franciscanos Menores – no Centro da capital paranaense. E o dia de São Francisco (hoje), foi celebrado com solenidade e alegria no Convento São Boaventura em Rondinha, Campo Largo – PR.

Francisco de Assis teve sua vida pautada no Evangelho, e sua alegria baseada no amor ao Cristo pobre e Crucificado. Por tudo, louvava o Criador, e em todas as criaturas enxergava o próprio Deus! E a frase “Louvado sejas Meu Senhor!” era o mantra que embalava a alegria de Francisco e que também motivou a Solenidade de São Francisco de Assis no Convento São Boaventura neste ano. Em conjunto com a Conferência da Família Franciscana do Brasil, núcleo Paraná, nós Frades Menores de Rondinha celebramos o Tríduo em preparação a festa de Nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis.

Ao celebrarmos o Trânsito de São Francisco, muito mais do que recordar os últimos momentos de sua vida, lembramos seu fraterno abraço à Irmã Morte, que conclui a sua singela passagem desta vida para a terra dos vivos. A Paróquia Bom Jesus, ficou pequena para tantos religiosos franciscanos e fiéis que se reuniram num único coro para recordar e louvar a vida de seu Pai, santo e inspirador Vocacional. A Santa Missa, presidida pelo Pároco, Frei Alexandre Magno, ofm, contou com momentos fortes, dentre os quais destacam-se dois: a Encenação da Morte de São Francisco, organizada pelos frades de profissão temporária do Convento São Boaventura, que na simplicidade franciscana, exprimiram este momento da vida de seu fundador, que fora seu encontro face a face com o Altíssimo; e por segundo o canto do Transitus, uma antiga peça em Latim do salmo 141, e de uma antífona franciscana, que retrata a experiência dos últimos minutos de vida de Francisco. Após a missa alimentados pela Mesa da Palavra e da Eucaristia, a convite do Pároco, os presentes na celebração se dirigiram para o Salão Paroquial, para alimentar-se da mesa da partilha. Juntos confraternizaram e festejaram o Santo da Alegria.

No dia de hoje (04/10) em Rondinha, os frades do Convento São Boaventura iniciaram logo cedo a celebrar as festividades de São Francisco de Assis, com a oração Solene do Ofício das Laudes. As nove da manhã foi celebrada a Eucaristia, juntamente com os confrades da Fraternidade Bom Jesus da Aldeia, as Irmãs Franciscanas de São José, e os Párocos das Paróquias vizinhas: Senhor Bom Jesus da Ferraria (Pe. Márcio) e Nossa Senhora Aparecida (Pe. Agnaldo) e amigos da fraternidade. Frei Jean, guardião da fraternidade, presidiu a celebração; em suas palavras destacou: “A vida de São Francisco é um mistério, pois ao mesmo tempo em que parece que já falamos tudo sobre ele, ainda parece não falamos nada. Podemos fazer um paralelo com as leituras da liturgia de hoje, onde Francisco segura o templo nos ombros, se assemelhando a Cristo nas chagas. Assim, os mistérios de Deus o foram revelados, pois ele se fez menor”. Ao término da Missa os franciscanos mais uma vez se reuniram, em torno da mesa da partilha e festejaram O Seráfico Irmão e Pai.

Vale a pena mais uma vez recordar o quão profundo e admirável foi a experiência que Francisco teve com o Crucificado, o quanto amou os pobres e últimos, fazendo-se menor entre os menores, espalhando a Paz e o Bem a todos os confins da Terra. Que possamos seguir o seu exemplo e sendo humildes como o pequenino de Assis fora.

VISITA DOS ALUNOS DO COLÉGIO BOM JESUS ALDEIA NO DIA DE SÃO FRANCISCO
Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm

Aproximadamente 50 alunos da Rede Educacional Bom Jesus marcaram presença no Convento São Boaventura para um encontro com os freis. A data foi escolhida a dedo, e não poderia ser diferente, já que para estes jovens estudantes estão sendo ministrados encontros semanais de catequese pelos frades estudantes do convento. Foi um rico encontro de partilha de vida e de um maior conhecimento sobre a forma de vida franciscana. Por mais este motivo de bênçãos louvamos a Deus.

BÊNÇÃOS DOS ANIMAIS NO COLÉGIO BOM JESUS DE ARAUCÁRIA
Frei Thiago Soares, ofm

Para muitas pessoas, São Francisco de Assis identifica o perfeito amor para com o Pai celestial e para com todas as suas criaturas. Seu carinho aos seres vivos e demais elementos criados por Deus, faz de Francisco um homem eternamente grato pelos benefícios derramados em profusão da parte do Sumo Bem. Por conta deste aspecto que marca este homem da paz e do bem, a Fraternidade Franciscana São Boaventura de Campo Largo-PR, marcou presença no colégio Bom Jesus de Araucária para abençoar os “animaizinhos” de estimação dos alunos desta unidade de ensino. Num espírito de muita alegria e oração, pais, alunos e professores, junto dos frades franciscanos do tempo da filosofia, agradeceram a Deus por todas as maravilhas operadas em favor dos familiares e amigos e sobretudo aos companheiros de estimação, criaturas amadas da parte de Deus e confiadas aos homens para auxiliá-los em suas necessidades e também alegrá-los na “caminhada” da vida. Louvamos a Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo por todas as suas criaturas, e de modo particular, aquelas que fazem parte do convívio familiar de tantos lares brasileiros. Neste dia tão especial em que a família franciscana recorda o Seráfico Pai São Francisco, pedimos ao Criador de todos os bens que nos ensine a fazer bom uso de tudo aquilo que condiciona a existência humana. Deste modo, através da intercessão de São Francisco de Assis, pedimos a bênção de Deus sobre todas as suas criaturas, sobretudo aos companheiros de estima, grandes ou pequenos, para que o Autor do Bem os livre de toda espécie de mal. Amém.

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download intex firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download