Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro da CRB-PR celebra o Dia do (a) Religioso (a)

18/08/2018

“Não é que a vida tenha uma missão, mas a vida é uma missão” (GE,27)

Neste sábado (18/08), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Regional Curitiba-PR, promoveu um encontro celebrativo ao dia do(a) Religioso(a). Nele religiosos e religiosas de várias entidades puderam partilhar experiências referentes a vida religiosa consagrada.

O evento que ocorreu na capital paranaense, teve como tema: “Não é que a vida tenha uma missão, mas a vida é uma missão” (GE,27), trecho da exortação apostólica “Gaudete et Exultate” lançada pelo Papa Francisco em 19 de março do corrente ano. Esta exortação foi o tema central da reflexão conduzida por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.

Em suas palavras Dom Amilton citou a ousadia, a profecia e o testemunho como fatores indispensáveis para que a vida consagrada seja realmente frutuosa. Citando o Papa Paulo VI afirmou que “A vida religiosa por si já é profética e a profissão religiosa é o grande grito da profecia”, sendo que esta deve sempre ser o referencial de uma alegria que o mundo não é capaz de oferecer.

Alertou também sobre a questão do secularismo que inegavelmente adentrou seminários, conventos e os corações de muitos consagrados, enfatizando que mesmo assim, “O mínimo que se espera de um consagrado é que faça um caminho de santidade”.

Em suas provocações, o bispo apresentou um panorama social com dados que revelam o crescimento do número de ateus no Brasil e no mundo. Comentou que muitos hoje procuram apenas uma espiritualidade (seja ela qual for) e não mais uma religião. “Religião é dogma, doutrina, rito, culto, liturgia, encontro, reunião, comum unidade, compromisso com o próximo, poucos querem saber disso”, afirmou Dom Amilton.

Citou ainda alguns “modismos” dentro de nossa própria religião, como as orações, missas e novenas poderosas, os santos da moda, os padres e religiosos midiáticos, as curas imediatas, tudo isso formando uma verdadeira “salada mística” que vai deturpando o sentido original de nossa fé.

Finalizou alertando sobre o perigo de acharmos que somos salvadores do mundo, da nossa congregação, da nossa província: “Jesus já salvou o mundo. Devemos lutar para salvar a nós mesmos, nos transfigurarmos pelo processo a caminho da santidade. Nós queremos ser salvadores demais e transfiguradores de menos. ”, afirmou.

Em seguida foi celebrada a Santa Missa na intenção de cada religioso(a) consagrado(a). Após a missa, realizou-se um momento de descontração e alegria, com a prática de ginástica aeróbica e logo após, um prazeroso almoço no bosque do Colégio Marista Paranaense (que sediou o encontro) encerrou a reunião.


Frei Rodrigo J. Silva, ofm

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course