Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Parceria entre a Pastoral da FAE e a Fraternidade São Boaventura levam às mídias sociais a identidade franciscana

04/10/2021


Campo Largo e Curitiba (PR
) – Neste mês de outubro, os frades do Convento São Boaventura em parceria com a Pastoral Universitária da FAE – Campus de Curitiba-PR, unem forças para divulgarem, por meio de mídias digitais, o carisma franciscano.

A espiritualidade e o carisma das Ordens Franciscanas, no mês de outubro, tomam um novo vigor ao recordar e refletir, sempre de modo novo e intenso, a vida de São Francisco de Assis. Em todo dia 4 de outubro, a Família Franciscana – os frades, as irmãs e os leigos consagrados – junto a todos os devotos de São Francisco, celebram o envolvimento do santo no Mistério Pascal de Jesus Cristo. Ou seja, o amor ardente ao Evangelho, à Eucaristia, à Encarnação e à Paixão de nosso Senhor possibilitou que Francisco vivesse a pobreza como uma contínua oportunidade de conversão de vida.A Pandemia do Covid-19 mudou a rotina pastoral dos frades da Fraternidade São Boaventura residentes em Campo Largo-PR. Por meio do isolamento e do distanciamento social, os frades encontraram, nos espaços virtuais, um campo missionário para evangelização. Assim, a tecnologia foi assumida como uma oportunidade de comunicar Jesus Cristo e seu Evangelho. Logo, as pastorais e a evangelização foram realizadas por chamadas de vídeos, mídias audiovisuais – como vídeos e fotos – e textos de espiritualidade cristã na perspectiva franciscana.

Uma das pastorais que exigiram uma nova dinâmica foi a Pastoral Universitária inserida na FAE, em Curitiba-PR. Sobre a presença dos frades menores neste ambiente acadêmico, Frei Vinícius de Oliveira Betim, um dos animadores da pastoral, partilhou: “Nós, frades, não estamos presentes na pastoral universitária como mestres e orientadores, mas como alunos e auxiliadores dessa pastoral.  O contato com os demais alunos, bem como a troca de experiências, é um chamado a evangelizar com a vida. Somos alunos e estamos em meio aos outros alunos, porém nossa forma de ali estarmos é como frades estudantes, e este modo diferente não é tentando, a todo momento, convertê-los, mas buscando reconhecer os dons que Deus proporcionou para cada um”.

Recordando a atuação do carisma franciscano nos espaços de estudo e formação humana e profissional, Frei Vinícius recordou: “Francisco muito tem a nos ensinar sobre o estudo, mais do que alguém que sabia o Evangelho, ele buscava viver. Nunca ficava preso às letras, mas sua vida era um constante aprendizado. Sendo assim, o carisma franciscano, em âmbito acadêmico, concorre para um aprendizado – não visando apenas boas notas –, mas buscando um conhecimento humano e integral para todos os que veem a esta fonte.”

A evangelização, em tempos de pandemia, estreitou a relação entre os coordenadores e animadores da Pastoral Universitária. Assim, os agentes de pastoral fomentaram, por meio de chamada de vídeos, a animação espiritual dos estudantes, equipe docente e colaboradores e constataram que a internet – em sua capacidade de informar e possibilitar contato com um vasto número de pessoas – é um amplo campo para ação missionária.

A respeito da relação entre os animadores pastorais e os frades, Wellington Minoru Kihara, um dos colaboradores da pastoral, afirmou: “A Pastoral Universitária tem uma relação dinâmica com os frades, conforme disponibilidade e compromissos pastorais. É uma relação que agrega, permeada pelo diálogo e cocriação. Os frades nos ensinam muito, sendo um aprendizado que passamos a diante. Ou seja, é uma relação que se estende nos demais espaços do âmbito universitário, mesmo quando não estão mais presentes. É uma relação viva”.

Aproveitando que outubro, tempo forte para toda a família franciscana, a Pastoral Universitária da FAE e a Fraternidade São Boaventura assumiram juntas a missão de produzirem vídeos que divulguem os valores franciscanos. Os vídeos serão publicados todas as segundas-feiras, na TV Franciscanos no YouTube. Acompanhe!


Frei Bruno de Deus

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course