Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

II – Qual a oração mais forte e qual a obra mais excelente

02/03/2021

 

Pertença ao Senhor. Ser bem assentado na pertença do Senhor, isso é ser religioso.

O ofertório da vida, vocação, é resposta de amor à proposta, ao convite de Jesus.

  1. O decisivo é o registro central da vida. Somos pertença do Senhor e reverência ao Senhor. Ser pertença incondicional aqui e agora a Deus. É ter existência centrada no essencial, abertura, e reverência a Deus.

Mergulhar na vontade, na razão de Deus. Intuir o que o Espírito Santo quer fazer conosco.

Quero ser oferenda, posse, abertura, pertença do Senhor. Eis o sentido da Vida Religiosa da Consagração. Estar agarrado com todo o ser ao Senhor, a sua vontade. À medida que me abandono a Ele, Senhor da vida e da morte, ele é minha força, fortaleza, podemos dizer com S. Paulo: tudo posso naquele que me dá força.

Ser constante ofertório ao Senhor, viver cada minuto em plenitude. Ser hóstia pura, santa e agradável a Deus. Ter grande afeição ao Senhor. É nível de encontro.

Ser obediente e ter disposição corajosa de escuta atenta, e sensível da serva do Senhor, disposto a fazer a vontade dele. Já não ser eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Ele é a força que atua em mim. É ter grande disposição, abertura, disponibilidade, cordialidade criativa e amorosa a Deus. É afeição. Ser sim ao Deus da vida e da morte e estar nesta correspondência.

  1. Obediência no seguimento, estar afeiçoado no seguimento, então tudo é exercício para ser bom, lançar-se de corpo e alma e querer realmente corresponder.
  2. Sair do eu quero e não quero, sair dessa estreiteza curta e egoísta do eu que é cego, sair dessa virulência do eu, da vontade confusa, atrapalhada, subjetiva, indolente, da vontade indisciplinada, sair de si, não desanimar, libertar-se do emanharamento do eu; desapegar-se dessa força e assim Deus vai tomando conta de ti.

É necessário sair do eu, pois este provoca rebeldia, anestesia e endurece. Quem cultiva a vontade própria endurece e não cresce. O egoísmo coloca condições, a pessoa fica cheia de intranquilidade, fica descontente, amargurada.

O egoísta não é disposto para fazer algo maior.

A intranquilidade e os desajustes vêm do registro falso, que é a vontade própria. Esse egoísmo deixa a pessoa agitada, exacerbada, descontente. Deixe o teu eu, renuncie aos apegos e dogmatismos. No egoísmo, egolatria, Deus vai se retraindo. Ninguém aguenta o egoísta.

A soberba arrasta para dentro da pessoa muitos vícios, por isso não seja subjetivo, ensimesmado. Por esse caminho do egoísmo, quanto mais anda, mais se perde.

Os religiosos enrolados no eu atrapalham. Quanto mais cedo vencer o eu, melhor, senão na velhice aparece numa maneira terrível.

Apossar-se egoisticamente é morbidez enganosa. Cuidado de não confundir a vontade própria com a vontade de Deus. Arranque de você os vícios e hábitos criados.

Toda a renúncia é um anúncio, uma proclamação de outra realidade, o Senhor.

Quem compreende bem a vontade de Deus, se desliga da vontade própria, Deus se faz plena presença. Não se deixe embriagar pela devassidão. Largue os defeitos, a vontade própria, coisas de adolescente.

O que você conclui de tudo isso? Trabalhe cada vez mais o sentido da vida, esteja à disposição de Deus, que tua vontade esteja inspirada em minha vida. Coloque-se constantemente em confronto com Deus, na limpidez e sinceridade.

Posso morar em qualquer lugar e ali terei chance de confronto com Deus. Qualquer lugar é lugar de luta para fazer a vontade de Deus. Em cada lugar somos chamados a trabalhar em profundidade.

Cada pessoa necessita de limar-se para entrar e estar na prontidão para a vontade de Deus; mude de atitude de vida; senão tudo racha, não dá certo. Desconfie que és tu mesmo o obstáculo.

Perguntar-se muitas vezes: o que Deus quer me dizer com essa situação? Ser generosa, estar em total prontidão, fazer muitos exercícios de vencer-se a si mesmo. É preciso trabalho, luta e exercitar-se no sair do eu. Trabalhe-se para uma prontidão mais vigorosa. Viva a vida buscando a verdade e a justiça.

Ter uma vida obediente em todas as circunstâncias numa leitura de fé. Que a força de Cristo venha morar em nós. Ser fiel no pouco e dar tudo o que pode.

Vigie sobre você mesmo. A vontade deve estar consoante com a mente, e a mente deve ser límpida na busca da verdade.

1) Realize assim a experiência de Deus.

2) Ter grande sentimento de afeição de criatura por seu Criador.

3) Sou pertença do Senhor.

Esses são os três aspectos mais importantes da vocação. Deus é a plenitude de tudo. Na afeição nossa vontade acolhe a vontade de Deus.

Ser pessoa impregnada de Deus, então tudo o que faz santifica e deixa-se tocar e purificar por Deus. Não deixe de se expor para Deus, e ser total entrega em suas mãos.

A meditação bem feita dá presença e força na vida, a pessoa não tem agitação e nem nervosismo.

Existem poucos homens que seguem concretamente, plenamente e com perseverança a Jesus Cristo. É preciso largar a vontade própria e entrar na fluência própria de cada coisa.

Lançar-se todo inteiro em qualquer obra, então Deus se faz presente, fique no essencial.

Fazer bem a obra é mais importante do que deixar nome. Ser substancial é ser diante de Deus filho, criatura, feito a imagem e semelhança de Deus, esta é a nossa identidade. Filho cada vez mais límpido e amoroso ao convite do Pai. O homem deve ser resposta a Deus.

I Fioretti é a floração desse enorme volume de trabalho, no modo de ser próprio do evangelho, que Francisco abraçou (nossa identidade); Fioretti é floração, é viço humano. Coloque todo o empenho em ser bom. O fundamento é a experiência do transcendente, dessa identidade religiosa, da pertença ao Senhor.

Ser é modo centrado no essencial e a partir dali toda a existência começa a ganhar luminosidade e toda a obra fica boa.

Oração – Senhor, minha vida é oferenda, posse e pertença tua. Senhor da vida e da morte, estou em tuas mãos. Creio que me criastes por amor e nesse amor me chamaste a participar da tua vida. Ser imagem e semelhança tua é minha identidade, tua criatura e filha. Com gratidão celebro a vida que me destes. Em tuas mãos estou, confio e creio. As lições que me passas, creio que nelas me ensinas a ser discípulo.

Senhor, és misericórdia e ternura, compaixão, perdão – amor. Quero também se assim, pura gratuidade.

Cada dia quero assumir minha cruz e seguir-te Senhor! Busque sempre a Deus, tenha muita sede dele. Converse e dialogue com Ele, conte tudo para Ele. Seja íntimo dele.

Senhor, minha sede profunda, tenho profunda necessidade de Ti. Cada manhã te ofereço o meu dia. Te peço a bênção para todos e de modo especial para meus inimigos.

Peço-te abertura e sensibilidade para o ministério, tu és o bem difusivo.

Vocação é afeição, é ser tocado por ti, Senhor, quero corresponder e dar uma resposta de amor.

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download intex firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free