Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Retiro dos Frades estudantes

23/09/2018

Neste último sábado, (22/09) os frades estudantes da etapa da Filosofia, residentes aqui no Convento São Boaventura em Rondinha, Campo Largo-PR, realizaram seu retiro mensal. Desta vez o local escolhido foi a Fraternidade Monte Alverne, pertencente às Irmãs Franciscanas de São José.

O tema “O CAMINHO QUE LEVA AO LUGAR DO CORAÇÃO – Achegas para descobrir a interioridade e o silêncio na Vida Franciscana”. Em meio a natureza, ouvindo o cantarolar dos pássaros, entre flores multicoloridas, bosques e arbustos, cada frade estudante foi convidado a redescobrir, sempre denovo, alguns dos maiores tesouros da espiritualidade franciscana: a interiorização, a reflexão, o silêncio, o vazio de si onde Deus pode fazer morada.

Num mundo cada vez mais dinâmico, frenético e barulhento, onde falta tempo para tantas atividades, acabamos por deixar de lado fatores essenciais para nosso bem estar, nossa qualidade de vida, nossa vida de oração, nossa saúde física e espiritual, nossa intimidade com Deus.

São Francisco nos convida a fazer este retorno, ousar o caminho contrário, a contramão do mundo, permitir-se voltar às origens, à quietude, buscando em Deus a paz, a harmonia, o equilíbrio, o olhar para dentro de si e em meio a tantos anseios, encontrar um bom lugar para que Cristo possa fazer morada em nós, O LUGAR DO CORAÇÃO para que, uma vez preenchidos por tão grandiosa presença, possamos ser homens novos, odres novos, cientes de nossa pequenez, de nossa pobreza, mas acima de tudo dispostos a dar este sim, que é compromisso corajoso e exigente, que é humildade que gera auto-crítica, buscando corrigir-se, melhorar-se para só então tentar mudar algo externamente. Que é também inquietude que pede trabalho, mas no sentido de trabalhar-se para só depois trabalhar. Que é também aceitação, no sentido de valorizar-se, amar-se para só depois amar verdadeiramente quem quer que seja. Que é perdão, para que possamos reconhecer-nos imperfeitos, perdoar-nos e estender este perdão aos outros.

Que O LUGAR DO CORAÇÃO seja em nós sempre este espaço de acolhida de DEUS, do Deus presente em cada irmão, deste Deus que se faz pequeno, irmanado a nós, transubstanciado no pão e no vinho, escondendo-se para o nosso bem, mas deixando-se encontrar, fazendo-se alimento a nos preencher, a nos fortalecer na caminhada, a nos lembrar que o céu começa aqui, a cada vez que reservamos para DEUS em nós, O LUGAR DO CORAÇÃO.


Frei Rodrigo J. Silva, ofm

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download mobile firmware
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=