Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana Santa no Convento São Boaventura

17/04/2017

No penúltimo Domingo (09-04), aconteceu a celebração de Ramos, missa esta que marcou o início da Semana Santa, onde Cristo entra triunfante em Jerusalém, para a sua entrega final. E neste fim de semana o Convento São Boaventura, como também todos os católicos do mundo celebraram o Tríduo Pascal, ou seja, Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Tríduo foi iniciado com a Quinta-feira Santa (13-04). A Santa Missa foi celebrada, junto com o povo de Deus as 19:30 hs. Durante a Eucaristia como de de costume tivemos o momento do lava-pés, instituído por Cristo, nos ensinando a fazer o mesmo, com os pés de nossos irmãos e irmãs, nos dias de hoje. Este gesto de amor e doação, faze resgatar a dignidade do ser humano e seus valores que se perderam, para que todos os fiéis possam juntos construir o Reino de Deus. Depois da missa a assembleia, saiu em procissão para um momento de Adoração ao Santíssimo. Por fim, os frades do Convento celebraram o Ágape, (memória da ceia Judaica, e a saída do povo eleito da terra do Egito), fora esta a Última Ceia que Jesus, tomou com seus discípulos, antes de ser crucificado no madeiro da salvação.

Na sexta-feira (14-04), a manhã iniciou em silêncio, em profunda comunhão, com o mistério daquele dia. Às 15:00 horas, foi celebrado a Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, junto com adoração a Santa Cruz. Na noite deste mesmo dia, aconteceu a Via-Sacra, lembrando o caminho de Jesus até a crucificação. Em cada estação com junto com Cristo, todas as pessoas adentraram no grande mistério daquele dia.

E eis que chega ao Sábado Santo (15-04), o silêncio aos poucos vai dando espaço aos cânticos de alegria, pois se tem a certeza de que Cristo irá ressuscitar. A celebração da Vigília teve início a missa as 19:30 hs, com a Benção do fogo. Nesta nova chama, do Deus vivo, foi aceso o Círio Pascal, que é a luz de Cristo. Dentro do Rito da missa, foi celebrado a renovação das promessas do Batismo. Nesta noite pairou a certeza que todos, ao fim da Celebração saíram revigorados com a luz de Cristo.

Domingo (16-04), foi o grande dia, pois Jesus venceu a morte. Na Santa Missa Solene (09:30 hs), o guardião da casa e presidente da Celebração, Frei Jean Ajluni destacou: “A Páscoa é o mistério de Cristo, a grande festa, a maior Solenidade da Igreja. Devemos neste dia, remover as pedras do nosso caminho para que a ressurreição aconteça. Assim, nossa intimidade com Cristo irá nos mover para esta grande construção do Reino dos Céus e de um mundo melhor. Portanto não devemos temer mais e se alegrar na presença de Jesus ressuscitado”. A celebração solene, se encerrou com grandes cânticos de Ressuscitou.

Com altas vozes proclamemos sempre, que Deus vive, no meio de nós.


Frei David Belinelli

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
download xiomi firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course