Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Consagrados marcam presença em celebração do Dia dos Religiosos em Curitiba

20/08/2016


Frei Rodrigo da Silva Santos, ofm

Cerca de 200 religiosos reuniram-se hoje, em Curitiba, para celebração do Dia dos Religiosos Consagrados. Uma manhã de reflexão e oração promovida pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) de Curitiba que colocou os consagrados na escuta atenta de seu pastor, Dom José Antônio Peruzzo, que falou a todos sobre a fundamentação bíblica da misericórdia.

O encontro foi animado novamente pelos frades estudantes de Rondinha, que cantaram e levaram os religiosos a entoar cantos que apresentavam o que é ser consagrado e sua principal identidade: o testemunho da alegria de uma vida entregue nas mãos de Deus.

Em sua reflexão, Dom José Antônio já começou falando que o tema da misericórdia, atual neste Ano Santo, não é inacessível ou complicado de se entender. Entretanto, ele não é plenamente alcançado se fizermos uso apenas da razão. Pode-se falar de misericórdia teoricamente, mas não se pode compreendê-la inteiramente sem experimentá-la como dom gratuito de Deus e ofertá-la aos outros, como intermediários do amor de Deus à humanidade. Cabe aqui uma importante prece: se ainda não vivo a misericórdia, que Deus me ajude a experimentá-la em minha relação com ele!

Dom Peruzzo explicou, ainda, que etimologicamente, misericórdia tem a ver com a ação de olhar com o coração para a miséria do outro, e que esta ação gera vida, é maternal. Assim, torna-se possível reconhecer que o outro é um bem para mim e passar a fazer o bem a ele não mais por mérito, mas por ele ser verdadeiro dom de Deus.

Então, passou a fazer uso do Novo Testamento para falar sobre a misericórdia. Afirmou que Jesus, já no início de sua vida pública apresenta seu plano de ação, que ele fora ungido, ou seja, separado, consagrado para levar a Boa Nova aos pobres, libertação aos cativos e oprimidos, restituir o que falta aos enfermos e anunciar o Ano da Graça (Cf. Lc 4,18-19). Fazer o necessário àquele que encontrar, seja ele bom ou mau. Dar a chance do recomeço.

Este programa de vida se estende àquele aos quais Jesus chamou para serem seus discípulos. Pedro é convidado a ir além de suas certezas, a fazer mais do que já fazia. Ele obedece a Jesus e lança suas redes e recebe uma grande pesca como resultado. Reconhece sua desconfiança e, mais que isso, percebe-se pecador e partir deste momento é enviado a ser pescador de homens (Cf. Lc 5,4-10). Todos nós fomos chamados por um Deus misericordioso que releva nossas falhas e nos envia a manifestar a misericórdia ao mundo.

São Paulo é levado a perceber que a graça divina nos ajudará nesta missão de levar a misericórdia ao mundo. Somos vasos de barro levando o preciso tesouro da boa nova, mas por causa de Jesus não desanimamos frente os desafios, pois a graça de Deus nos basta, é suficiente para seguirmos em frente. Cabe aqui a pergunta mais forte feita aos religiosos no encontro: se nosso modo de ser e agir não for retrato humano da misericórdia de Deus, o que Ele fará com nossas renúncias? Afinal, que Deus revelaremos se assim não agirmos? Com certeza não será o Deus de Jesus Cristo.

No documento Misericordiae Vultus, o papa Francisco lembra que a misericórdia do Pai se tornou viva e visível em Jesus Cristo. Através de seus gestos, palavras e vida Deus era revelado. Como religiosos e religiosas consagrados, somos chamados a fazer o mesmo: essa é a nossa missão! Consagrar-se é emprestar o que temos e somos para que Deus ame os seus. Eficiência, beleza, capacidade intelectual em si mesmos servem apenas à exaltação do “eu”, mas no desejo de revelar Deus, estes dons podem ser postos a serviço, consagrados a Ele.

Após a palestra, houve um momento de confraternização e lanche seguido da celebração eucarística presidida pelo bispo e concelebrada pelos religiosos presbíteros presentes. Em suas últimas palavras, Dom José Antônio agradeceu por todos os trabalhos desempenhados pelos religiosos na arquidiocese, dizendo que as maiores obras de serviço aos necessitados são conduzidas por eles.

Que Deus abençoe os homens e mulheres que se dispõe a entregar tudo nas mãos de Deus para que ele seja misericórdia para a humanidade. Que nossa vida seja sempre guiada por esta vontade divina para que seus frutos atraiam sempre mais jovens para este caminho. Assim seja!

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
online free course