Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Retiro Franciscano: percorrer com São Francisco o caminho que leva a Cristo

15/10/2018

RETIRO FRANCISCANO – PERCORRER COM SÃO FRANCISCO O CAMINHO QUE LEVA A CRISTO

“Altíssimo, glorioso Deus, ilumina as trevas do meu coração, dá-me fé reta, esperança certa e perfeita caridade, para que eu cumpra tua santa vontade”

Frei Rodrigo José Silva, ofm

Entre os dias 11 a 14 de outubro o Convento São Boaventura, em Rondinha (Campo Largo-PR), sediou um retiro totalmente voltado à espiritualidade franciscana. O evento reuniu religiosos e religiosas, membros da OFS, Jufra, vocacionados, além de leigos e leigas, que puderam conhecer mais de perto o carisma. Neste espírito, todos os presentes experimentaram um modo muito peculiar de se chegar a Deus: olhando a história pessoal com carinho e gratidão, à luz da experiência espiritual de São Francisco de Assis.

Intercalando orações, cantos, mantras, partilhas e caminhadas em meio à natureza, cada qual foi convidado a refletir a respeito de sua vida, seus sonhos, medos, sua visão de mundo, seu modo de compreender e relacionar-se com o próximo, com as criaturas e com o Criador. Por meio de experiências de deserto, de meditação, contemplação individual e comunitária, objetivou-se uma maior intimidade com Deus em Jesus Cristo, tendo como suporte trechos das Sagradas Escrituras e dos Escritos Franciscanos.

Ao todo, seis ricos momentos de espiritualidade deram a tônica das reflexões, abordando respectivamente: O encontro de Deus através da Palavra, A presença de Cristo em minha história pessoal (acerca do diálogo com o Crucifixo de São Damião), A encarnação do Deus humilde, o Crucificado e a Redenção humana, o louvor da Criação e o mistério da Minoridade.

Os participantes também tiveram a oportunidade de, juntamente com os frades, rezar as horas canônicas das Laudes, Vésperas e Completas, orações que fazem parte do cotidiano da vida religiosa e consagrada.

Além disso, neste final de semana, católicos do Brasil inteiro celebraram a mãe de Deus, homenageada com o título de Nossa Senhora Aparecida. Neste contexto, as orações também transpareceram a profunda veneração de São Francisco à Virgem Maria. Esta, traduzida em devoções propriamente franciscanas como a Coroa, o canto do Tota Pulchra (latim) e as antífonas Marianas.

No Ofício da Paixão de São Francisco e na Via Sacra franciscana, dor, sofrimento, humilhação, morte e ressurreição são contemplados. Na angústia, na agonia de Jesus no madeiro, de Francisco nu em terra fria, cada um pôde olhar para suas feridas, sofrimentos, fraquezas e limitações, sendo convidado a, passo a passo, morrer para o pecado e em Cristo, brilhar como luz na escuridão, ressuscitando para uma vida nova.

O encerramento do retiro ocorreu no domingo (14), iniciando com a tradicional Santa Missa dominical com a comunidade e concluindo com a bênção do Santíssimo, neles também contemplando a piedade eucarística de São Francisco.


Frei Rodrigo José Silva, ofm

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free download udemy course
download intex firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course