Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro com Dom Amilton

07/11/2018

Na última terça-feira (6/11) nossa fraternidade recebeu a visita de Dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar de Arquidiocese de Curitiba.

Dom Amilton conduziu um encontro com os frades estudantes e elencou alguns temas e provocações oportunas, entre eles:

• A importância do autêntico testemunho cristão na vida religiosa.

• A alegria do anúncio e da vivência do Evangelho de Cristo, que deve permear a vida de todos aqueles que livremente optaram por este modelo de seguimento. A busca de renovação e de criatividade, a luta contra a apatia e a urgência em sermos “Vinho novo em odres novos”.

• A coerência e o constante esforço no sentido de uma reaproximação com o nosso carisma fundacional.

• A necessidade de se despertar para o mundo, tendo a convicção do que é a vida religiosa nos dias de hoje e de qual a sua contribuição para a sociedade.

• O perigo da crescente “mundanização” (secularismo) e seus desdobramentos diante desta opção de vida.

• O que devemos buscar? ReESTRUTURAção ou reVITAlização? O que queremos restaurar, estruturas ou vidas? Francisco entendeu que era preciso restaurar pessoas, almas e não estruturas.

• Não é possível dar respostas do passado a questionamentos do presente. “Francisco morreu, não volta mais! Ele plantou a semente, mostrou o caminho, deixou o legado, mas o Francisco de hoje, é você!”

• Não podemos jamais nos considerarmos detentores ou administradores do sagrado, diante disso estabelecendo relações que denotem superioridade ou mesmo vivendo uma vida de privilégios e excessos, de regalias que dão contratestemunho, diante de uma comunidade que na maioria das vezes não comunga de iguais condições.

• Disse ainda das razões de se estar na vida religiosa:

1) A experiência de Deus – Quanto tempo tenho dedicado a Deus? – A perseverança e constância na oração pessoal e comunitária.

2) A beleza da vida comunitária – Tolerar, compreender, colaborar, respeitar, ajudar o outro – Vivenciar aquilo que afirmamos a cada missa quando dizemos “O amor de Cristo nos uniu”. Trabalhar-se diante dos conflitos, conviver e aprender com eles.

3) A importância da Missão – O desinstalar-se, do comodismo das Paróquias, da disponibilidade de estar a serviço, de ir ao encontro, desapegando-se de funções, pessoas, coisas e lugares.
Dom Amilton, finalizou o encontro com uma abordagem do padre, Doutor em Psicologia e Mestre em Ciência da Educação – Amedeo Cencini, abordando questões relacionadas a sexualidade, celibato e os pontos de desequilíbrio que podem resultar em individualismo, crises de identidade e na falta de ardor em nossa opção de vida.


Frei Rodrigo J. Silva

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download lenevo firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download