Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ceia do Senhor é celebrada na Fraternidade de Rondinha

08/04/2023

Na quinta-feira Santa, a Fraternidade São Boaventura de Campo Largo (PR) realizou diversas atividades para celebrar o dia sagrado. Às 19h30, deu-se o início da celebração Eucarística com a presença do povo de Deus. A Missa foi presidida pelo mestre Frei Alexandre Magno e concelebrada pelo Frei Francisco Mafra e Frei Antônio Joaquim Pinto da Fraternidade Bom Jesus da Aldeia.

Em sua homilia, Frei Alexandre recordou a importância da última ceia de Jesus com seus discípulos que está atrelada ao seu caráter comunitário e fraterno.  Em seguida, a exemplo de Jesus, como sinal de humildade e de serviço ao próximo, foram lavados os pés de pessoas que se relacionam proximamente com os frades do Convento, como nossos colaboradores, professores de filosofia e de música, agentes de pastorais e outros fiéis que costumam participar das celebrações dominicais em nossa capela.

Após a celebração Eucarística, o Santíssimo Sacramento foi transladado da Capela do Convento para o espaço preparado para a Vigília no Salão São Boaventura.  Durante o translado, os frades junto com o povo entoavam cânticos, meditando a dimensão do amor com que Jesus se oferta em sua caminhada rumo à cruz. No final da procissão, todos ficaram em vigília junto à presença real do Cristo na Eucaristia.

                                                                 (toque nas imagens menores para ampliá-las)

Depois da vigília, realizou-se no refeitório do Convento a celebração do Ágape, que recorda a ceia judaica e os últimos momentos de Jesus com seus discípulos. Nas palavras do irmão mais novo da Fraternidade Frei Manuel Sabino Anapaz Kassindula, meditou-se a importância da humildade e do serviço na vida cristã e, também,  o significado da Paixão de Cristo. Seguiu-se o momento da comemoração da ceia, uma refeição simples e comunitária, composta de pães ázimos, cordeiro e ervas amargas. Por fim, o guardião Frei Daniel Dellandrea agradeceu a presença de todos que celebraram esta noite memorável junto aos frades na Fraternidade.

Frei Pio Cutopa Chongolola, OFM

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download xiomi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course