Na quinta-feira Santa, a Fraternidade São Boaventura de Campo Largo (PR) realizou diversas atividades para celebrar o dia sagrado. Às 19h30, deu-se o início da celebração Eucarística com a presença do povo de Deus. A Missa foi presidida pelo mestre Frei Alexandre Magno e concelebrada pelo Frei Francisco Mafra e Frei Antônio Joaquim Pinto da Fraternidade Bom Jesus da Aldeia.
Em sua homilia, Frei Alexandre recordou a importância da última ceia de Jesus com seus discípulos que está atrelada ao seu caráter comunitário e fraterno. Em seguida, a exemplo de Jesus, como sinal de humildade e de serviço ao próximo, foram lavados os pés de pessoas que se relacionam proximamente com os frades do Convento, como nossos colaboradores, professores de filosofia e de música, agentes de pastorais e outros fiéis que costumam participar das celebrações dominicais em nossa capela.
Após a celebração Eucarística, o Santíssimo Sacramento foi transladado da Capela do Convento para o espaço preparado para a Vigília no Salão São Boaventura. Durante o translado, os frades junto com o povo entoavam cânticos, meditando a dimensão do amor com que Jesus se oferta em sua caminhada rumo à cruz. No final da procissão, todos ficaram em vigília junto à presença real do Cristo na Eucaristia.
(toque nas imagens menores para ampliá-las)
Depois da vigília, realizou-se no refeitório do Convento a celebração do Ágape, que recorda a ceia judaica e os últimos momentos de Jesus com seus discípulos. Nas palavras do irmão mais novo da Fraternidade Frei Manuel Sabino Anapaz Kassindula, meditou-se a importância da humildade e do serviço na vida cristã e, também, o significado da Paixão de Cristo. Seguiu-se o momento da comemoração da ceia, uma refeição simples e comunitária, composta de pães ázimos, cordeiro e ervas amargas. Por fim, o guardião Frei Daniel Dellandrea agradeceu a presença de todos que celebraram esta noite memorável junto aos frades na Fraternidade.
Frei Pio Cutopa Chongolola, OFM