Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ecumenismo: Frades de Rondinha e Irmãos Batistas celebram juntos a fé em Cristo

29/08/2021

                                                                      Imagem: Fraternidade de Rondinha e a capelã Érika Checan

 Campo Largo (PR) – Neste sábado, 28/8, os frades da Fraternidade São Boaventura reuniram-se com irmãos batistas e membros da Elo Capelania na Primeira Igreja Batista de Curitiba para um momento ecumênico e celebrativo da fé cristã.

No sábado, alguns frades da Casa de Filosofia reuniram-se na PIB – Primeira Igreja Batista – de Curitiba para o culto das 19h15. Junto a eles e aos fiéis batistas, congregaram também alguns membros da Elo Capelania – movimento ecumênico no Hospital do Rocio, Campo Largo (PR), que reúne voluntários para a um momento de diálogo fraterno e cuidado cristão com os colaboradores, equipe médica, pacientes e acompanhantes.

O convite surgiu de Érika Checan, Capelã da Elo Capelania, com o objetivo de gerar um encontro fraterno de troca de experiências entre cristãos e aprofundamento da espiritualidade cristã enquanto acolhimento, cuidado e partilha, ou seja, expressões de uma única fé em Jesus Cristo.

Sobre este momento, Érika compartilhou: “Porque experimentamos a unidade, nós nos vemos irmanados no cuidado. Porque estamos irmanados no cuidado, nós experimentamos a unidade”. A respeito da comunhão entre irmãos, a Capelã também compartilhou: “Nós experimentamos Cristo como refeição. Então, nele somos alimentados na experiência da comunhão”.

Os frades conheceram a estrutura da PIB bem como sua organização desde os atendimentos pastorais e administração da instituição ao cuidado dos fiéis com o Templo e sua sensibilidade que expressa na arte, na delicadeza e na atenção o respeito e admiração que os fiéis batistas têm uns para com os outros. Foi apresentada a história da comunidade que dá origem à Primeira Igreja Batista de Curitiba que há mais de 100 anos promove o discipulado de Jesus.

Frei Samuel Ferreira de Lima, Mestre dos frades da Etapa de Filosofia e membro da Elo Capelania, partilhou: “Foi um momento bonito e intenso que mostra para este mundo de hoje com tantas divisões e conflitos que é possível viver a unidade na diversidade, que é possível deixar-se ser conduzido pela mão de Deus para que a gente se compreenda como família, Povo de Deus a caminho como discípulos e discípulas”.

Após o culto, foi servido um jantar para os frades e membros da capelania. Reunidos em torno à mesa e em clima celebrativo e descontraído, aconteceram partilhas vocacionais, trocas de experiência de vida e cantos e partilhas da cultura angolana. “O encontro foi uma grande oportunidade de promover o diálogo e o conhecimento mútuo entre fiéis e irmãos que formam o mesmo cristianismo. Estes eventos demostram que a coragem do encontro e da mão estendida é ainda um caminho de paz e harmonia para nossa fé”, afirmou Frei Januário Barreto de Carvalho, frade no Primeiro Ano de Filosofia. Como uma forma de resumir o encontro, Érika disse: “Não foi um evento ecumênico, foi um encontro de família”.


Frei Bruno de Deus

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free