Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro da Família Franciscana do Brasil – Paraná

21/04/2018

Francisco de Assis e o Retorno ao Evangelho. Vinho novo em Odres novos!

Texto: Frei Matheus José Borsoi, ofm.
Fotos: Frei Rodrigo José Silva, ofm.
Hoje, 21 de abril, no Teatro do Colégio Bom Jesus, deu-se início à Conferência da Família Franciscana do Brasil, núcleo do Paraná. Este encontro se estenderá até domingo (22/04) e tem por objetivos fomentar a convivência, a partilha e a formação dos franciscanos do estado, que se reúnem em torno ao Santo Evangelho, ao modo de São Francisco de Assis.

Parte da Manhã: A nossa profecia é o Retorno ao Evangelho

O dia começou com a animação conduzida pelos frades estudantes (OFM), que acolheram as Ordens, Congregações, a Juventude Franciscana (Jufra) além dos simpatizantes do carisma Franciscano. Em seguida, a Jufra conduziu a oração inicial. Frei João Mannes OFM, presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, anfitrião do evento, deu as boas vindas a todos os presentes.

O período matutino dividiu-se em dois momentos: a explanação e partilha de vida de Frei Éderson Queiroz OFM Cap., dentro da temática do Retorno ao Evangelho: Vinho novo em odres novos; seguida da Santa Missa, também por ele presidida. Em suas palavras Frei Éderson, citou “os franciscanos como os grandes profetas diante das injustiças sociais do nosso tempo, sendo que a maior profecia, passa por uma vida de constante retorno às origens evangélicas”, como fez o Santo de Assis, inspiração de tantos homens e mulheres. Durante a homilia, o celebrante fez um paralelo entre a liturgia do dia e os temas trabalhados, destacando que Não somos discípulos de uma doutrina, de um compêndio, mas de uma pessoa, o Cristo. Uma paixão que nos impulsiona. O pai São Francisco foi “ferido” pelo amor a Jesus, fazendo-o centro de sua vida. A Eucaristia é um perigo, pois ao dizer amém, eu estou consentindo Cristo em mim, tornando-me um, com Cristo. Nas minhas palavras, atitudes e gestos. Que este encontro, possa despertar no nosso coração este desejo profundo pela pessoa de Jesus Cristo.

Parte da Tarde: Numa Igreja em ruínas o encontro com o crucificado

O retorno vespertino deu-se às 14h, abordando o caminho do Pai Seráfico, de São Damião em direção à Santa Maria. Esta explanação trouxe-nos três elementos do Evangelho que falaram diretamente ao coração daquele jovem sedento por viver a Boa Nova de Cristo: Ide (envio); Não levem nada (pobreza); a todos anunciai a paz (anuncio), lembrando assim que “pela fraternidade Francisco conheceu o Evangelho, e pelo Evangelho entendeu a fraternidade”.

Citou ainda a presença fundamental de Santa Clara como a forma feminina de se viver o Evangelho pelos passos de São Francisco. Clara, jovem dotada duma coragem ímpar, deixou tudo para trás, lançando-se num caminho sem volta, permitindo-se inebriar pelo semblante de Deus no rosto dos pobres, um Deus que se revela no despojamento.

O primeiro dia de encontro teve seu encerramento com cantos e oração com a participação da Jufra.


2º DIA DO ENCONTRO E A PALAVRA DE DOM AMILTON

“Nos consagramos para ser e para fazer uma experiência de Deus, primeiro para nós, depois para os outros. As pessoas estão cansadas de ouvir falar de Deus, elas querem ter, a partir de nós, uma experiência de Deus. ” Dom Amilton Manoel da Silva
Texto:  Frei Matheus José Borsoi, ofm.
Fotos:  Frei Rodrigo José Silva, ofm.
Neste domingo (22/04), aconteceu o segundo dia do encontro da Conferência da Família Franciscana do Brasil – núcleo Paraná. Nele se destacaram a amarração das partilhas, o carinho da Igreja Local, as despedidas, agradecimentos e ao final a Santa Missa.

Os diferentes membros da grande família franciscana foram aos poucos ocupando o teatro e mesmo acordando cedo. Não faltou o sorriso no rosto e a alegria partilhada. As atividades começaram às 08h30 da manhã, com a oração conduzida pela JUFRA.

Logo após houve uma fala do bispo auxliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom Amilton Manoel da Silva, que elencou alguns pontos colocados como provocações: “Temos muitas ideias, mas na hora da prática, não saímos dos sofismos, temos ótimas formações, mas medo de colocar em prática. Somos chamados a olhar os odres velhos e novos da vida religisosa e da vida Franciscana – É preciso rever o que é velho em nossas vidas. Rencontrar a fé dos simples e audácia dos santos, tal como fizeram Francisco e Clara – Devemos todos os dias de nossas vidas olhar o odre que somos e buscarmos ser Francisco e Clara nos dias de hoje – Devemos evangelizar com o nosso ser, com a vida de pobreza, e a alegria do evangelho, da gratidão e do amor. Meu testemunho é que deve trazer novos cristãos”, frizou o bispo.
Qual é o nosso diferencial? nos consagramos para viver uma profunda intimidade com Deus. É a nossa experiência com Deus que deve ser anunciada e através dela levar as pessoas a experimentar Deus. Muitos religiosos querem ser glorificados, não consagrados. Por vezes nos preocupamos muito com o “circo” e pouco com o mistério – Não devemos ter medo de aceitar a cruz, pois as marcas do Cristo crucificado, são as marcas do amor. Devemos compreender a amplitude da Igreja, e que esta vai muito além dos nossos conventos que acabam tornando-se como “pequenos feudos” – Nossa vida deve ser apaixonada, pelo Evangelho, pelo Reino. Ter as mesmas paixões de Cristo, abraçar a revolução do Evangelho, como Francisco e Clara fizeram, abraçar portanto esse projeto e não arrastá-lo como um fardo, uma obrigação.Num segundo momento, fechando o encontro, Frei Éderson Queiroz abordou a Evangelii Gaudium, Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, lançada em 24 de novembro de 2013, exibindo um vídeo elaborado por ocasião do mesmo. Concluindo então com a mensagem de que a essência da vida franciscana passa pela reconstrução, pelo retorno às origens. É preciso dar passos no sentido desta restauração profunda dos caminhos que conduzem à Boa Nova de Cristo, só assim poderemos ser odres novos para o vinho novo.



Clique aqui e confira o link do video exibido neste segundo dia, trazendo diferentes visões acerca da exortação apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, lançada em 24 de novembro de 2013.

 

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
online free course
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course