Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana Santa intensa no Convento São Boaventura

07/04/2021


No início do mês, de 1º a 4 de abril, celebramos a Ressurreição do Senhor. A Fraternidade São Boaventura de Campo Largo/PR pode vivenciar o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor de uma forma íntima e profunda. Estando a igreja fechada por conta da pandemia, os frades do tempo da Filosofia tiveram que se adaptar para que os fiéis pudessem participar, ainda que on-line, desse momento forte da nossa fé.

Na quinta-feira, a celebração da Ceia do Senhor contou com a presença dos confrades da Fraternidade Bom Jesus da Aldeia e foi presidida pelo guardião Frei Jeâ Paulo Andrade. Ele lamentou a situação pandêmica que estamos vivendo, mas recordou que essa festa de origem judaica era uma celebração familiar e isto nos consola e nos incentiva a nos tornarmos mais familiares entre nós. Destacou, também, a humildade radical de Jesus Cristo, pilar da nossa espiritualidade. Nessa noite, nossa fraternidade celebrou a Ceia do Ágape, recordando a entrega de Jesus e a libertação do povo de Israel. Além disso, passamos a noite em vigília nos conformando ao sofrimento do Mestre.

Na Sexta-feira Santa, passamos o dia em recolhimento e silêncio. Pela manhã rezamos o Ofício da Paixão, às 15 horas tivemos a celebração da Paixão de Jesus, presidida por Frei João Mannes, e ao cair da tarde fizemos a Via-sacra em direção ao nosso cemitério meditando os mistérios da Paixão de Cristo.

Sábado, o dia do grande silêncio, nós nos preparamos para a grande festa da ressurreição do Senhor. Pela manhã rezamos o ofício do Sábado Santo e, às 19 horas, Frei Jeâ presidiu a Missa da Vigília Pascal, a mais importante de todas as celebrações. Ela é dividida em quatro partes principais que se complementam: a Liturgia da Luz, a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística.

No domingo, a Fraternidade São Boaventura se reuniu novamente com a Fraternidade Bom Jesus da Aldeia para celebrarmos juntos a vitória de Cristo sobre a morte. A Missa das 10 horas foi presidida por Frei Mário José Knapik, que pediu para fiarmo-nos na esperança do Ressuscitado em tempos de Covid-19, para que possamos ter vida nova testemunhando o Cristo vivo como Maria Madalena o fez.

Nossa Fraternidade deseja a todos uma Feliz Páscoa e esperança em tempos melhores, tempos em que seremos libertos, pelo mesmo Cristo, de tudo o que nos escraviza e gera morte.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior

VEJA MAIS IMAGENS DESTA SEMANA SANTA

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download intex firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download