Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Parceria entre a Pastoral da FAE e a Fraternidade São Boaventura levam às mídias sociais a identidade franciscana

04/10/2021


Campo Largo e Curitiba (PR
) – Neste mês de outubro, os frades do Convento São Boaventura em parceria com a Pastoral Universitária da FAE – Campus de Curitiba-PR, unem forças para divulgarem, por meio de mídias digitais, o carisma franciscano.

A espiritualidade e o carisma das Ordens Franciscanas, no mês de outubro, tomam um novo vigor ao recordar e refletir, sempre de modo novo e intenso, a vida de São Francisco de Assis. Em todo dia 4 de outubro, a Família Franciscana – os frades, as irmãs e os leigos consagrados – junto a todos os devotos de São Francisco, celebram o envolvimento do santo no Mistério Pascal de Jesus Cristo. Ou seja, o amor ardente ao Evangelho, à Eucaristia, à Encarnação e à Paixão de nosso Senhor possibilitou que Francisco vivesse a pobreza como uma contínua oportunidade de conversão de vida.A Pandemia do Covid-19 mudou a rotina pastoral dos frades da Fraternidade São Boaventura residentes em Campo Largo-PR. Por meio do isolamento e do distanciamento social, os frades encontraram, nos espaços virtuais, um campo missionário para evangelização. Assim, a tecnologia foi assumida como uma oportunidade de comunicar Jesus Cristo e seu Evangelho. Logo, as pastorais e a evangelização foram realizadas por chamadas de vídeos, mídias audiovisuais – como vídeos e fotos – e textos de espiritualidade cristã na perspectiva franciscana.

Uma das pastorais que exigiram uma nova dinâmica foi a Pastoral Universitária inserida na FAE, em Curitiba-PR. Sobre a presença dos frades menores neste ambiente acadêmico, Frei Vinícius de Oliveira Betim, um dos animadores da pastoral, partilhou: “Nós, frades, não estamos presentes na pastoral universitária como mestres e orientadores, mas como alunos e auxiliadores dessa pastoral.  O contato com os demais alunos, bem como a troca de experiências, é um chamado a evangelizar com a vida. Somos alunos e estamos em meio aos outros alunos, porém nossa forma de ali estarmos é como frades estudantes, e este modo diferente não é tentando, a todo momento, convertê-los, mas buscando reconhecer os dons que Deus proporcionou para cada um”.

Recordando a atuação do carisma franciscano nos espaços de estudo e formação humana e profissional, Frei Vinícius recordou: “Francisco muito tem a nos ensinar sobre o estudo, mais do que alguém que sabia o Evangelho, ele buscava viver. Nunca ficava preso às letras, mas sua vida era um constante aprendizado. Sendo assim, o carisma franciscano, em âmbito acadêmico, concorre para um aprendizado – não visando apenas boas notas –, mas buscando um conhecimento humano e integral para todos os que veem a esta fonte.”

A evangelização, em tempos de pandemia, estreitou a relação entre os coordenadores e animadores da Pastoral Universitária. Assim, os agentes de pastoral fomentaram, por meio de chamada de vídeos, a animação espiritual dos estudantes, equipe docente e colaboradores e constataram que a internet – em sua capacidade de informar e possibilitar contato com um vasto número de pessoas – é um amplo campo para ação missionária.

A respeito da relação entre os animadores pastorais e os frades, Wellington Minoru Kihara, um dos colaboradores da pastoral, afirmou: “A Pastoral Universitária tem uma relação dinâmica com os frades, conforme disponibilidade e compromissos pastorais. É uma relação que agrega, permeada pelo diálogo e cocriação. Os frades nos ensinam muito, sendo um aprendizado que passamos a diante. Ou seja, é uma relação que se estende nos demais espaços do âmbito universitário, mesmo quando não estão mais presentes. É uma relação viva”.

Aproveitando que outubro, tempo forte para toda a família franciscana, a Pastoral Universitária da FAE e a Fraternidade São Boaventura assumiram juntas a missão de produzirem vídeos que divulguem os valores franciscanos. Os vídeos serão publicados todas as segundas-feiras, na TV Franciscanos no YouTube. Acompanhe!


Frei Bruno de Deus

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download
download samsung firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=