No penúltimo Domingo (09-04), aconteceu a celebração de Ramos, missa esta que marcou o início da Semana Santa, onde Cristo entra triunfante em Jerusalém, para a sua entrega final. E neste fim de semana o Convento São Boaventura, como também todos os católicos do mundo celebraram o Tríduo Pascal, ou seja, Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Tríduo foi iniciado com a Quinta-feira Santa (13-04). A Santa Missa foi celebrada, junto com o povo de Deus as 19:30 hs. Durante a Eucaristia como de de costume tivemos o momento do lava-pés, instituído por Cristo, nos ensinando a fazer o mesmo, com os pés de nossos irmãos e irmãs, nos dias de hoje. Este gesto de amor e doação, faze resgatar a dignidade do ser humano e seus valores que se perderam, para que todos os fiéis possam juntos construir o Reino de Deus. Depois da missa a assembleia, saiu em procissão para um momento de Adoração ao Santíssimo. Por fim, os frades do Convento celebraram o Ágape, (memória da ceia Judaica, e a saída do povo eleito da terra do Egito), fora esta a Última Ceia que Jesus, tomou com seus discípulos, antes de ser crucificado no madeiro da salvação.
Na sexta-feira (14-04), a manhã iniciou em silêncio, em profunda comunhão, com o mistério daquele dia. Às 15:00 horas, foi celebrado a Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, junto com adoração a Santa Cruz. Na noite deste mesmo dia, aconteceu a Via-Sacra, lembrando o caminho de Jesus até a crucificação. Em cada estação com junto com Cristo, todas as pessoas adentraram no grande mistério daquele dia.
E eis que chega ao Sábado Santo (15-04), o silêncio aos poucos vai dando espaço aos cânticos de alegria, pois se tem a certeza de que Cristo irá ressuscitar. A celebração da Vigília teve início a missa as 19:30 hs, com a Benção do fogo. Nesta nova chama, do Deus vivo, foi aceso o Círio Pascal, que é a luz de Cristo. Dentro do Rito da missa, foi celebrado a renovação das promessas do Batismo. Nesta noite pairou a certeza que todos, ao fim da Celebração saíram revigorados com a luz de Cristo.
Domingo (16-04), foi o grande dia, pois Jesus venceu a morte. Na Santa Missa Solene (09:30 hs), o guardião da casa e presidente da Celebração, Frei Jean Ajluni destacou: “A Páscoa é o mistério de Cristo, a grande festa, a maior Solenidade da Igreja. Devemos neste dia, remover as pedras do nosso caminho para que a ressurreição aconteça. Assim, nossa intimidade com Cristo irá nos mover para esta grande construção do Reino dos Céus e de um mundo melhor. Portanto não devemos temer mais e se alegrar na presença de Jesus ressuscitado”. A celebração solene, se encerrou com grandes cânticos de Ressuscitou.
Com altas vozes proclamemos sempre, que Deus vive, no meio de nós.
Frei David Belinelli