Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O rosto da Misericórdia em São Francisco e Santa Clara de Assis

11/10/2016

Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm

O tradicional Curso de Franciscanismo, oferecido pela Fraternidade Franciscana São Boaventura de Campo Largo (PR), acolhe aproximadamente 100 participantes. Momentos de formações, estudos e partilhas marcam a 6ª edição deste evento. Ainda na segunda-feira (09/10) dirigiram-se para o convento irmãos e irmãs que vieram de vários lugares, várias congregações e estilos de vida diferentes, mas que convergem em um mesmo espírito: aquele espírito que vem de Assis.

A abertura oficial do Curso de Franciscanismo se deu na noite do mesmo dia, onde Frei João Mannes, coordenador do curso, apresentou um pouco a casa, a fraternidade e a programação do encontro. Em seguida deu as boas-vindas a todos e aguçou ainda mais o interesse em participar com afinco, deste momento fraterno de crescimento pessoal e vocacional na espiritualidade franciscana.

Já na terça feira (11/10), o encontro teve início com a celebração eucarística. O presidente da santa missa foi Frei Genildo Provin, da Fraternidade Franciscana São José do Patrocínio de Coronel Freitas (SC).

JESUS CRISTO: O ROSTO DA MISERICÓRDIA DO PAI

O palestrante do período da manhã, Frei João Mannes, discorreu sobre o tema: “Jesus Cristo: o rosto da misericórdia do Pai”. Tendo como base a Bula do Papa Francisco, Misericordiae Vultus, o coordenador do curso, logo no início da palestra, expôs os motivos da proclamação do ano jubilar da Misericórdia. Destacou que com esse jubileu extraordinário pretende-se colocar em evidência a natureza de Deus que é Amor, Misericórdia, Compaixão e Bondade, pois é da natureza divina sair de si, projetar-se para o ser amado, sofrer com quem sofre, consolar o desesperado, salvar os pecadores. O Ano da Misericórdia é para sentirmos intensamente em nós a alegria de ter sido reencontrados por Jesus, que veio, como Bom Pastor, à nossa procura, porque nos tínhamos extraviado. Enfim, o Ano da Misericórdia é para nos sentirmos tocados e transformados pela misericórdia do Senhor e para nos tornarmos, também nós, sinais e instrumentos da misericórdia do Pai.

Frei João também trouxe aos participantes uma explicação a partir da raiz latina da palavra misericórdia, e concluiu que se pode entender literalmente misericórdia como a ação de ir, de coração aberto e compadecido, ao encontro das pessoas em situação de sofrimento corporal e/ou espiritual; sentir no coração aquilo que a outra pessoa sente; acolher no coração (espaço interior) a vida do outro. Não é possível falar de misericórdia sem falar de compaixão, porque é a capacidade efetiva de entrar na pele de quem sofre, portanto, sofrer com ele (compaixão) e que mobiliza as energias todas para a ação de atenção e de socorro.

Em seguida, o palestrante abordou o lema do Ano jubilar: “misericordiosos como o Pai”. Também discorreu sobre “misericórdia e onipotência de Deus”, “misericórdia e justiça”. Ressaltou que “Deus não rejeita a justiça, mas a engloba e a supera em um evento superior em que se experimenta o amor, que está na base de uma verdadeira justiça” (MV, n. 21).

Por fim, o palestrante esclareceu que a missão da Igreja, contemplando o Rosto misericordioso de Jesus Cristo, é ser missionária da misericórdia. É determinante para a Igreja e para a credibilidade do seu anúncio que viva e testemunhe, ela mesma, a misericórdia. A primeira verdade da Igreja é o amor de Cristo. Por isso, onde a Igreja estiver presente, aí deve ser evidente a misericórdia do Pai (cf. MV n 11).

Além disso, Frei João destacou que nos tornamos misericordiosos contemplando o rosto amoroso e misericordioso de Jesus Cristo, isto é, centrando nossa existência em Jesus, que viveu totalmente descentrado de si. E terminou a sua explanação com a frase, “o nosso rosto é a primeira notícia que o outro tem de nós mesmos”, seguida de calorosos aplausos.

MARIA, ÍCONE DA ESPIRITUALIDADE, PRÁXIS DE MISERICÓRDIA
Na parte da tarde, a professora Andreia Cristina Serrato, Doutora em Teologia, atualmente professora na PUC-PR, tratou do tema: “Maria, ícone da espiritualidade, práxis de misericórdia”.

Discorrendo sobre a pessoa de Maria, fez referência ao Papa Francisco, com a seguinte frase: “se quiser saber quem é, pergunte aos teólogos: se você quiser saber como amá-la é necessário perguntar ao povo”. Frase que dispensa comentários!

Segundo a Professora Andreia “Maria nos convida a viver a Misericórdia. E ainda mais. A presença silenciosa e mobilizadora de Maria nos impulsiona para uma presença inspiradora que nos faz sair de nós mesmos para entrarmos em sintonia com a realidade e suas carências. Maria é o caminho e a ponte que nos levam a nos sensibilizarmos com as feridas da humanidade apontadas por seu Filho. Tal atitude misericordiosa nos mobiliza a sair de nosso meio e buscar um horizonte mais amplo: deixar-nos afetar pelo que está marginalizado e que sofre, acolher em nossa vida histórias, pessoas que estão na “periferia” da sociedade. Maria embarcou na história da humanidade para transformá-la para sempre, gestando em seu seio o amor. Assim, apresenta, representa, significa e encarna a mãe da misericórdia trazendo em seu bojo tantos outros rostos e histórias que se identificam com a mãe do sim, da coragem, do silêncio que perseverou junto com seu Filho. Ela própria não desejou que sua figura constituísse o centro da Igreja, nem exerceu algum tipo de magistério que tirasse a centralidade de Jesus. Ela foi o grão de trigo que morre, mas que depois de morto produz fruto” destacou!

Finalizou sua participação no Curso de Franciscanismo dizendo que somos criados para amar, nada nos é pedido, a consequência dessa criação é amar. Maria entendeu muito bem isso, e quando nós entendemos isso, o serviço se torna amor, doação e entrega.

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free online course
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course