Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades se preparam para a Renovação dos Votos e revigoraram o “sim” ao chamado de Deus à Vida Franciscana

02/11/2021

Campo Largo (PR) – No final do mês de outubro em que se celebra a vida e a entrega radical de São Francisco de Assis ao Cristo, Pobre e Crucificado, os frades do Convento São Boaventura na Etapa da Filosofia se propuseram a revitalizar a experiência pessoal de fé e entrega de si mesmos ao Pai por meio do Evangelho. Utilizando de desertos e partilhas sobre o Carisma Franciscano na atualidade, entre os dias 30 e 31 de outubro ao dia 1º de novembro, os frades se preparam para a renovação dos votos.

Através das convicções e reflexões de vida consagrada, contemplativa e apostólica de Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, Bispo Emérito da Diocese de Campanha – MG, os frades estudantes desejam revigorar a experiência de Deus provocada desde antes do despertar vocacional e intensificada pelo Noviciado. Frei Diamantino está iniciando uma nova etapa de sua vida na capital paranaense Curitiba, onde estende sua experiência como frade menor e bispo na atividade apostólica e cuidado pastoral na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Percebendo está oportunidade, os frades o convidaram para compartilhar a sua missão e guiá-los nestes dias de discernimento.

Recordando a atualidade do Carisma Franciscano no mundo e na Igreja, em especial, ao perceber a atualização do carisma que o tema do Capítulo Provincial, a ser realizado este ano, provoca a toda Fraternidade Provincial – “Fraternidade Contemplativa em Missão: nossa regra é o Evangelho, nosso claustro é o mundo” –, Dom Diamantino partilhou: “É preciso ir em missão! O que vimos, não podemos deixar de anunciar; o que contemplamos, não podemos deixar de proclamar. Mas temos de ir, com esta abertura de coração, escutar o que está lá, na sociedade, e devemos então, como que culturalmente, assimilar para podermos ser mais eficientes naquilo que anunciamos, naquilo que proclamamos”.

O pregador, agradecido pelo convite da Fraternidade São Boaventura, afirmou: “O que nós experimentamos, também tentamos viver no meio daqueles que nos são confiados pastoralmente. Por isso, tenho me sentindo gratificado, porque voltar, conviver e também partilhar é enriquecimento. E o que nós pudermos fazer para nos enriquecermos mutuamente, faremos, pois estamos aí, no mundo, para servirmos”.

De forma pessoal, Frei Jerónimo Cheia Mário, frade no segundo ano de filosofia, descreveu a experiência deste retiro dizendo: “Acredito ser uma oportunidade singular para olharmos para o passado, para o momento que cada um de nós, na família, com os pais, e na comunidade de origem, sentiu no coração aquela voz que diz, “vem e segue-me”. Este retiro está sendo o momento em que me coloco diante do Senhor refletindo sobre o primeiro sim que outrora dei, e, me pus a caminho, da Profissão que fiz nas mãos do Ministro Provincial, e dos votos que fiz e assumi diante do Senhor, da Ordem, da Igreja e do mundo.

Frei Josiélio da Silva Oliveira, frade no último semestre de filosofia, ressaltou a importância da reflexão sobre a vida franciscana provocada nestes últimos dias afirmando que: “É sempre uma volta às origens, à simplicidade de ser um frade menor, aquele que vive o Evangelho, aquele que está à serviço, amando o que faz, aprende a amar os homens com o coração de Deus e a Deus com o coração de homem! Nos preparar para renovar os Conselhos Evangélicos é perceber que devemos ser terrenos onde Deus possa brotar e como João Batista, afirmar mais uma vez que queremos que Deus cresça e nós diminuamos… Só pode ser grande quem se faz menor, no serviço a Deus e aos homens!”.

A Renovação dos Votos dos frades no período da filosofia ocorrerá, como de costume, no dia 8 de dezembro na Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, padroeira da Ordem dos Frades Menores.

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download samsung firmware
Download WordPress Themes Free
online free course